Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88120 |
Resumo: | A necessidade de integrar as tecnologias de informação e de comunicação no ensino tornou-se particularmente evidente durante o período de pandemia, durante o qual o ensino presencial teve de dar lugar ao ensino a distância. Mesmo após o (tímido) regresso ao ensino presencial, muitos alunos mantiveram um ensino a distância por razões de quarentena dos próprios ou dos professores. No período pós-pandemia, foram várias as vozes que afirmaram que a escola tinha mudado, que nada iria ser como dantes, até porque o tempo em que vivemos – e, principalmente, o tempo que os alunos atuais viverão – será cada vez mais virtual e exigente em termos de competências de literacia digital. No entanto, o que se constata é que, na realidade, a oportunidade de mudança parece estar a ser desperdiçada e, com o regresso definitivo ao ensino presencial, as TIC voltaram a ser relegadas para um plano completamente secundário na maioria das nossas escolas, com especial relevância no 1º ciclo do Ensino Básico. A questão do ensino presencial vs a distância não deverá ser equacionada como a opção por uma modalidade ou pela outra, mas no sentido de perceber como ambas podem ser integradas de modo a maximizar a aprendizagem, o sucesso e a inclusão dos alunos. Neste artigo é apresentado o recurso pedagógico «EAP - Ensinar e Aprender Português», cujo início teve lugar cerca de dezoito meses antes da pandemia, e que resulta de uma parceria entre três Centros de Investigação creditados e uma empresa. Desenhado como ferramenta digital para o ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, para o apoio e a recuperação de aprendizagens, bem como para a intervenção junto de alunos «em risco» ou dificuldades manifestas no português, apresenta recursos pedagógicos cientificamente validados e apoia a programação das atividades de ensino/aprendizagem dos alunos, quer na vertente universal, quer na vertente das medidas adicionais e seletivas. |
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Viana, F. L., Ribeiro, I., Cadime, I., & Costa, J. A. (2023). Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português». Palavras, 60-61, 205-216. 2184-7320 10.61248/palavras.vi60-61.179 https://palavras.appform.pt/ojs/index.php/Palavras/article/view/179/169 |
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