A diferenciação pedagógica na sala de aula de matemática – um estudo exploratório nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2408 |
Resumo: | Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se determinar que conceção têm os professores de Matemática dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico relativamente ao conceito de Diferenciação Pedagógica, elencar as estratégias de Diferenciação Pedagógica que estes aplicam nas suas aulas, identificar os constrangimentos sentidos aquando da sua implementação e estabelecer o contributo da supervisão pedagógica na promoção e no desenvolvimento de práticas de Diferenciação Pedagógica nestes ciclos de ensino. Estabelecendo como população de estudo todos os docentes de Matemática dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de uma instituição de ensino privada do Grande Porto, para a realização deste trabalho de caráter exploratório foram realizadas entrevistas à totalidade de professores que lecionam esta disciplina nos referidos níveis de escolaridade e observadas aulas lecionadas por uma amostra escolhida por conveniência. Procedeu-se, complementarmente, à análise documental das planificações da disciplina de Matemática, dos Planos de Atividades de Acompanhamento Pedagógico (elaborados para os alunos com dificuldades de aprendizagem e sem aproveitamento escolar positivo) e ainda dos planos de melhoria dos professores (delineados pela Direção e Coordenação Pedagógica da instituição e decorrentes da observação de aulas). O trabalho desenvolvido permitiu-nos constatar alguma unanimidade quanto ao entendimento do conceito de Diferenciação Pedagógica, possibilitando também elencar um variado leque de estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas pelos professores nas suas aulas, considerando-as promotoras de sucesso escolar, assim como concluir da existência de alguns obstáculos com os quais os professores se deparam no âmbito do ensino diferenciado e ainda identificar o impacto da supervisão pedagógica no desenvolvimento das suas práticas profissionais. |
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A diferenciação pedagógica na sala de aula de matemática – um estudo exploratório nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básicoDiferenciação PedagógicaEnsino da MatemáticaPráticas de sala de aulaSupervisão PedagógicaEnsino BásicoCom a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se determinar que conceção têm os professores de Matemática dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico relativamente ao conceito de Diferenciação Pedagógica, elencar as estratégias de Diferenciação Pedagógica que estes aplicam nas suas aulas, identificar os constrangimentos sentidos aquando da sua implementação e estabelecer o contributo da supervisão pedagógica na promoção e no desenvolvimento de práticas de Diferenciação Pedagógica nestes ciclos de ensino. Estabelecendo como população de estudo todos os docentes de Matemática dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de uma instituição de ensino privada do Grande Porto, para a realização deste trabalho de caráter exploratório foram realizadas entrevistas à totalidade de professores que lecionam esta disciplina nos referidos níveis de escolaridade e observadas aulas lecionadas por uma amostra escolhida por conveniência. Procedeu-se, complementarmente, à análise documental das planificações da disciplina de Matemática, dos Planos de Atividades de Acompanhamento Pedagógico (elaborados para os alunos com dificuldades de aprendizagem e sem aproveitamento escolar positivo) e ainda dos planos de melhoria dos professores (delineados pela Direção e Coordenação Pedagógica da instituição e decorrentes da observação de aulas). O trabalho desenvolvido permitiu-nos constatar alguma unanimidade quanto ao entendimento do conceito de Diferenciação Pedagógica, possibilitando também elencar um variado leque de estratégias de Diferenciação Pedagógica implementadas pelos professores nas suas aulas, considerando-as promotoras de sucesso escolar, assim como concluir da existência de alguns obstáculos com os quais os professores se deparam no âmbito do ensino diferenciado e ainda identificar o impacto da supervisão pedagógica no desenvolvimento das suas práticas profissionais.The aim of this research was to determine which conception have Mathematics teachers of 1st, 2nd and 3rd cycles of Basic Education for the concept of Pedagogical Differentiation, list the Pedagogical Differentiation strategies they perform in their classes, identify the constraints in its implementation and establish the contribution of pedagogical supervision in the promotion and development of Pedagogical Differentiation practices in these educational levels. Establishing as the study population all Mathematics teachers from the 1st, 2nd and 3rd cycles of Basic Education of a private school in Porto, to perform this exploratory work all those teachers were interviewed and a convenience sample of Mathematic classes have been observed. Complementarily, documental analysis of lesson plans, on the Pedagogical Activity Monitoring Plans (designed for students with learning disabilities and without academic success) and also on teachers' improvement plans (outlined by the school Board and the school Pedagogical Coordination and resulting from classroom observation) was carried out. The developed work allowed us to find some unanimity regarding the concept of Pedagogical Differentiation, enabling also to list a range of Pedagogical Differentiation strategies successfully implemented by those teachers in their classes, as well as conclude that teachers face some obstacles when performing differentiated teaching and to identify the impact of pedagogical supervision in the development of their professional practices. KEY WORDS: Pedagogical Differentiation, Mathematics, Basic Education, Classroom Practices, Pedagogical Supervision.2016-12-29T15:14:15Z2016-07-01T00:00:00Z2016-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2408TID:201434750porGonçalves, Liliana Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.355448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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