Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sucena, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Ana Filipa, Viana, Fernanda Leopoldina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/44515
Resumo: Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.
id RCAP_661131100eeeee0a442c2174a36584d9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software GraphogameAprendizagem da leituraSoftware de apoio à leituraDificuldades de aprendizagemGraphogameReading acquisitionReading support softwareLearning difficultiesEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software - treino com software Graphogame, (b) intervenção mista - treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.: This study evaluated the impact of a reading intervention software – the Graphogame – on letter-sound relationship, phonemic awareness, word reading and nonword reading. Participants were 57 1st graders, native speakers of European Portuguese, identified as at risk for developing difficulties in reading acquisition. Children were divided into three groups: (a) intervention using the software – training with Graphogame software, (b) combined intervention – training using the Graphogame software and sessions for pre-reading and reading competence supervised by an education technician (c) no intervention beyond that provided for in the mainstream school system. The results show beneficial effects of both types of intervention compared to the control group. Results also reveal a more positive effect for the combined intervention group than for the group that used exclusively the software.Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-TottaFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Universidade do MinhoSucena, AnaSilva, Ana FilipaViana, Fernanda Leopoldina2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44515porSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2), 200-212.184-4301105448/1984-4301.2016.2.23812http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:57.746572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
title Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
spellingShingle Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
Sucena, Ana
Aprendizagem da leitura
Software de apoio à leitura
Dificuldades de aprendizagem
Graphogame
Reading acquisition
Reading support software
Learning difficulties
title_short Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
title_full Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
title_fullStr Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
title_full_unstemmed Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
title_sort Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
author Sucena, Ana
author_facet Sucena, Ana
Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
author_role author
author2 Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sucena, Ana
Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Software de apoio à leitura
Dificuldades de aprendizagem
Graphogame
Reading acquisition
Reading support software
Learning difficulties
topic Aprendizagem da leitura
Software de apoio à leitura
Dificuldades de aprendizagem
Graphogame
Reading acquisition
Reading support software
Learning difficulties
description Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/44515
url http://hdl.handle.net/1822/44515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2), 200-212.
184-4301
105448/1984-4301.2016.2.23812
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132687808593920