Efeito da desoxigenação na qualidade do vinho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2950 |
Resumo: | Compreender a forma como o oxigénio afeta o vinho nas diferentes operações de produção é um fator determinante para a elaboração de vinhos com um elevado nível de qualidade. Numa perspetiva química a presença de oxigénio dissolvido no vinho poderá resultar numa oxidação, diminuindo a sua qualidade e consequentemente o seu tempo de vida útil. Controlar as etapas nas quais há uma maior probabilidade de entrada de oxigénio no vinho é importante, assim como o controlo dos níveis de oxigénio dissolvido. O transporte de vinho a granel é uma etapa na qual o oxigénio pode entrar em contacto com o vinho. Por isso, é muito importante manter os níveis de oxigénio dissolvido reduzidos, mas por outro lado é muito difícil que esse contacto não se verifique e que não haja um aumento do oxigénio dissolvido durante a trasfega de vinho da adega para a cisterna de transporte e na descarga. Assim, o principal objetivo deste estudo foi efetuar a monitorização das concentrações de oxigénio dissolvido presentes no vinho antes do transporte (Etapa 0), depois do transporte (Etapa 1) e após desoxigenação (Etapa 2); bem como o acompanhamento dos vinhos durante um período de nove meses. Assim, foi avaliado o impacto do transporte e da desoxigenação (substituição do oxigénio através do azoto), ao longo do tempo, nos compostos fenólicos, características cromáticas e sensoriais de dois vinhos brancos (monovarietal loureiro e vinho de lote). Os resultados mostram que o transporte diminui significativamente os níveis de dióxido de enxofre livre e ao mesmo tempo aumenta significativamente os níveis de oxigénio dissolvido, contudo o processo de desoxigenação diminui esses níveis para valores próximos de zero (0.09 mg/L O2). O vinho sujeito ao processo de desoxigenação independentemente do tempo de amostragem apresentou sempre valores de cor (A420nm) inferiores. Além disso, mostrou também uma menor capacidade de acastanhamento. A análise sensorial revelou que o vinho monovarietal loureiro desoxigenado foi o mais pontuado quanto ao descritor frutado no terceiro e nono mês. A análise em componentes principais dos dados da análise sensorial permitiu discriminar, no tempo inicial, em ambos os vinhos em estudo, o submetido ao processo de desoxigenação dos vinhos antes e depois do transporte. Contudo, a evolução do vinho além dos níveis de oxigénio é função do seu perfil fenólico. Este estudo mostra o impacto negativo do transporte na qualidade do vinho branco porém o processo de desoxigenação pode ser uma boa prática para minimizar este problema. |
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Assim, o principal objetivo deste estudo foi efetuar a monitorização das concentrações de oxigénio dissolvido presentes no vinho antes do transporte (Etapa 0), depois do transporte (Etapa 1) e após desoxigenação (Etapa 2); bem como o acompanhamento dos vinhos durante um período de nove meses. Assim, foi avaliado o impacto do transporte e da desoxigenação (substituição do oxigénio através do azoto), ao longo do tempo, nos compostos fenólicos, características cromáticas e sensoriais de dois vinhos brancos (monovarietal loureiro e vinho de lote). Os resultados mostram que o transporte diminui significativamente os níveis de dióxido de enxofre livre e ao mesmo tempo aumenta significativamente os níveis de oxigénio dissolvido, contudo o processo de desoxigenação diminui esses níveis para valores próximos de zero (0.09 mg/L O2). O vinho sujeito ao processo de desoxigenação independentemente do tempo de amostragem apresentou sempre valores de cor (A420nm) inferiores. Além disso, mostrou também uma menor capacidade de acastanhamento. A análise sensorial revelou que o vinho monovarietal loureiro desoxigenado foi o mais pontuado quanto ao descritor frutado no terceiro e nono mês. A análise em componentes principais dos dados da análise sensorial permitiu discriminar, no tempo inicial, em ambos os vinhos em estudo, o submetido ao processo de desoxigenação dos vinhos antes e depois do transporte. Contudo, a evolução do vinho além dos níveis de oxigénio é função do seu perfil fenólico. Este estudo mostra o impacto negativo do transporte na qualidade do vinho branco porém o processo de desoxigenação pode ser uma boa prática para minimizar este problema.For high quality wine production it is important to understanding how oxygen could affect the different operations of winemaking. From a chemical point of view the presence of dissolved oxygen in the wine may probably result in possible oxidation, reducing its quality and consequently its shelf-life. Controlling all the stages in which oxygen could come in contact with the wine, is an important point for monitoring the levels of dissolved oxygen. Wine transport is a stage in which oxygen can come into contact with the wine, therefore it is very important to sustain dissolved oxygen levels reduced; on the other hand it is very difficult to avoid the contact with oxygen and consequently an increase of dissolved oxygen during the loading of a wine tanker. Hence, the main objective of this study was to monitor the concentrations of dissolved oxygen present in the wine before (Stage 0) and after transport (Stage 1) and deoxygenation process (Stage 2), that occur between the transport cistern and the wine vessel, as well as follow the wines during a period of nine months. The impact of the level of dissolved oxygen during transport and after deoxygenation process (continuous replacement of oxygen by nitrogen) of two wines (loureiro monovarietal wine and blend wine) was carried out on their phenolic composition, chromatic and sensorial characteristics. The results obtained show that transport decrease significantly the levels of free sulphur dioxide and at the same time a significantly increase in the levels of dissolved oxygen. However the deoxygenated process decreases the levels of oxygen to values near zero (0.09 mg/L O2). The wine submitted to the deoxygenation process, independently of the time showed always lower colour values. Furthermore these wines also presented a lower browning capacity. The sensorial analysis showed that the deoxygenated loureiro monovarietal wine were more scored for the fruity descriptor at the third and ninth months. Principal component analysis of the sensorial analysis data allowed discriminating in both wines, at initial time, the submitted to the deoxygenation process from the wines before and after transport. The evolution of the wine beyond the level of oxygen is also a function of the wine phenolic profile. This study showed the negative impact of wine transport on white wine quality, however, the deoxygenation process could be a good practice to minimize this problem.2014-02-05T12:03:06Z2014-02-05T00:00:00Z2014-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2950porRodrigues, Susete Fernanda de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:54:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:51.885348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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