Avaliação de estratégias de ensino na escola para a promoção da atividade física e hábitos de vida saudáveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3318 |
Resumo: | Estudos recentes mostram a necessidade de promover a atividade física e hábitos de vida saudáveis. Existe a tendência para que os adolescentes que tenham comportamentos saudáveis e pratiquem atividade física, o façam igualmente em idade adulta. Embora a escola seja um local preferencial para o desenvolvimento destes comportamentos, o sucesso dos programas está longe de satisfazer as necessidades exigídas. O objetivo deste estudo piloto é o de avaliar duas estratégias de intervenção aplicadas na escola, que promovam comportamentos de hábitos de vida saudáveis e a prática de atividade física. Método: 201 alunos (15-22 anos, 17,56 ± 1,37) de uma Escola Secundária que foram expostos a duas diferentes abordagens de aprendizagem. Para os mesmos conteúdos, um grupo foi exposto a uma explicação mais teórica (GT) e o outro a situações de resolução de problemas práticos (GP). Um questionário foi aplicado, constituído por 23 itens distribuídos em seis áreas: benefícios da atividade física; balanço energético, frequência cardíaca, postura, perceção conhecimento para cada conceito e necessidade de adquirir mais conhecimento sobre comportamentos de saúde. Os dados foram obtidos antes, imediatamente após e um mês depois da implementação da intervenção. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o Grupo Teórico e Grupo Prático no conhecimento adquirido e retido (benefícios da atividade física p<0,00; balanço energético p<0,00; frequência cardíaca p<0,00; Postura p<0,00; perceção do conhecimento de cada conceito p <0,00; e a necessidades dos estudantes em adquirir mais conhecimento p<0,00). Não se observaram diferenças significativas entre os grupos para o conceito benefícios de atividades físicas no teste de retenção (p<0,843). O Grupo Prático apresenta diferenças significativas (p<0,005) no que respeita à necessidade de adquirir mais conhecimento nos comportamentos de saúde. Conclusões: O sucesso da intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em vários conteúdos relacionados com hábitos de vida saudáveis. A estratégia de intervenção prática obteve melhores resultados que a teórica. |
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Avaliação de estratégias de ensino na escola para a promoção da atividade física e hábitos de vida saudáveisActividade física - Escola - AdolescentesActividade física - Promoção de saúdeActividade física - Escola - IntervençãoExercício físico - Escola - Saúde públicaHábitos desportivos - Vida saudávelEstudos recentes mostram a necessidade de promover a atividade física e hábitos de vida saudáveis. Existe a tendência para que os adolescentes que tenham comportamentos saudáveis e pratiquem atividade física, o façam igualmente em idade adulta. Embora a escola seja um local preferencial para o desenvolvimento destes comportamentos, o sucesso dos programas está longe de satisfazer as necessidades exigídas. O objetivo deste estudo piloto é o de avaliar duas estratégias de intervenção aplicadas na escola, que promovam comportamentos de hábitos de vida saudáveis e a prática de atividade física. Método: 201 alunos (15-22 anos, 17,56 ± 1,37) de uma Escola Secundária que foram expostos a duas diferentes abordagens de aprendizagem. Para os mesmos conteúdos, um grupo foi exposto a uma explicação mais teórica (GT) e o outro a situações de resolução de problemas práticos (GP). Um questionário foi aplicado, constituído por 23 itens distribuídos em seis áreas: benefícios da atividade física; balanço energético, frequência cardíaca, postura, perceção conhecimento para cada conceito e necessidade de adquirir mais conhecimento sobre comportamentos de saúde. Os dados foram obtidos antes, imediatamente após e um mês depois da implementação da intervenção. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o Grupo Teórico e Grupo Prático no conhecimento adquirido e retido (benefícios da atividade física p<0,00; balanço energético p<0,00; frequência cardíaca p<0,00; Postura p<0,00; perceção do conhecimento de cada conceito p <0,00; e a necessidades dos estudantes em adquirir mais conhecimento p<0,00). Não se observaram diferenças significativas entre os grupos para o conceito benefícios de atividades físicas no teste de retenção (p<0,843). O Grupo Prático apresenta diferenças significativas (p<0,005) no que respeita à necessidade de adquirir mais conhecimento nos comportamentos de saúde. Conclusões: O sucesso da intervenção permitiu melhorar os conhecimentos dos alunos em vários conteúdos relacionados com hábitos de vida saudáveis. A estratégia de intervenção prática obteve melhores resultados que a teórica.Recent studies increasingly show the necessity to promote physical activity and health life habits. Since Adolescent health-related behaviors are to be interrelated, research increasingly focuses on studying interventions that target a range of health behaviors. School based approach is used to develop thoses behaviors. Therefore, this study describes the results of a pilot study on health promoting intervention, by using two different approaches via a school- based approach. Methods: 201 students (15 - 22 years, 17,56±1.37) from Secondary School were exposed two different learning approaches, group A to a more theoretical explanation (TG) of physical activity benefits and health life habits, and group B (was exposed to problem solving situations for the same content(PG). A questionnaire was developed and tested, resulting in 23 items distributed across the following six areas: Physical activity benefits; Caloric Balance; Heart rate; Posture, Knowledge perception for each concept and students need for acquiring more health behaviors knowledge. Data was collected before, immediately after and 1 month later of intervention implementation. Results: Significant differences were observed for TG and PG in both pre- and postintervention assessment (Physical activity benefits p<0.00; Caloric Balance p<0.00; Heart rate p<0.00; Posture p<0.00, Knowledge perception for each concept p<0.00 and students need for acquiring more health behaviors knowledge p<0.00. No Significant differences were report for Physical activity benefits on Retention test p<0,843. GP report significantive differences (p<0.005) for the need of acquiring more health behaviors knowledge. Conclusions: The intervention successfully changed student health behaviors on many accounts. Pratical intervention show better results than theoretical approach.O´Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumRodrigues, Marco António de Ascensão2015-05-07T13:27:21Z2012-112012-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3318Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:46.408648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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