As decisões estratégicas adotadas pelas Unidades Hoteleiras para sobreviver à pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mariana dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15354
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho
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spelling As decisões estratégicas adotadas pelas Unidades Hoteleiras para sobreviver à pandemia do Covid-19EstratégiaGestão estratégicaVantagem competitivaPerformance empresarialDecisões estratégicasTurismoStrategyStrategic managementCompetitive advantageBusiness performanceStrategic decisionsTourismMestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de DesempenhoNos dias de hoje, o setor do turismo tem um grande impacto nas receitas de Portugal, em 2019, registou-se um contributo na ordem dos 8,7% para o PIB nacional, exigindo assim que exista a formulação de uma estratégia sólida e concisa, componente indispensável para que as empresas deste setor sejam bem sucedidas. As empresas estão cada vez mais competitivas, efeito que se associa à globalização e evolução, mas também à crescente valorização da gestão estratégica por parte dos gestores que ambicionam alcançar uma vantagem competitiva sustentável, que consequentemente, acaba por influenciar a performance empresarial. Deste modo, esta elevada competitividade no ambiente empresarial leva a que exista uma grande preocupação e cuidado por parte dos gestores com a tomada de decisões estratégicas e os impactos que estas decisões irão ter no futuro das empresas. Neste sentido, é importante compreender de que forma as decisões estratégicas e o tipo de natureza dessas mesmas decisões influenciam a performance de um determinado setor de atividade, no caso desta investigação, o setor do turismo no Algarve que como bem sabemos tem sido bastante afetado nestes últimos anos, 2020 e 2021, estando a sofrer uma drástica quebra devido aos efeitos da pandemia do Covid-19. Assim sendo, através da aplicação de dois questionários, um a uma amostra de 69 unidades hoteleiras do Algarve e o outro a uma amostra de 234 clientes que frequentam as unidades hoteleiras da região do Algarve, analisou-se a perspetiva das unidades hoteleiras perante toda a situação pandémica que se vive na atualidade, que estratégias de curto e médio/longo prazo é que estas pretendem adotar para conseguirem sobreviver a todo o cenário e a perspetiva do cliente perante o contexto atual, se os clientes confiam e estão dispostos a frequentar as unidades hoteleiras do Algarve. Através deste estudo, concluímos que tanto as unidades hoteleiras que adotam estratégias de liderança em custos como as que adotam estratégias de focalização por baixos custos captam mais clientes que as suas concorrentes concluímos também que os clientes que residem noutras zonas do país procuram mais as unidades hoteleiras do Algarve do que os clientes que residem no Algarve e que os clientes se sentem mais seguros em permanecer nas unidades hoteleiras quando sabem que estas aderiam ao selo Clean & Safe.Nowadays, the tourism sector has a great impact on the revenues of Portugal, in 2019, it was recorded a contribution in the order of 8.7% to the national GDP, thus requiring the formulation of a solid and concise strategy, an indispensable component for companies in this sector to be successful. Companies are increasingly competitive, an effect that is associated to globalization and evolution, but also to the growing appreciation of strategic management by managers who aim to achieve a sustainable competitive advantage, which consequently ends up influencing business performance. Thus, this high competitiveness in the business environment leads to a great concern and care on the part of managers with strategic decision making and the impacts that these decisions will have on the future of companies. In this sense, it is important to understand how strategic decisions and the type of nature of these decisions influence the performance of a particular sector of activity, in the case of this research, the tourism sector in the Algarve that as we well know has been greatly affected in recent years, 2020 and 2021, being suffering a drastic decline because of the Covid-19 pandemic. Therefore, through the application of two questionnaires, one to a sample of 69 hotel units in the Algarve and the other to a sample of 234 customers who frequent the hotel units in the Algarve region, we analyzed the perspective of the hotel units facing the whole pandemic situation that is currently experienced, what short and medium/long term strategies they intend to adopt to survive the whole scenario and the customer perspective in the current context, if customers trust and are willing to frequent the Algarve hotel units. Through this study, we concluded that both the hotel units that adopt cost leadership strategies and those that adopt low cost focus strategies attract more customers than their competitors and that customers living in other parts of the country seek out the Algarve hotel units more than customers living in the Algarve and that customers feel more secure in staying in the hotel units when they know that they adhere to the Clean & Safe label.ISCALJustino, Maria do RosárioRCIPLSoares, Mariana dos Santos2023-01-18T11:04:01Z2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:02.380538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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