Cool hunting como metodologia de pesquisa de tendências e gestão da inovação aplicada ao sector da moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5302 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão de Serviços de Clientes |
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Cool hunting como metodologia de pesquisa de tendências e gestão da inovação aplicada ao sector da modaModaCoolhuntingPrevisãoTendênciasAntropologiaInovaçãoZeitgeist urbanoDissertação de Mestrado em Gestão de Serviços de ClientesDa necessidade de procurar na cultura jovem o reflexo de uma sociedade, surge o coolhunting como um método de pesquisa que observa hábitos, costumes, gostos e interesses da sociedade traduzindo‐se em sinais para, posteriormente, compreender a mente humana e desenvolver prospeções de comportamento e inovação para o sector da moda. Esta dissertação pretende responder a algumas interrogações e indefinições de conceitos na área bem como contribuir de forma pratica e eficaz para a falta de uma metodologia definida na área de estudo em questão. Em primeiro lugar, apresenta‐se o estado da arte atual em relação às metodologias atualmente utilizadas por duas agências de renome a nível mundial bem como os métodos tradicionais de forecasting no sector da moda. Em segundo lugar, colocou‐se em prática o método de Delphi constituído por quatro rondas, ambas com objetivos distintos mas com um propósito em comum: responder de forma efetiva e prática ao problema de investigação da presente dissertação. Na metodologia Delphi, foi utilizando um leque de experts, em áreas relacionadas e complementares ao Coolhunting e ao estudo de tendências, cujo objetivo final visou a validação final do modelo criado ao longo de todas as rondas do método Delphi. Por último, foi desenvolvido um modelo inovador que incorpora não só a fase de coolhunting propriamente dita, isto é de observação e pesquisa, como também integra os resultados provenientes dessa mesma na implementação de insights de valor com integração de fases criativas e de geração de inovação para a criação de um projeto inovador ou melhoria de um existente. Como fator inovador do modelo em causa, foi ainda desenvolvida uma fórmula com um algoritmo específico para a avaliação quantitativa da qualidade do modelo W6 quando implementado num projeto real, tendo como linhas orientadoras as fases processuais do modelo mas também a flexibilidade da atividade em causa e o coolhunter no centro do modelo desenvolvido, visionado e surgindo assim como o mensageiro da distinção, potenciador de qualidade de um projeto e agente de mudança e o ponto de conexão entre as necessidades de distinção dos consumidores e a tentativa das empresas ao criarem produtos e serviços distintos.Ferreira, MafaldaRepositório ComumCarriço, Diana2014-01-13T10:25:33Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:50.892124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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