A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2132 |
Resumo: | Resumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT. |
id |
RCAP_62a55d962d8878e577fb1060203d9532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplinaImagemTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)ProfessorEnsino/AprendizagemFormaçãoResumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT.Abstract At school, Information and Communication Technologies (ICT) favour the introduction of active and participative methodologies, in which both the professor as well as the students can collaborate in the organisation of the classes‟ activities and the building of knowledge itself. These powerful means facilitate the explanation, illustration and simulation of the phenomena at study, the comprehension, memorizing and retention of said phenomena, the access to a much greater quantity of information, as well as the communication between the teacher and its students. This research aims to analyse the actual reality among current teaching methods in the subject of Visual and Technological Education (VTE) and the use that is currently given to the image as a pedagogical vehicle, aided by the resource to the ICT‟s. This theoretical study will concentrate in: the origin and curricular organisation of this subject; the use of ICT‟s as an educational resource in the process of teaching/learning in the context of said subject; ICT‟s at the disposal of the teaching system; the professional upgrading of teachers, as well as their function and VTE‟s‟, regarding ICT‟s; the access to image as a means of acquiring knowledge. In the empirical study, the collecting of data is made through Inquiries and Questionnaires, to a sample of 27 teachers of VTE from the schools of the 2º Cycle of the Basic Teaching in the County of Viseu. The treatment, analysis and interpretation of said data regarding closed questions is made through a means of descriptive statistics as well as inferential statistics. Open questions are subjected to a qualitative analysis of their content. The analysis of said data allows us to infer that the vast majority of teachers consider their initial training and formation in the area of ICT‟s to be insufficient. To overcome their difficulties, teachers are aware that, in a society of constant Information and Communication mutation, and being the main performers in the process of teaching and forming, they cannot, at all, be a part of the said „‟info-excluded‟‟ and feel that they should be provided technical and pedagogical formation and training throughout life, so that it allows them to maximize their results with many tools, such as „‟Interactive Boards‟‟, „‟Computer‟‟ and the „‟Internet‟‟. Given that the vast majority of teachers who possess vast professional experience is willing to use the ICT‟s, it is high time we made available and boosted the use of appropriate equipment and quality software, which are utterly common in today‟s society. Only by doing that can we motivate students, improve the efficiency of our teaching system and uphold the value of the image in VTE classes.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGouveia, Ana Maria LourençoCalheiros, Luis, orient.Gomes, António Ferreira, orient.2014-05-14T13:40:23Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2132porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:23.180517Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
title |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
spellingShingle |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina Gouveia, Ana Maria Lourenço Imagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Professor Ensino/Aprendizagem Formação |
title_short |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
title_full |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
title_fullStr |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
title_full_unstemmed |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
title_sort |
A imagem nas aulas de EVT : o recurso ao uso das TIC pelos professores nos processos de ensino/aprendizagem da disciplina |
author |
Gouveia, Ana Maria Lourenço |
author_facet |
Gouveia, Ana Maria Lourenço Calheiros, Luis, orient. Gomes, António Ferreira, orient. |
author_role |
author |
author2 |
Calheiros, Luis, orient. Gomes, António Ferreira, orient. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Ana Maria Lourenço Calheiros, Luis, orient. Gomes, António Ferreira, orient. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Professor Ensino/Aprendizagem Formação |
topic |
Imagem Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Professor Ensino/Aprendizagem Formação |
description |
Resumo Na escola, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) favorecem a introdução de metodologias activas e participativas em que, professor-alunos colaboram na organização das actividades da aula e na construção do saber. Estes poderosos meios facilitam a explicação, ilustração e simulação de fenómenos em estudo, a compreensão, memorização e retenção desses fenómenos, o acesso a uma grande quantidade de informação, bem como a comunicação entre professores/alunos. O trabalho de investigação pretende apurar a realidade actual entre as práticas correntes da leccionação da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT) e o uso que é, correntemente, dado à imagem como veículo pedagógico agilizado pelo recurso às TIC. O estudo teórico incidirá sobre: a origem e organização curricular da disciplina de EVT; o uso das TIC como recurso educativo no processo de ensino/aprendizagem no contexto da disciplina; as TIC ao serviço do ensino, o aperfeiçoamento profissional dos professores, a sua função e a da disciplina de EVT, face às mesmas; o acesso à imagem como meio de adquirir conhecimento. No estudo empírico, a recolha de dados é feita através de Inquérito por Questionário a uma amostra de 27 professores de EVT das Escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Viseu. O tratamento, análise e interpretação dos dados, referente às questões fechadas, são efectuados por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial. As questões abertas são sujeitas a uma análise qualitativa de conteúdo. A análise dos dados permite inferir que, a grande maioria dos professores considera ser insuficiente a formação inicial na área das TIC. Para ultrapassarem as dificuldades na utilização destas, nas práticas educativas, os professores estão conscientes que, numa Sociedade da Informação e Comunicação em constante mutação e, sendo estes os actores principais do processo ensino/aprendizagem, não podem, de forma alguma, fazer parte dos que se designam por info-excluídos, e que lhes deve ser proporcionada, ao longo da vida, formação técnica e pedagógica para utilização das TIC, nomeadamente nos “Quadros interactivos”, “Computador” e “Internet”. Já que a maioria dos professores possuidora de muita experiência profissional, está predisposta a utilizar as TIC, urge, também, dinamizar e disponibilizar nas escolas, equipamentos adequados e software de qualidade já correntes na sociedade. Só assim, se conseguirá motivar os alunos e melhorar a eficiência do ensino, e fazer com que a imagem, através das TIC, seja valorizada, nas aulas de EVT. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2014-05-14T13:40:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/2132 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/2132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130879526699008 |