Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicina
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Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/3334 |
Resumo: | Acta Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462 |
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Aplicações da aprendizagem por problemas no ciclo básico do curso de medicinaCurso de MedicinaAprendizagem por ProblemasCiclo BásicoFisiopatologiaActa Médica Portuguesa 1995, 8: 459-462Descreve-se um projecto na área da aprendizagem por problemas, que foi executado entre 1992 e 1994, em três disciplinas do ciclo básico do curso de medicina: Bioquímica (1º ano), Fisiologia (2º ano) e Fisiopatologia (3º ano). Pretendeu-se promover o ensino num contexto mais próximo da realidade profissional futura, estimular o raciocínio crítico e facilitar a aprendizagem independente. Apesar da heterogeneidade das matérias e dos materiais pedagógicos utilizados, partiu-se de informações clínicas para iniciar o processo de aprendizagem, que decorreu em sessões tutoriais por pequenos grupos. O projecto englobou também a formação pedagógica dos docentes e a construção/adaptação de meios audiovisuais. Embora não se tenham registado diferenças significativas no aproveitamento final entre os alunos ensinados por este método e os de anos anteriores a 1992, observou-se uma maior motivação para a aprendizagem, que no caso da disciplina de Bioquímica contribuíu para mudar a atitude passiva com que os alunos chegam à universidade. Este projecto facilitou também a instalação na Faculdade de Ciências Médicas de um gabinete destinado a apoiar iniciativas de índole pedagógica. Pretendeu-se assim contribuir com uma experiência concreta para a reforma do ensino médico em Portugal, ao demonstrar que o método de aprendizagem por problemas pode ser utilizado, sem grandes mudanças curriculares, no ensino/aprendizagem de disciplinas básicas do curso de medicina.Ordem dos MédicosRUNRendas, AntónioPinto, Patrícia RosadoMorais, Maria da GraçaCosta, Pedro F.Magalhães, João2010-04-09T14:31:19Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3334por1646 - 0758info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:12Zoai:run.unl.pt:10362/3334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:20.492105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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