A influência da pandemia por Covid-19 nas estratégias de sustentabilidade : efeitos na reputação corporativa em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João António Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38543
Resumo: Os impactos negativos da pandemia por Covid-19, as estratégias de sustentabilidade das organizações e a crescente exigência dos consumidores têm colocado na ordem do dia as questões da reputação corporativa. Considerando o atual contexto e conceitos cada vez mais relevantes como o consumo sustentável e a ação climática, a presente investigação centra-se na análise do impacto que a pandemia por Covid-19 exerce nas estratégias de sustentabilidade das organizações em Portugal, propondo-se averiguar uma decorrente influência na sua reputação corporativa. O objetivo desta investigação é pois, avaliar em que medida os impactos socioeconómicos da pandemia por Covid-19 estarão a exercer um efeito negativo nas estratégias de sustentabilidade das organizações em Portugal, que resulte numa reputação corporativa igualmente negativa junto do seu público. Alicerçada na opinião de uma especialista em sustentabilidade e política pública nacional de mitigação climática, nesta investigação realizaram-se entrevistas a diretores de sustentabilidade de organizações do PSI20 e administrou-se um inquérito por questionário a consumidores nacionais. Concluiu-se que apesar de consistentes, as estratégias de sustentabilidade das organizações sofreram alterações sobretudo de um ponto de vista temporal. Ou seja, a pandemia por Covid-19 veio não só exigir uma necessária adaptação ao contexto, como também acelerar planos de atividades de forma a colmatar necessidades ambientais e sociais conjunturais. Chegou-se também à conclusão de que os consumidores se mostraram críticos quanto à honestidade e credibilidade de iniciativas de caráter social ou ambiental em período de pandemia – sem que, com isso, se consiga identificar uma influência direta na reputação corporativa das organizações.
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