Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renca, Joana Daniela Farias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20579
Resumo: O presente relatório resulta da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em funcionamento no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) nomeadamente na Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB). O documento engloba a fundamentação teórica na qual nos baseamos para a investigação que tivemos de realizar e que pretendia documentar as nossas práticas, efetivadas em três contextos: creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Damos também conta da caraterização dos contextos referidos, mas também dos grupos de crianças relativos a cada um. Salienta-se também a descrição das experiências de aprendizagem e de ensino-aprendizagem promovidas e as reflexões das mesmas. Também podemos encontrar a análise de todos os dados recolhidos ao longo da investigação e que salientam a importância da leitura e da escrita no contacto com livros de literatura para a infância, aspeto importante da nossa pesquisa. Ao longo das experiências de ensino aprendizagem introduzimos a leitura e a escrita como um “motor” da promoção/motivação para a aquisição de novas aprendizagens. Através do contacto com os livros levamos até às crianças novas leituras e reflexões sobre diversas temáticas da sociedade e atuais, relacionando com as várias áreas do conhecimento. Desta forma, como tema da nossa investigação e cujos resultados se evidenciam neste relatório, salientamos que trabalhamos a Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro. O que nos impulsionou para a seleção do tema e respetiva concretização da investigação foi a necessidade de proporcionar às crianças boas leituras, com significância para as mesmas e que promovessem, de igual forma, o gosto pela leitura autónoma, caminhando esta a par com a escrita. Para que todo este processo fosse possível procuramos dar resposta à seguinte questão-problema: como pode a literatura para a infância influenciar a construção de competências de leitura e escrita?. Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: (i) verificar se existe prática de leitura de livros; (ii) perceber em que fase de leitura se encontram as crianças; (iii) promover o contacto com a escrita em diferentes suportes; (iv) explorar diversas técnicas de leitura; e (v) confirmar se houve evolução no contacto com os livros. No que confere à abordagem metodológica baseamo-nos num estudo de caráter qualitativo. As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante, as notas de campo, o diário de bordo, a checklist, a análise de fotografias (que nos ajudaram a documentar o trabalho das crianças) e grelhas de observação que nos possibilitaram uma análise reflexiva. Com os dados obtidos e depois da análise foi-nos possível aferir alguns resultados que nos permitiram compreender que o contacto com os livros (sendo eles significativos para as crianças) viabiliza diversas experiências de aprendizagem motivadoras e integradoras nos programas educativos, pois permite o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e implica que a criança seja mais autónoma e capaz de refletir, defendendo a sua opinião mais sustentadamente.
id RCAP_f37b77bf6a0d695c47751002891b3fdf
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livroCrecheEducação pré-escolarEnsino do 1.º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório resulta da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em funcionamento no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) nomeadamente na Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB). O documento engloba a fundamentação teórica na qual nos baseamos para a investigação que tivemos de realizar e que pretendia documentar as nossas práticas, efetivadas em três contextos: creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Damos também conta da caraterização dos contextos referidos, mas também dos grupos de crianças relativos a cada um. Salienta-se também a descrição das experiências de aprendizagem e de ensino-aprendizagem promovidas e as reflexões das mesmas. Também podemos encontrar a análise de todos os dados recolhidos ao longo da investigação e que salientam a importância da leitura e da escrita no contacto com livros de literatura para a infância, aspeto importante da nossa pesquisa. Ao longo das experiências de ensino aprendizagem introduzimos a leitura e a escrita como um “motor” da promoção/motivação para a aquisição de novas aprendizagens. Através do contacto com os livros levamos até às crianças novas leituras e reflexões sobre diversas temáticas da sociedade e atuais, relacionando com as várias áreas do conhecimento. Desta forma, como tema da nossa investigação e cujos resultados se evidenciam neste relatório, salientamos que trabalhamos a Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro. O que nos impulsionou para a seleção do tema e respetiva concretização da investigação foi a necessidade de proporcionar às crianças boas leituras, com significância para as mesmas e que promovessem, de igual forma, o gosto pela leitura autónoma, caminhando esta a par com a escrita. Para que todo este processo fosse possível procuramos dar resposta à seguinte questão-problema: como pode a literatura para a infância influenciar a construção de competências de leitura e escrita?. Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: (i) verificar se existe prática de leitura de livros; (ii) perceber em que fase de leitura se encontram as crianças; (iii) promover o contacto com a escrita em diferentes suportes; (iv) explorar diversas técnicas de leitura; e (v) confirmar se houve evolução no contacto com os livros. No que confere à abordagem metodológica baseamo-nos num estudo de caráter qualitativo. As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante, as notas de campo, o diário de bordo, a checklist, a análise de fotografias (que nos ajudaram a documentar o trabalho das crianças) e grelhas de observação que nos possibilitaram uma análise reflexiva. Com os dados obtidos e depois da análise foi-nos possível aferir alguns resultados que nos permitiram compreender que o contacto com os livros (sendo eles significativos para as crianças) viabiliza diversas experiências de aprendizagem motivadoras e integradoras nos programas educativos, pois permite o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e implica que a criança seja mais autónoma e capaz de refletir, defendendo a sua opinião mais sustentadamente.The present report is the result of the Supervised Teaching Practices Course (PES), integrated into the study plan of the Master’s degree in Pre-school Education and Teaching of the First Cycle of Basic Education from the Polytechnic Institute of Bragança (IPB), School of Education (ESEB). The document contains the theoretical basis for the investigation and aims to document our practices in three contexts: nursery, pre-school education and elementary school. We characterise these contexts and the groups of children related to which one. We emphasized the description of the learning experiences, and teaching-learning promoted, r.It is also presented the analysis of all the data obtained throughout the investigation, bringing to light the importance of the contact with children’s literature books in reading and writing, which is an important aspect of the research. Throughout the experiences of teaching-learning, we introduced reading and writing as a means of promotion/motivation for the acquisition of new skills. Through contact with books, the children were given new outlooks and reflections on different subjects of society and actuality, relating them with several areas of knowledge. This way, as the theme for our investigation, and as evidenced by the results in this report, we selected “Literature for childhood: the importance of the contact of children with books”. Our motivation for selecting this theme was the need to provide the children with good reading experiences, which were meaningful for them, and that promoted, at the same time, the liking for autonomous reading, alongside writing. To develop the thematic, we tried to answer the -question -problem: “How can children literature influence the building of writing and reading competencies?”. To answer this question we outlined the following objectives: (i) verify if the practice of book reading exists; (ii) understand in which reading level the children are at; (iii) promote the contact with writing in different media; (iv) explore several reading techniques; and (v) verify if there was evolution in book contact. Regarding the methodological approach, we adopted a qualitative approach. The techniques and instruments of data collection were observation and participation, field notes, logbook, checklist, analysis of photographs (that helped in the children’s work documentation) and observation tables that made possible a reflective analysis. With the collected data, and after the analysis, it was possible to obtain results that allowed us to understand that the contact with books (as long as meaningful to the children) enables several motivating and integrating learning experiences in educative programs. Such contact also allows the development of imagination, creativity and requires children to be autonomous and capable of reflection, defending their opinions in a more reasoned way.Mesquita, ElzaGuerreiro, Carla Alexandra do Espírito SantoBiblioteca Digital do IPBRenca, Joana Daniela Farias2020-02-05T16:24:42Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20579TID:202353192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:24.919204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
title Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
spellingShingle Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
Renca, Joana Daniela Farias
Creche
Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
title_full Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
title_fullStr Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
title_sort Prática de ensino supervisionada. Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro
author Renca, Joana Daniela Farias
author_facet Renca, Joana Daniela Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Elza
Guerreiro, Carla Alexandra do Espírito Santo
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Renca, Joana Daniela Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório resulta da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico em funcionamento no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) nomeadamente na Escola Superior de Educação de Bragança (ESEB). O documento engloba a fundamentação teórica na qual nos baseamos para a investigação que tivemos de realizar e que pretendia documentar as nossas práticas, efetivadas em três contextos: creche, educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Damos também conta da caraterização dos contextos referidos, mas também dos grupos de crianças relativos a cada um. Salienta-se também a descrição das experiências de aprendizagem e de ensino-aprendizagem promovidas e as reflexões das mesmas. Também podemos encontrar a análise de todos os dados recolhidos ao longo da investigação e que salientam a importância da leitura e da escrita no contacto com livros de literatura para a infância, aspeto importante da nossa pesquisa. Ao longo das experiências de ensino aprendizagem introduzimos a leitura e a escrita como um “motor” da promoção/motivação para a aquisição de novas aprendizagens. Através do contacto com os livros levamos até às crianças novas leituras e reflexões sobre diversas temáticas da sociedade e atuais, relacionando com as várias áreas do conhecimento. Desta forma, como tema da nossa investigação e cujos resultados se evidenciam neste relatório, salientamos que trabalhamos a Literatura para a infância: importância do contacto das crianças com o livro. O que nos impulsionou para a seleção do tema e respetiva concretização da investigação foi a necessidade de proporcionar às crianças boas leituras, com significância para as mesmas e que promovessem, de igual forma, o gosto pela leitura autónoma, caminhando esta a par com a escrita. Para que todo este processo fosse possível procuramos dar resposta à seguinte questão-problema: como pode a literatura para a infância influenciar a construção de competências de leitura e escrita?. Para dar resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: (i) verificar se existe prática de leitura de livros; (ii) perceber em que fase de leitura se encontram as crianças; (iii) promover o contacto com a escrita em diferentes suportes; (iv) explorar diversas técnicas de leitura; e (v) confirmar se houve evolução no contacto com os livros. No que confere à abordagem metodológica baseamo-nos num estudo de caráter qualitativo. As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a observação direta e participante, as notas de campo, o diário de bordo, a checklist, a análise de fotografias (que nos ajudaram a documentar o trabalho das crianças) e grelhas de observação que nos possibilitaram uma análise reflexiva. Com os dados obtidos e depois da análise foi-nos possível aferir alguns resultados que nos permitiram compreender que o contacto com os livros (sendo eles significativos para as crianças) viabiliza diversas experiências de aprendizagem motivadoras e integradoras nos programas educativos, pois permite o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e implica que a criança seja mais autónoma e capaz de refletir, defendendo a sua opinião mais sustentadamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-05T16:24:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20579
TID:202353192
url http://hdl.handle.net/10198/20579
identifier_str_mv TID:202353192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135382314418176