Contar o passado para escrever com sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19599 |
Resumo: | O presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa Supervisionada |
id |
RCAP_62dab5eec63eef986f9d53eef16a20f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19599 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contar o passado para escrever com sentidoPrática educativa supervisionadaReflexãoNarrativa históricaCompetências de escritaSupervised educational practiceReflectionHistorical narrativeWriting skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa SupervisionadaThis internship report entitled "Telling the past to write with meaning" reflects the path of training as a professional teacher carried out within the Curricular Unit of Supervised Educational Practice included in the study plan of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, being a fundamental element in obtaining the Master's degree. It presents the theoretical and legal framework that supports the educational practice carried out, as well as explains and analyses the interventions that took place during this practice. It is also presented and discussed the investigative component of the curricular unit, a research project that sought to understand how the construction of historical narratives, by the students, in the classes of History and Geography of Portugal, could contribute to develop their writing skills. The reflexive nature of this document is emphasized, which is based on a retrospective carried out on the Supervised Educational PracticeInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaCosta, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoTeixeira, Ana Catarina Martins2022-01-21T13:05:26Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19599TID:202926605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19599Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:40.100128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contar o passado para escrever com sentido |
title |
Contar o passado para escrever com sentido |
spellingShingle |
Contar o passado para escrever com sentido Teixeira, Ana Catarina Martins Prática educativa supervisionada Reflexão Narrativa histórica Competências de escrita Supervised educational practice Reflection Historical narrative Writing skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Contar o passado para escrever com sentido |
title_full |
Contar o passado para escrever com sentido |
title_fullStr |
Contar o passado para escrever com sentido |
title_full_unstemmed |
Contar o passado para escrever com sentido |
title_sort |
Contar o passado para escrever com sentido |
author |
Teixeira, Ana Catarina Martins |
author_facet |
Teixeira, Ana Catarina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Carla Patrícia da Silva Costa, José António Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ana Catarina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Reflexão Narrativa histórica Competências de escrita Supervised educational practice Reflection Historical narrative Writing skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Reflexão Narrativa histórica Competências de escrita Supervised educational practice Reflection Historical narrative Writing skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio intitulado “Contar o passado para escrever com sentido” reflete o percurso de formação profissional docente realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo elemento fundamental na obtenção do grau de Mestre. Nele, é apresentado um enquadramento teórico e legal que sustenta a prática educativa realizada, bem como são explanadas e analisadas as intervenções dinamizadas no decorrer da mesma. É, ainda, apresentada e discutida a componente investigativa da unidade curricular, um projeto de investigação que Procurou perceber de que forma o trabalho em torno da construção de narrativas históricas, pelos alunos, nas aulas de História e Geografia de Portugal, poderia contribuir para desenvolver as competências de escrita do mesmo. Destaca-se o caráter reflexivo deste documento, que assenta numa retrospetiva realizada sobre a Prática Educativa Supervisionada |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-21T13:05:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19599 TID:202926605 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19599 |
identifier_str_mv |
TID:202926605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131484845506560 |