A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/157400 |
Resumo: | No presente Relatório de Estágio, refletiu-se sobre a importância do domínio da Educação Literária para a formação para cidadania dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Evidenciou-se a contribuição das obras literárias estudadas no 9.º e no 11.º anos para a formação cívica dos estudantes dos anos escolares mencionados. Depois, descreveram-se a instituição e todas as atividades realizadas durante as práticas pedagógicas, denominadas PES. Para execução do trabalho, fez-se uma abordagem qualitativa. O método de procedimento foi a revisão bibliográfica e usou-se a leitura analítica como técnica de recolha de dados. |
id |
RCAP_6637339679fecd605bc50f968924a62f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/157400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anosEducação literáriaCidadaniaImportânciaFormação cívicaAlunosEnsino Básico e Ensino SecundárioLiterary EducationCitizenshipImportanceCivic formationStudentsBasic Education and Secondary EducationDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo presente Relatório de Estágio, refletiu-se sobre a importância do domínio da Educação Literária para a formação para cidadania dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Evidenciou-se a contribuição das obras literárias estudadas no 9.º e no 11.º anos para a formação cívica dos estudantes dos anos escolares mencionados. Depois, descreveram-se a instituição e todas as atividades realizadas durante as práticas pedagógicas, denominadas PES. Para execução do trabalho, fez-se uma abordagem qualitativa. O método de procedimento foi a revisão bibliográfica e usou-se a leitura analítica como técnica de recolha de dados.In this Internship Report, was reflected the importance of the Literary Education domain for the citizenship training of students in Basic and Secondary Education. The contribution of the literary works studied in the 9th and 11th grades to the civic formation of students in the aforementioned school years was highlighted. After this, the institution and all activities performed during the pedagogical practices, called PES, were described. For the execution of the work, a qualitative approach was made. The method of procedure was the literature review and analytical reading was used as a data collection technique.Araújo, Maria Teresa Alves deRUNAfonso, João2023-09-05T13:51:04Z2021-12-132021-09-282021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157400TID:202857255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:39:43Zoai:run.unl.pt:10362/157400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:43.938449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
title |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
spellingShingle |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos Afonso, João Educação literária Cidadania Importância Formação cívica Alunos Ensino Básico e Ensino Secundário Literary Education Citizenship Importance Civic formation Students Basic Education and Secondary Education Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
title_full |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
title_fullStr |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
title_full_unstemmed |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
title_sort |
A importância da educação literária na formação dos alunos como cidadãos: o caso do ensino-aprendizagem nos 9º e 11º anos |
author |
Afonso, João |
author_facet |
Afonso, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria Teresa Alves de RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação literária Cidadania Importância Formação cívica Alunos Ensino Básico e Ensino Secundário Literary Education Citizenship Importance Civic formation Students Basic Education and Secondary Education Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação literária Cidadania Importância Formação cívica Alunos Ensino Básico e Ensino Secundário Literary Education Citizenship Importance Civic formation Students Basic Education and Secondary Education Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
No presente Relatório de Estágio, refletiu-se sobre a importância do domínio da Educação Literária para a formação para cidadania dos alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Evidenciou-se a contribuição das obras literárias estudadas no 9.º e no 11.º anos para a formação cívica dos estudantes dos anos escolares mencionados. Depois, descreveram-se a instituição e todas as atividades realizadas durante as práticas pedagógicas, denominadas PES. Para execução do trabalho, fez-se uma abordagem qualitativa. O método de procedimento foi a revisão bibliográfica e usou-se a leitura analítica como técnica de recolha de dados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 2021-09-28 2021-12-13T00:00:00Z 2023-09-05T13:51:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/157400 TID:202857255 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/157400 |
identifier_str_mv |
TID:202857255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138151428521984 |