Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Fernanda Leopoldina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ribeiro, Iolanda, Cadime, Irene Maria Dias, Costa, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88120
Resumo: A necessidade de integrar as tecnologias de informação e de comunicação no ensino tornou-se particularmente evidente durante o período de pandemia, durante o qual o ensino presencial teve de dar lugar ao ensino a distância. Mesmo após o (tímido) regresso ao ensino presencial, muitos alunos mantiveram um ensino a distância por razões de quarentena dos próprios ou dos professores. No período pós-pandemia, foram várias as vozes que afirmaram que a escola tinha mudado, que nada iria ser como dantes, até porque o tempo em que vivemos – e, principalmente, o tempo que os alunos atuais viverão – será cada vez mais virtual e exigente em termos de competências de literacia digital. No entanto, o que se constata é que, na realidade, a oportunidade de mudança parece estar a ser desperdiçada e, com o regresso definitivo ao ensino presencial, as TIC voltaram a ser relegadas para um plano completamente secundário na maioria das nossas escolas, com especial relevância no 1º ciclo do Ensino Básico. A questão do ensino presencial vs a distância não deverá ser equacionada como a opção por uma modalidade ou pela outra, mas no sentido de perceber como ambas podem ser integradas de modo a maximizar a aprendizagem, o sucesso e a inclusão dos alunos. Neste artigo é apresentado o recurso pedagógico «EAP - Ensinar e Aprender Português», cujo início teve lugar cerca de dezoito meses antes da pandemia, e que resulta de uma parceria entre três Centros de Investigação creditados e uma empresa. Desenhado como ferramenta digital para o ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o apoio e a recuperação de aprendizagens, bem como para a intervenção junto de alunos «em risco» ou dificuldades manifestas no português, apresenta recursos pedagógicos cientificamente validados e apoia a programação das atividades de ensino/aprendizagem dos alunos, quer na vertente universal, quer na vertente das medidas adicionais e seletivas.
id RCAP_64c66fe390844eeab2f08315d0445387
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88120
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»Ensino da leituraRecursos digitaisEnsino da escritaEnsino da oralidadeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA necessidade de integrar as tecnologias de informação e de comunicação no ensino tornou-se particularmente evidente durante o período de pandemia, durante o qual o ensino presencial teve de dar lugar ao ensino a distância. Mesmo após o (tímido) regresso ao ensino presencial, muitos alunos mantiveram um ensino a distância por razões de quarentena dos próprios ou dos professores. No período pós-pandemia, foram várias as vozes que afirmaram que a escola tinha mudado, que nada iria ser como dantes, até porque o tempo em que vivemos – e, principalmente, o tempo que os alunos atuais viverão – será cada vez mais virtual e exigente em termos de competências de literacia digital. No entanto, o que se constata é que, na realidade, a oportunidade de mudança parece estar a ser desperdiçada e, com o regresso definitivo ao ensino presencial, as TIC voltaram a ser relegadas para um plano completamente secundário na maioria das nossas escolas, com especial relevância no 1º ciclo do Ensino Básico. A questão do ensino presencial vs a distância não deverá ser equacionada como a opção por uma modalidade ou pela outra, mas no sentido de perceber como ambas podem ser integradas de modo a maximizar a aprendizagem, o sucesso e a inclusão dos alunos. Neste artigo é apresentado o recurso pedagógico «EAP - Ensinar e Aprender Português», cujo início teve lugar cerca de dezoito meses antes da pandemia, e que resulta de uma parceria entre três Centros de Investigação creditados e uma empresa. Desenhado como ferramenta digital para o ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o apoio e a recuperação de aprendizagens, bem como para a intervenção junto de alunos «em risco» ou dificuldades manifestas no português, apresenta recursos pedagógicos cientificamente validados e apoia a programação das atividades de ensino/aprendizagem dos alunos, quer na vertente universal, quer na vertente das medidas adicionais e seletivas.Associação de Professores de Português (APP)Universidade do MinhoViana, Fernanda LeopoldinaRibeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasCosta, José António2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88120porViana, F. L., Ribeiro, I., Cadime, I., & Costa, J. A. (2023). Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português». Palavras, 60-61, 205-216.2184-732010.61248/palavras.vi60-61.179https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/179/169info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:16.233938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
title Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
spellingShingle Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
Viana, Fernanda Leopoldina
Ensino da leitura
Recursos digitais
Ensino da escrita
Ensino da oralidade
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
title_full Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
title_fullStr Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
title_full_unstemmed Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
title_sort Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
author Viana, Fernanda Leopoldina
author_facet Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Costa, José António
author_role author
author2 Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Costa, José António
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Cadime, Irene Maria Dias
Costa, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da leitura
Recursos digitais
Ensino da escrita
Ensino da oralidade
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino da leitura
Recursos digitais
Ensino da escrita
Ensino da oralidade
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A necessidade de integrar as tecnologias de informação e de comunicação no ensino tornou-se particularmente evidente durante o período de pandemia, durante o qual o ensino presencial teve de dar lugar ao ensino a distância. Mesmo após o (tímido) regresso ao ensino presencial, muitos alunos mantiveram um ensino a distância por razões de quarentena dos próprios ou dos professores. No período pós-pandemia, foram várias as vozes que afirmaram que a escola tinha mudado, que nada iria ser como dantes, até porque o tempo em que vivemos – e, principalmente, o tempo que os alunos atuais viverão – será cada vez mais virtual e exigente em termos de competências de literacia digital. No entanto, o que se constata é que, na realidade, a oportunidade de mudança parece estar a ser desperdiçada e, com o regresso definitivo ao ensino presencial, as TIC voltaram a ser relegadas para um plano completamente secundário na maioria das nossas escolas, com especial relevância no 1º ciclo do Ensino Básico. A questão do ensino presencial vs a distância não deverá ser equacionada como a opção por uma modalidade ou pela outra, mas no sentido de perceber como ambas podem ser integradas de modo a maximizar a aprendizagem, o sucesso e a inclusão dos alunos. Neste artigo é apresentado o recurso pedagógico «EAP - Ensinar e Aprender Português», cujo início teve lugar cerca de dezoito meses antes da pandemia, e que resulta de uma parceria entre três Centros de Investigação creditados e uma empresa. Desenhado como ferramenta digital para o ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o apoio e a recuperação de aprendizagens, bem como para a intervenção junto de alunos «em risco» ou dificuldades manifestas no português, apresenta recursos pedagógicos cientificamente validados e apoia a programação das atividades de ensino/aprendizagem dos alunos, quer na vertente universal, quer na vertente das medidas adicionais e seletivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88120
url https://hdl.handle.net/1822/88120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viana, F. L., Ribeiro, I., Cadime, I., & Costa, J. A. (2023). Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português». Palavras, 60-61, 205-216.
2184-7320
10.61248/palavras.vi60-61.179
https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/179/169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Português (APP)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Português (APP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137013184593920