Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auarek, Wagner Ahmad
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53542
Resumo: A licenciatura em Educação do Campo, no Brasil, na área da Matemática tem como eixo central a Pedagogia da Alternância e a relação entre os pressupostos teóricos a Formação de Professores, a Educação Matemática e as problematizações da Escola do Campo. Este estudo procura identificar especificidades apontadas por futuros professores de matemática sobre a sua formação para Escolas do Campo. Os licenciandos em seus relatos mostram sintonia com as diretrizes da Educação do Campo. Contudo, percebe-se dificuldades em concretizar propostas para o ensino da matemática direcionado às escolas do campo.
id RCAP_671630d112a3b0353699b53dda93eb7c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53542
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campoSpecificities of maths teacher education for rural schoolsFormação de professoresEscola do campoEducação matemáticaPedagogia da alternânciaTeacher trainingRural EducationMathematics educationPedagogy of AlternationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA licenciatura em Educação do Campo, no Brasil, na área da Matemática tem como eixo central a Pedagogia da Alternância e a relação entre os pressupostos teóricos a Formação de Professores, a Educação Matemática e as problematizações da Escola do Campo. Este estudo procura identificar especificidades apontadas por futuros professores de matemática sobre a sua formação para Escolas do Campo. Os licenciandos em seus relatos mostram sintonia com as diretrizes da Educação do Campo. Contudo, percebe-se dificuldades em concretizar propostas para o ensino da matemática direcionado às escolas do campo.The teaching degree in Rural Education in Brazil, in the area of Mathematics, has as its central axis the Pedagogy of Alternation and the relationship between the theoretical assumptions of Teacher Training, Mathematics Education and the problematizations of the Rural School. This study aims at identifying specificities indicated by future Mathematics teachers about their training to work in Rural Schools. The graduates’ accounts are in accordance with the guidelines for Rural Education. However, it is difficult to implement proposals for the teaching of Mathematics in Rural Schools.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoAuarek, Wagner AhmadViseu, Floriano20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53542por2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2300info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:46.056685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
Specificities of maths teacher education for rural schools
title Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
spellingShingle Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
Auarek, Wagner Ahmad
Formação de professores
Escola do campo
Educação matemática
Pedagogia da alternância
Teacher training
Rural Education
Mathematics education
Pedagogy of Alternation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
title_full Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
title_fullStr Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
title_full_unstemmed Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
title_sort Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
author Auarek, Wagner Ahmad
author_facet Auarek, Wagner Ahmad
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Viseu, Floriano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Auarek, Wagner Ahmad
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Escola do campo
Educação matemática
Pedagogia da alternância
Teacher training
Rural Education
Mathematics education
Pedagogy of Alternation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação de professores
Escola do campo
Educação matemática
Pedagogia da alternância
Teacher training
Rural Education
Mathematics education
Pedagogy of Alternation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A licenciatura em Educação do Campo, no Brasil, na área da Matemática tem como eixo central a Pedagogia da Alternância e a relação entre os pressupostos teóricos a Formação de Professores, a Educação Matemática e as problematizações da Escola do Campo. Este estudo procura identificar especificidades apontadas por futuros professores de matemática sobre a sua formação para Escolas do Campo. Os licenciandos em seus relatos mostram sintonia com as diretrizes da Educação do Campo. Contudo, percebe-se dificuldades em concretizar propostas para o ensino da matemática direcionado às escolas do campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53542
url http://hdl.handle.net/1822/53542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2300
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133093054906368