A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12291 |
Resumo: | É notório que a internet e também o esporte, estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas, seja de forma pessoal ou profissional, a união destes dois mundos, se transforma em um mundo dinâmico e extremamente rentável. Dentro da internet, existe a facilidade de acesso a uma das diversas redes sociais disponíveis, pois existem no mercado, inúmeros dispositivos criados para além das funções básicas, ter acesso a canais de comunicação como mensagens de texto (WhatsApp, Messenger) e aplicativos de interação entre pessoas (Instagram, Facebook, Twitter etc.). Um facilitador deste acesso é a crescente concorrência entre as diversas marcas de eletrônicos, que de forma positiva, trabalha a favor do consumidor, e com isso, temos ao seu alcance opções de smartphones, tablets e computadores a preços que cabem em todos os bolsos. Os motivos pelos quais existe este acesso são diversos, também existe a vertente profissional, que atualmente é a mais interessante, pois, visa o retorno financeiro e também a construção de uma imagem perante o público-alvo, potenciais clientes e torcedores. Tendo em vista esta afirmação, abordaremos no estudo a seguir, algumas das redes sociais do Clube Atlético Mineiro, clube de futebol do estado de Minas Gerais, no Brasil, como o Instagram e o Twitter. Porém o foco principal será o Facebook. O uso da internet e seus efeitos através do Marketing, serão analisados e também como o uso do Marketing se faz necessário nos setores comerciais. A pesquisa científica será fonte de conhecimento e forma de enriquecimento do trabalho em questão. Podemos constatar com esta pesquisa, que o objeto de estudo em questão, usa as redes sociais disponíveis como umas das principais formas de comunicação com seu público e possíveis adeptos. Analisar a interação do público que é proposta pelas redes sociais hoje em dia, destacar sua eficácia e dinamismo. Podemos observar que O Clube Atlético Mineiro tem um relacionamento estreito e funcional com seus admiradores por esses canais, como Instagram, Twitter e Facebook. |
id |
RCAP_6898d4fa4fcde80e6901d0173874d23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12291 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético MineiroMESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADECOMUNICAÇÃOMARKETINGDESPORTOINTERNETREDES SOCIAISCOMMUNICATIONMARKETINGSPORTINTERNETSOCIAL NETWORKSÉ notório que a internet e também o esporte, estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas, seja de forma pessoal ou profissional, a união destes dois mundos, se transforma em um mundo dinâmico e extremamente rentável. Dentro da internet, existe a facilidade de acesso a uma das diversas redes sociais disponíveis, pois existem no mercado, inúmeros dispositivos criados para além das funções básicas, ter acesso a canais de comunicação como mensagens de texto (WhatsApp, Messenger) e aplicativos de interação entre pessoas (Instagram, Facebook, Twitter etc.). Um facilitador deste acesso é a crescente concorrência entre as diversas marcas de eletrônicos, que de forma positiva, trabalha a favor do consumidor, e com isso, temos ao seu alcance opções de smartphones, tablets e computadores a preços que cabem em todos os bolsos. Os motivos pelos quais existe este acesso são diversos, também existe a vertente profissional, que atualmente é a mais interessante, pois, visa o retorno financeiro e também a construção de uma imagem perante o público-alvo, potenciais clientes e torcedores. Tendo em vista esta afirmação, abordaremos no estudo a seguir, algumas das redes sociais do Clube Atlético Mineiro, clube de futebol do estado de Minas Gerais, no Brasil, como o Instagram e o Twitter. Porém o foco principal será o Facebook. O uso da internet e seus efeitos através do Marketing, serão analisados e também como o uso do Marketing se faz necessário nos setores comerciais. A pesquisa científica será fonte de conhecimento e forma de enriquecimento do trabalho em questão. Podemos constatar com esta pesquisa, que o objeto de estudo em questão, usa as redes sociais disponíveis como umas das principais formas de comunicação com seu público e possíveis adeptos. Analisar a interação do público que é proposta pelas redes sociais hoje em dia, destacar sua eficácia e dinamismo. Podemos observar que O Clube Atlético Mineiro tem um relacionamento estreito e funcional com seus admiradores por esses canais, como Instagram, Twitter e Facebook.It is well known that the internet and also sport are increasingly inserted in people's daily lives, whether in a personal or professional way, the union of these two worlds, turns into a dynamic and extremely profitable world. Within the internet, there is ease of access to one of the various social networks available, as there are countless devices created in addition to basic functions on the market, to have access to communication channels such as text messages (WhatsApp, Messenger) and interaction applications between people (Instagram, Facebook, Twitter, etc.). A facilitator of this access is the growing competition between the different brands of electronics, which positively works in favor of the consumer, and with that, we have at your fingertips options of smartphones, tablets and computers at prices that fit in all pockets. The reasons why this access exists are diverse, there is also the professional aspect, which is currently the most interesting, as it aims at financial return and also the construction of an image before the target audience, potential customers and fans. In view of this statement, in the following study, we will address some of the social networks of Clube Atlético Mineiro, a football club in the state of Minas Gerais, in Brazil, such as Instagram and Twitter. However, the main focus will be Facebook. The use of the internet and its effects through Marketing, will be analyzed and also how the use of Marketing is necessary in the commercial sectors. Scientific research will be a source of knowledge and a way of enriching the work in question. We can see with this research, that the object of study in question, uses the available social networks as one of the main forms of communication with its audience and possible followers. Analyze the public interaction that is proposed by social networks today, highlight its effectiveness and dynamism. We can observe that Clube Atlético Mineiro has a close and functional relationship with its admirers through these channels, such as Instagram, Twitter and Facebook.2021-12-23T14:49:06Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12291TID:202788237porTeixeira, Márcia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12291Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:50.873233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
title |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
spellingShingle |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro Teixeira, Márcia Aparecida MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING DESPORTO INTERNET REDES SOCIAIS COMMUNICATION MARKETING SPORT INTERNET SOCIAL NETWORKS |
title_short |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
title_full |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
title_fullStr |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
title_full_unstemmed |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
title_sort |
A importância da internet no esporte : estudo de caso das redes sociais do Clube Atlético Mineiro |
author |
Teixeira, Márcia Aparecida |
author_facet |
Teixeira, Márcia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Márcia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING DESPORTO INTERNET REDES SOCIAIS COMMUNICATION MARKETING SPORT INTERNET SOCIAL NETWORKS |
topic |
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, MARKETING E PUBLICIDADE COMUNICAÇÃO MARKETING DESPORTO INTERNET REDES SOCIAIS COMMUNICATION MARKETING SPORT INTERNET SOCIAL NETWORKS |
description |
É notório que a internet e também o esporte, estão cada vez mais inseridos no dia a dia das pessoas, seja de forma pessoal ou profissional, a união destes dois mundos, se transforma em um mundo dinâmico e extremamente rentável. Dentro da internet, existe a facilidade de acesso a uma das diversas redes sociais disponíveis, pois existem no mercado, inúmeros dispositivos criados para além das funções básicas, ter acesso a canais de comunicação como mensagens de texto (WhatsApp, Messenger) e aplicativos de interação entre pessoas (Instagram, Facebook, Twitter etc.). Um facilitador deste acesso é a crescente concorrência entre as diversas marcas de eletrônicos, que de forma positiva, trabalha a favor do consumidor, e com isso, temos ao seu alcance opções de smartphones, tablets e computadores a preços que cabem em todos os bolsos. Os motivos pelos quais existe este acesso são diversos, também existe a vertente profissional, que atualmente é a mais interessante, pois, visa o retorno financeiro e também a construção de uma imagem perante o público-alvo, potenciais clientes e torcedores. Tendo em vista esta afirmação, abordaremos no estudo a seguir, algumas das redes sociais do Clube Atlético Mineiro, clube de futebol do estado de Minas Gerais, no Brasil, como o Instagram e o Twitter. Porém o foco principal será o Facebook. O uso da internet e seus efeitos através do Marketing, serão analisados e também como o uso do Marketing se faz necessário nos setores comerciais. A pesquisa científica será fonte de conhecimento e forma de enriquecimento do trabalho em questão. Podemos constatar com esta pesquisa, que o objeto de estudo em questão, usa as redes sociais disponíveis como umas das principais formas de comunicação com seu público e possíveis adeptos. Analisar a interação do público que é proposta pelas redes sociais hoje em dia, destacar sua eficácia e dinamismo. Podemos observar que O Clube Atlético Mineiro tem um relacionamento estreito e funcional com seus admiradores por esses canais, como Instagram, Twitter e Facebook. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-23T14:49:06Z 2021-01-01T00:00:00Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12291 TID:202788237 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12291 |
identifier_str_mv |
TID:202788237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131225430949888 |