Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Daniela Sofia Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/5034
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género.
id RCAP_67153b78fddbd44e4bcade9e902b456a
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridadeEnsino básico do 1º cicloIgualdade de géneroDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género.Barata, Clarinda Luísa FerreiraIC-OnlineAlmeida, Daniela Sofia Teixeira2020-07-29T14:11:33Z2020-06-262020-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/5034TID:202505073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:50:29Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/5034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:43.824932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
title Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
spellingShingle Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
Almeida, Daniela Sofia Teixeira
Ensino básico do 1º ciclo
Igualdade de género
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
title_full Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
title_fullStr Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
title_sort Refletindo sobre estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade
author Almeida, Daniela Sofia Teixeira
author_facet Almeida, Daniela Sofia Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Clarinda Luísa Ferreira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Daniela Sofia Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Igualdade de género
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Igualdade de género
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas com os aspetos mais relevantes vivenciados durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Assim, apresenta-se uma reflexão sobre o papel do educador/ professor reflexivo, seguida da reflexão alusiva ao contexto de Creche, Jardim de Infância e, seguidamente, as reflexões do contexto do 1.º CEB (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na parte II, encontra-se o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma a realização de uma sequência de tarefas não sexistas contribui para a alteração dos estereótipos de género numa turma de 3.º ano de escolaridade. Este estudo permitiu desenvolver um inquérito inicial, realizando um levantamento dos estereótipos de género existentes na turma; de seguida, desenvolver uma sequência de tarefas não sexistas; e, por fim, repetir o mesmo inquérito, de forma a perceber se existiram alterações ou manutenção das respostas dos alunos. Os resultados do estudo investigativo realizado, indiciam que a sequência de tarefas não sexistas implementadas, pedagogicamente, alteraram as respostas dadas pelos participantes, relativamente aos papéis de género.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29T14:11:33Z
2020-06-26
2020-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/5034
TID:202505073
url http://hdl.handle.net/10400.8/5034
identifier_str_mv TID:202505073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136980759478272