A relação pedagógica do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico com o aluno com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2407 |
Resumo: | A Educação Inclusiva, entendida como a escola onde todos aprendem, apresenta-se como a mais poderosa garantia para uma sociedade futura mais justa e pacificadora. As especificidades de cada aluno conduzirão este por processos de desenvolvimento e de aprendizagem únicos, como sucede, por exemplo, com as crianças com Deficiências Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). As interações com estes alunos constituem a base da relação pedagógica que poderá ocupar um papel preponderante na aquisição de aprendizagens por parte de todos os alunos, assumindo ainda bastante importância na equidade do atendimento às diversidades nos perfis dos alunos com DID. A contextualização dos diferentes conceitos implícitos nesta temática inicia-se com uma tentativa de aclarar o significado de Educação Inclusiva. Abordaremos, ainda, entre outros conceitos relevantes para a nossa pesquisa a definição de Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais e de Relação Pedagógica. Assim, esta pesquisa resulta da procura da resposta à seguinte pergunta de partida: Que tipo de relação pedagógica os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) estabelecem com os alunos com DID? Para tal, o método de pesquisa selecionado incide sobre a investigação qualitativa, tendo a seleção do instrumento de recolha de dados recaído na entrevista. Os resultados encontrados comprovam que a relação pedagógica influencia as aprendizagens dos alunos com DID, pois é uma relação mais próxima, física e afetivamente, do que com os restantes alunos e na qual são ponderados não só as características pessoais do aluno, mas todos os fatores ambientais. |
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