Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batalha, Joana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lobo, Maria, Estrela, Antónia, Bragança, Bruna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/147041
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_6858c948c4e15c8b7c7f7cd59d4d96d3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/147041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridadeda avaliação à intervençãoConsciência linguísticaLeituraEscritaAvaliaçãoIntervenção didáticaUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Neste artigo, procura­se realçar a necessidade de uma articulação entre avaliação e intervenção didática no 1.º ciclo, apresentando­se um projeto – o PIPALE (Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita) – dirigido a alunos a frequentar os dois primeiros anos de escolaridade com a finalidade de melhorar os níveis de qualidade das aprendizagens em português, em particular no que se refere à aprendizagem da linguagem escrita. Concretamente, descreve-se de que forma os resultados obtidos através do instrumento de diagnóstico criado no âmbito deste projeto (destinado a avaliar, em contexto escolar, competências nos domínios da consciência linguística, da literacia emergente, e da leitura e da escrita) permitem a identificação de áreas de intervenção prioritária na aprendizagem da leitura e da escrita e podem informar a intervenção em sala de aula. Fornecem­se exemplos das atividades concebidas e implementadas no âmbito do PIPALE com alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNBatalha, JoanaLobo, MariaEstrela, AntóniaBragança, Bruna2023-01-05T22:18:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147041por2184-268XPURE: 49795563info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:02Zoai:run.unl.pt:10362/147041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:45.829037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
da avaliação à intervenção
title Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
spellingShingle Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
Batalha, Joana
Consciência linguística
Leitura
Escrita
Avaliação
Intervenção didática
title_short Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
title_full Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
title_fullStr Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
title_full_unstemmed Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
title_sort Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
author Batalha, Joana
author_facet Batalha, Joana
Lobo, Maria
Estrela, Antónia
Bragança, Bruna
author_role author
author2 Lobo, Maria
Estrela, Antónia
Bragança, Bruna
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Linguística (DL)
Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Batalha, Joana
Lobo, Maria
Estrela, Antónia
Bragança, Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência linguística
Leitura
Escrita
Avaliação
Intervenção didática
topic Consciência linguística
Leitura
Escrita
Avaliação
Intervenção didática
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-05T22:18:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/147041
url http://hdl.handle.net/10362/147041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-268X
PURE: 49795563
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138119205781504