Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13987 |
Resumo: | Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software. |
id |
RCAP_6d677bdc7b177564d0badc88ce76852a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13987 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1Aprendizagem da leituraDificuldades de aprendizagemSoftware de apoio à leituraGraphogameNeste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSucena, AnaSilva, Ana FilipaViana, Fernanda Leopoldina2019-06-13T14:23:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13987porSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1. Letrônica, 9(2), 200–212. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.2381210.15448/1984-4301.2016.2.23812info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T01:47:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13987Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:50.127744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
title |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
spellingShingle |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 Sucena, Ana Aprendizagem da leitura Dificuldades de aprendizagem Software de apoio à leitura Graphogame |
title_short |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
title_full |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
title_fullStr |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
title_full_unstemmed |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
title_sort |
Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1 |
author |
Sucena, Ana |
author_facet |
Sucena, Ana Silva, Ana Filipa Viana, Fernanda Leopoldina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ana Filipa Viana, Fernanda Leopoldina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sucena, Ana Silva, Ana Filipa Viana, Fernanda Leopoldina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da leitura Dificuldades de aprendizagem Software de apoio à leitura Graphogame |
topic |
Aprendizagem da leitura Dificuldades de aprendizagem Software de apoio à leitura Graphogame |
description |
Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software – treino com software Graphogame, (b) intervenção mista – treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2019-06-13T14:23:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/13987 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/13987 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1. Letrônica, 9(2), 200–212. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23812 10.15448/1984-4301.2016.2.23812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131430418120704 |