Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sónia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35737
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_673a3e8f0d470da694a18f25fc57e19c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35737
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de casoThe impact of the sports education modle according to gender: case studyModelo de educação desportivaInovaçãoEnvolvimentoSports educationInnovationInvolvement796:372.879.6372.879.6:796Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO Modelo de Educação Desportiva (MED) assenta num ensino das unidades didáticas (UD), mais próximo da realidade dos desportos federados, com o intuito de promover, num ambiente mais contextualizado, um maior envolvimento por parte de todos os alunos nas unidades, tornando-os agentes proativos em todo o processo de ensino aprendizagem, promovendo a aquisição de várias competências e valores, concretamente a cooperação, disciplina, superação, socialização, respeito, competências a nível da organização de eventos, entre outras e, em paralelo, o desenvolvimento das capacidades motoras. A intenção de aplicar o MED nas aulas de EF, visou potenciar, de uma forma inovadora, uma maneira diferente e eficaz de ensinar e aprender as UD. Neste estudo exploratório, investigou-se o impacto da aplicação do MED, segundo o género, ao longo do 1º período, na UD de badmínton, em alunos do 12º ano do ensino secundário regular de uma escola secundária de Braga. Para a realização desta investigação, contou-se com uma amostra de 32 alunos (14 do género feminino e 18 do género masculino) com idades compreendidas entre os 16 e os 19 anos. Como instrumento de recolha de dados, foi aplicado um questionário onde constavam questões relacionadas com as características do MED, centrando-se nos fatores positivos do modelo, bem como, na sua eficácia e valência pedagógica. Após analisar os resultados, constatou-se que o impacto da aplicação do MED foi muito positivo em ambos os géneros, corroborando a literatura pesquisada. Comparando entre géneros o impacto da aplicação do modelo, verificaram-se ligeiras diferenças, tendo-se registado um impacto do MED ligeiramente superior no género feminino, sobretudo relativamente aos aspetos positivos do modelo e em relação à sua valência pedagógica. Ao avaliar os dados relativos à eficácia pedagógica do MED ou, como designa a literatura, a componente competência do MED, os rapazes registaram valores superiores às raparigas.The Sport Education Model (SE) is based on a teaching of the didactic units , closer to the federated sports reality, with the intention of promoting, in a more contextualized approach, greater involvement by all students in the didactic units ( DU) , making them proactive agents in the whole teaching and learning process promoting the acquisition of various skills and values , namely cooperation, discipline, resilience, socialization, respect, as well as expertise in the organization of events, among others , along with the development of their motor skills . The application of the SE in PE classes aimed to enhance, in a new way, a different and effective approach to the learning and teaching of the DU. In this exploratory study, it was investigated the impact of the SE, according to gender, throughout the first term in the badminton DU in 12th grade students of upper secondary education in a Secondary School located in Braga. While carrying out this research, it was taken into account a sample of 32 students (14 female and 18 male), aged between 16 and 19 years old. As an instrument of data collection, it was applied a questionnaire which contained questions relating to the SE characteristics, which focused on the positive aspects of the model as well as on its effectiveness and teaching valence. After analyzing the results, it was found that the impact of the SE implementation has been very positive for both genders, sustaining the researched literature. Comparing the gender impact of the application of the model, there were slight differences, registering a slightly higher SE impact in females, mainly relating to the positive aspects of the model and to its pedagogical valence. Assessing the SE educational effectiveness data, or as in literature, the SE competence component, boys recorded higher values than girls.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoSilva, Sónia20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35737por201471973info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:46.931408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
The impact of the sports education modle according to gender: case study
title Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
spellingShingle Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
Silva, Sónia
Modelo de educação desportiva
Inovação
Envolvimento
Sports education
Innovation
Involvement
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
title_full Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
title_fullStr Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
title_full_unstemmed Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
title_sort Impacto do modelo de educação desportiva segundo o género: estudo de caso
author Silva, Sónia
author_facet Silva, Sónia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Modelo de educação desportiva
Inovação
Envolvimento
Sports education
Innovation
Involvement
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Modelo de educação desportiva
Inovação
Envolvimento
Sports education
Innovation
Involvement
796:372.879.6
372.879.6:796
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/35737
url http://hdl.handle.net/1822/35737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471973
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132926206541824