O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Catarina Coelho Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17323
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_698920722d3926bd2d3db83f13587d9a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica MinoltaIdentificação com a OrganizaçãoEnvolvimento dos Colaboradores com a OrganizaçãoSocial MediaFacebookKonica MinoltaIdentification with the OrganizationEmployee Engagement with the OrganizationMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoCom a evolução da tecnologia e o crescimento exponencial dos social media as organizações deparam-se com novos desafios. Tornando-se, necessário analisar o envolvimento dos colaboradores com a organização nos social media, uma vez que o conteúdo de social media dos colaboradores aumenta a credibilidade organizacional. Estes conteúdos partilhados são, muitas vezes, dados relativos ao trabalho, o que implica que a organização faz parte da identidade online do colaborador. Desta forma, pretende-se compreender qual é a associação entre a identificação com a organização e o envolvimento dos colaboradores com a mesma nos social media, nomeadamente no Facebook, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta. Assim como, qual é o tipo de envolvimento (comportamental, emocional, cognitivo) que é mais forte por parte dos colaboradores da empresa. A presente investigação foi conduzida com base numa abordagem quantitativa e com recurso a uma amostragem por conveniência e auto seleção, através de um questionário online com uma amostra total válida de 131 inquiridos, colaboradores da empresa Konica Minolta. Os resultados obtidos comprovaram que a identificação com a organização tem uma correlação positiva nos diversos tipos de envolvimento dos colaboradores com a organização nos social media, sendo que o tipo de envolvimento mais forte é o envolvimento emocional.With the evolution of technology and the exponential growth of social media organizations are faced with new challenges. It is necessary to analyze the engagement of employees with the organization in social media, since the social media content of the employees increases the organizational credibility. These shared contents are often data related to the work, which implies that the organization is part of the online identity of the employee. In this way, the aim is to understand what the association between the identification with the organization and the engagement of employees with it in social media is, namely on Facebook, applied in the context of the company Konica Minolta. As well as, what is the type of engagement (behavioral, emotional, cognitive) that is stronger by the employees of the company. The present investigation was conducted based on a quantitative approach and using sampling for convenience and self-selection, through an online questionnaire with a valid total sample of 131 respondents, employees of Konica Minolta. The results obtained showed that the identification with the organization has a positive correlation on the different types of employee engagement with the organization in social media, with the strongest engagement is the emotional engagement.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaValente, Ana Catarina Coelho Freitas2019-02-07T13:19:54Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17323porValente, Ana Catarina Coelho Freitas (2018). "O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:33.338177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
title O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
spellingShingle O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
Valente, Ana Catarina Coelho Freitas
Identificação com a Organização
Envolvimento dos Colaboradores com a Organização
Social Media
Facebook
Konica Minolta
Identification with the Organization
Employee Engagement with the Organization
title_short O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
title_full O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
title_fullStr O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
title_full_unstemmed O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
title_sort O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
author Valente, Ana Catarina Coelho Freitas
author_facet Valente, Ana Catarina Coelho Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Ana Catarina Coelho Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Identificação com a Organização
Envolvimento dos Colaboradores com a Organização
Social Media
Facebook
Konica Minolta
Identification with the Organization
Employee Engagement with the Organization
topic Identificação com a Organização
Envolvimento dos Colaboradores com a Organização
Social Media
Facebook
Konica Minolta
Identification with the Organization
Employee Engagement with the Organization
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-02-07T13:19:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17323
url http://hdl.handle.net/10400.5/17323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valente, Ana Catarina Coelho Freitas (2018). "O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131115275943936