Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53542 |
Resumo: | A licenciatura em Educação do Campo, no Brasil, na área da Matemática tem como eixo central a Pedagogia da Alternância e a relação entre os pressupostos teóricos a Formação de Professores, a Educação Matemática e as problematizações da Escola do Campo. Este estudo procura identificar especificidades apontadas por futuros professores de matemática sobre a sua formação para Escolas do Campo. Os licenciandos em seus relatos mostram sintonia com as diretrizes da Educação do Campo. Contudo, percebe-se dificuldades em concretizar propostas para o ensino da matemática direcionado às escolas do campo. |
id |
RCAP_671630d112a3b0353699b53dda93eb7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53542 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campoSpecificities of maths teacher education for rural schoolsFormação de professoresEscola do campoEducação matemáticaPedagogia da alternânciaTeacher trainingRural EducationMathematics educationPedagogy of AlternationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA licenciatura em Educação do Campo, no Brasil, na área da Matemática tem como eixo central a Pedagogia da Alternância e a relação entre os pressupostos teóricos a Formação de Professores, a Educação Matemática e as problematizações da Escola do Campo. Este estudo procura identificar especificidades apontadas por futuros professores de matemática sobre a sua formação para Escolas do Campo. Os licenciandos em seus relatos mostram sintonia com as diretrizes da Educação do Campo. Contudo, percebe-se dificuldades em concretizar propostas para o ensino da matemática direcionado às escolas do campo.The teaching degree in Rural Education in Brazil, in the area of Mathematics, has as its central axis the Pedagogy of Alternation and the relationship between the theoretical assumptions of Teacher Training, Mathematics Education and the problematizations of the Rural School. This study aims at identifying specificities indicated by future Mathematics teachers about their training to work in Rural Schools. The graduates’ accounts are in accordance with the guidelines for Rural Education. However, it is difficult to implement proposals for the teaching of Mathematics in Rural Schools.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoAuarek, Wagner AhmadViseu, Floriano20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53542por2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2300info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:46.056685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo Specificities of maths teacher education for rural schools |
title |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo |
spellingShingle |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo Auarek, Wagner Ahmad Formação de professores Escola do campo Educação matemática Pedagogia da alternância Teacher training Rural Education Mathematics education Pedagogy of Alternation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo |
title_full |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo |
title_fullStr |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo |
title_full_unstemmed |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo |
title_sort |
Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo |
author |
Auarek, Wagner Ahmad |
author_facet |
Auarek, Wagner Ahmad Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Viseu, Floriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Auarek, Wagner Ahmad Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Escola do campo Educação matemática Pedagogia da alternância Teacher training Rural Education Mathematics education Pedagogy of Alternation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação de professores Escola do campo Educação matemática Pedagogia da alternância Teacher training Rural Education Mathematics education Pedagogy of Alternation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A licenciatura em Educação do Campo, no Brasil, na área da Matemática tem como eixo central a Pedagogia da Alternância e a relação entre os pressupostos teóricos a Formação de Professores, a Educação Matemática e as problematizações da Escola do Campo. Este estudo procura identificar especificidades apontadas por futuros professores de matemática sobre a sua formação para Escolas do Campo. Os licenciandos em seus relatos mostram sintonia com as diretrizes da Educação do Campo. Contudo, percebe-se dificuldades em concretizar propostas para o ensino da matemática direcionado às escolas do campo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/53542 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/53542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133093054906368 |