Contar o passado para escrever com sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Catarina Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19599
Resumo: O presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa Supervisionada
id RCAP_62dab5eec63eef986f9d53eef16a20f4
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19599
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contar o passado para escrever com sentidoPrática educativa supervisionadaReflexãoNarrativa históricaCompetências de escritaSupervised educational practiceReflectionHistorical narrativeWriting skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa SupervisionadaThis internship report entitled "Telling the past to write with meaning" reflects the path of training as a professional teacher carried out within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice included in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, being a fundamental element in obtaining the Master's degree. It presents the theoretical and legal framework that supports the educational practice carried out, as well as explains and analyses the interventions that took place during this practice. It is also presented and discussed the investigative component of the curricular unit, a research project that sought to understand how the construction of historical narratives, by the students, in the classes of History and Geography of Portugal, could contribute to develop their writing skills. The reflexive nature of this document is emphasized, which is based on a retrospective carried out on the Supervised Educational PracticeInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaCosta, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Ana Catarina Martins2022-01-21T13:05:26Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19599TID:202926605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:40.100128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contar o passado para escrever com sentido
title Contar o passado para escrever com sentido
spellingShingle Contar o passado para escrever com sentido
Teixeira, Ana Catarina Martins
Prática educativa supervisionada
Reflexão
Narrativa histórica
Competências de escrita
Supervised educational practice
Reflection
Historical narrative
Writing skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contar o passado para escrever com sentido
title_full Contar o passado para escrever com sentido
title_fullStr Contar o passado para escrever com sentido
title_full_unstemmed Contar o passado para escrever com sentido
title_sort Contar o passado para escrever com sentido
author Teixeira, Ana Catarina Martins
author_facet Teixeira, Ana Catarina Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Costa, José António
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ana Catarina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Reflexão
Narrativa histórica
Competências de escrita
Supervised educational practice
Reflection
Historical narrative
Writing skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Reflexão
Narrativa histórica
Competências de escrita
Supervised educational practice
Reflection
Historical narrative
Writing skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa Supervisionada
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-21T13:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19599
TID:202926605
url http://hdl.handle.net/10400.22/19599
identifier_str_mv TID:202926605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131484845506560