Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13032 |
Resumo: | É sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, Planeamento |
id |
RCAP_68672e2f748ff4b49714cc545fd780c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae MeierMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃO DE EMPRESASDESEMPENHOGESTÃO POR OBJETIVOSESTRATÉGIAS EMPRESARIAISPLANEAMENTO DE PRODUÇÃOBUSINESS MANAGEMENTPERFORMANCEMANAGEMENT BY OBJECTIVESBUSINESS STRATEGIESPRODUCTION PLANNINGÉ sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, PlaneamentoAnyone knows that planning, having a strategy, setting goals and differentiating are important tasks to every company that seeks success. There are a lot of tools that can help the company on setting goals; although, there is one that became very well-known because helped Google to achieve success: OKR – objectives and key results. That tool is not very known by the Portuguese business. So, some questions come: why should a company use the OKR tool? How should a company use the OKR tool? How can a company get success using the OKR tool? Thus, studying a company that is already using the OKR is necessary to know the methodology better and answer those questions. So, a case study in one of Sebrae’s business unity was carried out. Using a qualitative methodology with interviews and document analysis it can be seen that OKR is more than a setting goals tool, what can be checked in this paper. Keywords: OKR. Objectives and key results. Goals. Strategy. Plan2022-07-12T15:11:02Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13032TID:203031962porFernandes, Bruno Cortines Linaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:52.199381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
title |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
spellingShingle |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier Fernandes, Bruno Cortines Linares MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO DE EMPRESAS DESEMPENHO GESTÃO POR OBJETIVOS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO BUSINESS MANAGEMENT PERFORMANCE MANAGEMENT BY OBJECTIVES BUSINESS STRATEGIES PRODUCTION PLANNING |
title_short |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
title_full |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
title_fullStr |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
title_full_unstemmed |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
title_sort |
Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier |
author |
Fernandes, Bruno Cortines Linares |
author_facet |
Fernandes, Bruno Cortines Linares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Bruno Cortines Linares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO DE EMPRESAS DESEMPENHO GESTÃO POR OBJETIVOS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO BUSINESS MANAGEMENT PERFORMANCE MANAGEMENT BY OBJECTIVES BUSINESS STRATEGIES PRODUCTION PLANNING |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS GESTÃO DE EMPRESAS DESEMPENHO GESTÃO POR OBJETIVOS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS PLANEAMENTO DE PRODUÇÃO BUSINESS MANAGEMENT PERFORMANCE MANAGEMENT BY OBJECTIVES BUSINESS STRATEGIES PRODUCTION PLANNING |
description |
É sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, Planeamento |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-12T15:11:02Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13032 TID:203031962 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13032 |
identifier_str_mv |
TID:203031962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131275707023360 |