Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sucena, Ana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Ana Filipa, Viana, Fernanda Leopoldina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13987
Resumo: Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.
id RCAP_6d677bdc7b177564d0badc88ce76852a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13987
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1Aprendizagem da leituraDificuldades de aprendizagemSoftware de apoio à leituraGraphogameNeste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSucena, AnaSilva, Ana FilipaViana, Fernanda Leopoldina2019-06-13T14:23:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13987porSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1. Letrônica, 9(2), 200–212. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.2381210.15448/1984-4301.2016.2.23812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T01:47:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:50.127744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
title Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
spellingShingle Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
Sucena, Ana
Aprendizagem da leitura
Dificuldades de aprendizagem
Software de apoio à leitura
Graphogame
title_short Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
title_full Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
title_fullStr Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
title_full_unstemmed Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
title_sort Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
author Sucena, Ana
author_facet Sucena, Ana
Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
author_role author
author2 Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sucena, Ana
Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Dificuldades de aprendizagem
Software de apoio à leitura
Graphogame
topic Aprendizagem da leitura
Dificuldades de aprendizagem
Software de apoio à leitura
Graphogame
description Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-06-13T14:23:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13987
url http://hdl.handle.net/10400.22/13987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1. Letrônica, 9(2), 200–212. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23812
10.15448/1984-4301.2016.2.23812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131430418120704