Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/21046 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_665731dec418565e15f55f3062c22b05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/21046 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicaçõesTelecomunicaçõesGamificaçãoPlano de MarketingMEOGeração ZGeração YTelecommunicationsGamificationMarketing PlanGeneration ZGeneration YMestrado em MarketingEste trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações, sendo a MEO a empresa escolhida, por ser a única no mercado (das 3 grandes) que ainda não possui este tipo de produto. A MEO é uma empresa do setor das telecomunicações, que pertence atualmente à Altice Portugal, sendo atualmente a líder de mercado no setor das telecomunicações em Portugal. Para entender se a gamificação era a estratégia adequada e se seria bem aceite, foi realizado um inquérito, o qual foi analisado posteriormente com o auxílio da ferramenta Qualtrics. Para a recolha de dados primários sobre a empresa, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com a empresa MEO, com a finalidade de entender os seus objetivos a longo prazo e perceber quais seriam as suas maiores fraquezas e as oportunidades que encontravam para crescer. Ao longo do plano de marketing, será possível identificar as preferências do target a atingir e que mecânicas serão mais cativantes para conseguir atingir os objetivos da MEO: a) mudar os utilizadores de pré-pago para pós-pago, b) tornar a app o principal ponto de contacto entre o consumidor e a MEO diminuindo as ligações para o apoio ao cliente e c) aumentar o uso da aplicação.This project aims to develop a marketing plan to implement gamification techniques in the telecommunications industry, with MEO being the chosen company, since it is the only one in the market (of the big 3) that does not yet have this type of product. MEO is a company in the telecommunications sector, which currently belongs to Altice Portugal, and is currently the market leader in the telecommunications sector in Portugal. To understand whether gamification was the right strategy and whether it would be well accepted, a survey was carried out, which was subsequently analyzed with the aid of the Qualtrics tool. For the collection of primary data about the company, semi-structured interviews were carried out with the company MEO, in order to understand its long-term objectives and understand what its biggest weaknesses and the opportunities that they found to grow. Throughout the marketing plan, it will be possible to identify the preferences of the target to be reached and which mechanics will be most captivating in order to achieve MEO's goals: changing users from prepaid to postpaid, making the app the main point of contact between the consumer and MEO by decreasing the calls to customer support and increasing the use of the application.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Susana dosRepositório da Universidade de LisboaAfonso, Catarina Andreia da Silva2021-08-14T00:30:21Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/21046porAfonso, Catarina Andreia da Silva (2020). "Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/21046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:42.120838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
title |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
spellingShingle |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações Afonso, Catarina Andreia da Silva Telecomunicações Gamificação Plano de Marketing MEO Geração Z Geração Y Telecommunications Gamification Marketing Plan Generation Z Generation Y |
title_short |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
title_full |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
title_fullStr |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
title_sort |
Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações |
author |
Afonso, Catarina Andreia da Silva |
author_facet |
Afonso, Catarina Andreia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Susana dos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Catarina Andreia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Telecomunicações Gamificação Plano de Marketing MEO Geração Z Geração Y Telecommunications Gamification Marketing Plan Generation Z Generation Y |
topic |
Telecomunicações Gamificação Plano de Marketing MEO Geração Z Geração Y Telecommunications Gamification Marketing Plan Generation Z Generation Y |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-08-14T00:30:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/21046 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/21046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Afonso, Catarina Andreia da Silva (2020). "Plano de marketing para implementar técnicas de gamificação no ramo das telecomunicações". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131149177454592 |