Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/147041 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
id |
RCAP_6858c948c4e15c8b7c7f7cd59d4d96d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/147041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridadeda avaliação à intervençãoConsciência linguísticaLeituraEscritaAvaliaçãoIntervenção didáticaUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Neste artigo, procurase realçar a necessidade de uma articulação entre avaliação e intervenção didática no 1.º ciclo, apresentandose um projeto – o PIPALE (Projeto de Intervenção Preventiva para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita) – dirigido a alunos a frequentar os dois primeiros anos de escolaridade com a finalidade de melhorar os níveis de qualidade das aprendizagens em português, em particular no que se refere à aprendizagem da linguagem escrita. Concretamente, descreve-se de que forma os resultados obtidos através do instrumento de diagnóstico criado no âmbito deste projeto (destinado a avaliar, em contexto escolar, competências nos domínios da consciência linguística, da literacia emergente, e da leitura e da escrita) permitem a identificação de áreas de intervenção prioritária na aprendizagem da leitura e da escrita e podem informar a intervenção em sala de aula. Fornecemse exemplos das atividades concebidas e implementadas no âmbito do PIPALE com alunos de 1.º e 2.º anos de escolaridade.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNBatalha, JoanaLobo, MariaEstrela, AntóniaBragança, Bruna2023-01-05T22:18:06Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/147041por2184-268XPURE: 49795563info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:28:02Zoai:run.unl.pt:10362/147041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:45.829037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade da avaliação à intervenção |
title |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade |
spellingShingle |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade Batalha, Joana Consciência linguística Leitura Escrita Avaliação Intervenção didática |
title_short |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade |
title_full |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade |
title_fullStr |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade |
title_sort |
Linguagem oral e escrita nos primeiros anos de escolaridade |
author |
Batalha, Joana |
author_facet |
Batalha, Joana Lobo, Maria Estrela, Antónia Bragança, Bruna |
author_role |
author |
author2 |
Lobo, Maria Estrela, Antónia Bragança, Bruna |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Linguística (DL) Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batalha, Joana Lobo, Maria Estrela, Antónia Bragança, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência linguística Leitura Escrita Avaliação Intervenção didática |
topic |
Consciência linguística Leitura Escrita Avaliação Intervenção didática |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-05T22:18:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/147041 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/147041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-268X PURE: 49795563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138119205781504 |