Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44515 |
Resumo: | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. |
id |
RCAP_661131100eeeee0a442c2174a36584d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software GraphogameAprendizagem da leituraSoftware de apoio à leituraDificuldades de aprendizagemGraphogameReading acquisitionReading support softwareLearning difficultiesEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software - treino com software Graphogame, (b) intervenção mista - treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.: This study evaluated the impact of a reading intervention software – the Graphogame – on letter-sound relationship, phonemic awareness, word reading and nonword reading. Participants were 57 1st graders, native speakers of European Portuguese, identified as at risk for developing difficulties in reading acquisition. Children were divided into three groups: (a) intervention using the software – training with Graphogame software, (b) combined intervention – training using the Graphogame software and sessions for pre-reading and reading competence supervised by an education technician (c) no intervention beyond that provided for in the mainstream school system. The results show beneficial effects of both types of intervention compared to the control group. Results also reveal a more positive effect for the combined intervention group than for the group that used exclusively the software.Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-TottaFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)Universidade do MinhoSucena, AnaSilva, Ana FilipaViana, Fernanda Leopoldina2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44515porSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2), 200-212.184-4301105448/1984-4301.2016.2.23812http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:57.746572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
title |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
spellingShingle |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame Sucena, Ana Aprendizagem da leitura Software de apoio à leitura Dificuldades de aprendizagem Graphogame Reading acquisition Reading support software Learning difficulties |
title_short |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
title_full |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
title_fullStr |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
title_full_unstemmed |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
title_sort |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame |
author |
Sucena, Ana |
author_facet |
Sucena, Ana Silva, Ana Filipa Viana, Fernanda Leopoldina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Filipa Viana, Fernanda Leopoldina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sucena, Ana Silva, Ana Filipa Viana, Fernanda Leopoldina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da leitura Software de apoio à leitura Dificuldades de aprendizagem Graphogame Reading acquisition Reading support software Learning difficulties |
topic |
Aprendizagem da leitura Software de apoio à leitura Dificuldades de aprendizagem Graphogame Reading acquisition Reading support software Learning difficulties |
description |
Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44515 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2), 200-212. 184-4301 105448/1984-4301.2016.2.23812 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132687808593920 |