Prática de ensino supervisionada – Desenvolvimento do raciocínio lógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20557 |
Resumo: | O presente relatório insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Este relatório teve como objetivo refletir sobre as intervenções na Prática de Ensino Supervisionada. Esta realizou-se em contexto de creche, num grupo constituído por 18 crianças, em contexto de educação pré-escolar, num grupo vertical constituído por 20 crianças e, em contexto de 1.º ciclo de ensino básico, numa turma de 4.º ano de escolaridade, constituída por 23 crianças. Durante a nossa prática valorizamos o papel ativo e participativo das crianças no seu processo de aprendizagem, tentamos ir ao encontro das suas vivências, dos seus interesses, desenvolver metodologias e promover atividades que, não só promovessem o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas que também lhes suscitassem curiosidade e as motivassem, tentando dar-lhe o papel principal na construção do seu conhecimento. Nas experiências de ensino-aprendizagem (EEA) tentamos integrar e articular as diferentes áreas de conteúdo/curriculares e do saber, de forma a permitir um desenvolvimento holístico das crianças. Partimos da questão-problema: Que estratégias metodológicas diferenciadas se podem promover para desenvolver o raciocínio lógico? E definiram-se os seguintes objetivos: i) aplicar o teste das matrizes progressivas coloridas para avaliar a capacidade de raciocínio lógico das crianças (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico); ii) perceber se as crianças são, ou não, capazes de empregar o raciocínio lógico; iii) promover estratégias metodológicas que permitam às crianças desenvolver o raciocínio lógico; iv) Averiguar/avaliar se as crianças desenvolveram o raciocínio lógico. A nossa investigação centra-se numa abordagem qualitativa e quantitativa, e utilizamos como principais técnicas e instrumentos de recolha de dados as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR), a observação participante, notas de campo e registos fotográficos. Tendo em conta os resultados obtidos, podemos concluir que as metodologias aplicadas ajudaram a que as crianças desenvolvessem o raciocínio lógico. |
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Prática de ensino supervisionada – Desenvolvimento do raciocínio lógicoCrecheEducação pré-escolarEnsino do 1.º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Este relatório teve como objetivo refletir sobre as intervenções na Prática de Ensino Supervisionada. Esta realizou-se em contexto de creche, num grupo constituído por 18 crianças, em contexto de educação pré-escolar, num grupo vertical constituído por 20 crianças e, em contexto de 1.º ciclo de ensino básico, numa turma de 4.º ano de escolaridade, constituída por 23 crianças. Durante a nossa prática valorizamos o papel ativo e participativo das crianças no seu processo de aprendizagem, tentamos ir ao encontro das suas vivências, dos seus interesses, desenvolver metodologias e promover atividades que, não só promovessem o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas que também lhes suscitassem curiosidade e as motivassem, tentando dar-lhe o papel principal na construção do seu conhecimento. Nas experiências de ensino-aprendizagem (EEA) tentamos integrar e articular as diferentes áreas de conteúdo/curriculares e do saber, de forma a permitir um desenvolvimento holístico das crianças. Partimos da questão-problema: Que estratégias metodológicas diferenciadas se podem promover para desenvolver o raciocínio lógico? E definiram-se os seguintes objetivos: i) aplicar o teste das matrizes progressivas coloridas para avaliar a capacidade de raciocínio lógico das crianças (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico); ii) perceber se as crianças são, ou não, capazes de empregar o raciocínio lógico; iii) promover estratégias metodológicas que permitam às crianças desenvolver o raciocínio lógico; iv) Averiguar/avaliar se as crianças desenvolveram o raciocínio lógico. A nossa investigação centra-se numa abordagem qualitativa e quantitativa, e utilizamos como principais técnicas e instrumentos de recolha de dados as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR), a observação participante, notas de campo e registos fotográficos. Tendo em conta os resultados obtidos, podemos concluir que as metodologias aplicadas ajudaram a que as crianças desenvolvessem o raciocínio lógico.This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), Master of Preschool Education (MPE) and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), of the Higher School of Education, from the Polytechnic Institute of Bragança. This report aims to reflect on interventions in the Supervised Teaching Practice. It took place in a kindergarten context, in a group of 18 children, in the context of pre-school education, in a vertical group consisting of 20 children and, in the context of 1st cycle of basic education, in a class of 4th. year of schooling, consisting of 23 children.During our practice we value the active and participatory role of children in their learning process, we try to meet their experiences, their interests, develop methodologies and promote activities that not only promote the development of logical thinking, but also to them. arouse curiosity and motivate them, trying to give it the leading role in building their knowledge. In teaching-learning experiences (TLE) we try to integrate and articulate the different areas of content / curriculum and knowledge, in order to allow a holistic development of children. We start from the problem question: What different methodological strategies can be promoted to develop logical reasoning? The following objectives were defined: i) to apply the test of progressive colored matrices to assess the logical thinking ability of children (pre-school education and primary school); ii) understand whether or not children are able to employ logical reasoning; iii) promote methodological strategies that enable children to develop logical thinking; iv) Verify / assess whether children have developed logical thinking. Our research focuses on a qualitative and quantitative approach, and we use Raven's Color Progressive Matrices (RCPM), participant observation, field notes and photographic records as the main data collection techniques and tools. Considering the results obtained, we can conclude that the applied methodologies helped the children to develop the logical reasoning.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBMorais, Ana Cristina dos Santos2020-02-04T11:38:40Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20557TID:202404021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:40Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:23.876996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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