O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17323 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_698920722d3926bd2d3db83f13587d9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17323 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica MinoltaIdentificação com a OrganizaçãoEnvolvimento dos Colaboradores com a OrganizaçãoSocial MediaFacebookKonica MinoltaIdentification with the OrganizationEmployee Engagement with the OrganizationMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoCom a evolução da tecnologia e o crescimento exponencial dos social media as organizações deparam-se com novos desafios. Tornando-se, necessário analisar o envolvimento dos colaboradores com a organização nos social media, uma vez que o conteúdo de social media dos colaboradores aumenta a credibilidade organizacional. Estes conteúdos partilhados são, muitas vezes, dados relativos ao trabalho, o que implica que a organização faz parte da identidade online do colaborador. Desta forma, pretende-se compreender qual é a associação entre a identificação com a organização e o envolvimento dos colaboradores com a mesma nos social media, nomeadamente no Facebook, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta. Assim como, qual é o tipo de envolvimento (comportamental, emocional, cognitivo) que é mais forte por parte dos colaboradores da empresa. A presente investigação foi conduzida com base numa abordagem quantitativa e com recurso a uma amostragem por conveniência e auto seleção, através de um questionário online com uma amostra total válida de 131 inquiridos, colaboradores da empresa Konica Minolta. Os resultados obtidos comprovaram que a identificação com a organização tem uma correlação positiva nos diversos tipos de envolvimento dos colaboradores com a organização nos social media, sendo que o tipo de envolvimento mais forte é o envolvimento emocional.With the evolution of technology and the exponential growth of social media organizations are faced with new challenges. It is necessary to analyze the engagement of employees with the organization in social media, since the social media content of the employees increases the organizational credibility. These shared contents are often data related to the work, which implies that the organization is part of the online identity of the employee. In this way, the aim is to understand what the association between the identification with the organization and the engagement of employees with it in social media is, namely on Facebook, applied in the context of the company Konica Minolta. As well as, what is the type of engagement (behavioral, emotional, cognitive) that is stronger by the employees of the company. The present investigation was conducted based on a quantitative approach and using sampling for convenience and self-selection, through an online questionnaire with a valid total sample of 131 respondents, employees of Konica Minolta. The results obtained showed that the identification with the organization has a positive correlation on the different types of employee engagement with the organization in social media, with the strongest engagement is the emotional engagement.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaValente, Ana Catarina Coelho Freitas2019-02-07T13:19:54Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17323porValente, Ana Catarina Coelho Freitas (2018). "O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:33.338177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
title |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
spellingShingle |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta Valente, Ana Catarina Coelho Freitas Identificação com a Organização Envolvimento dos Colaboradores com a Organização Social Media Konica Minolta Identification with the Organization Employee Engagement with the Organization |
title_short |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
title_full |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
title_fullStr |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
title_full_unstemmed |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
title_sort |
O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta |
author |
Valente, Ana Catarina Coelho Freitas |
author_facet |
Valente, Ana Catarina Coelho Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Ana Catarina Coelho Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identificação com a Organização Envolvimento dos Colaboradores com a Organização Social Media Konica Minolta Identification with the Organization Employee Engagement with the Organization |
topic |
Identificação com a Organização Envolvimento dos Colaboradores com a Organização Social Media Konica Minolta Identification with the Organization Employee Engagement with the Organization |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-02-07T13:19:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17323 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Valente, Ana Catarina Coelho Freitas (2018). "O papel dos social media no envolvimento dos colaboradores com a organização, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131115275943936 |