Promovendo a comunicação em crianças com NE: um livro adaptado com o SPC Boardmaker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiras, Célia Regina Dourado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14370
Resumo: O presente relatório de estágio assumiu uma abordagem de investigação de desenvolvimento, no contexto de parceria entre um Centro de Recursos e Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) da região centro do país, a Biblioteca Escolar (BE) de um Agrupamento de Escolas (AE) servido por esse CRTIC e a mestranda, na qualidade de estagiária da Universidade de Aveiro. Nesta intervenção perspetivámos a adaptação de livros em diferentes formatos tendo como objetivos centrais “colaborar na dotação das bibliotecas escolares do agrupamento, de recursos adequados, em formatos acessíveis aos alunos com necessidades especiais (NE), assim como desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as competências e necessidades individuais dos alunos”. Selecionado um livro da lista de obras constantes nas metas curriculares para o português do 1ºciclo do ensino básico (1ºCEB), procedeu-se à adaptação do mesmo, com recurso a um sistema alternativo e aumentativo da comunicação (SAAC), o SPC Boardmaker. Os objetivos da investigação concretizaram-se através do uso do livro adaptado em sessões de “hora do conto” desenvolvidas no contexto da biblioteca escolar, focando a atenção em três crianças com NE com diagnóstico de défice cognitivo, baixa visão/cegueira e paralisia cerebral. Em resultado da intervenção efetuada com a criança que apresentava baixa visão/cegueira, concluímos que a adaptação do livro com recurso ao SPC ampliado, por si só não trouxe melhorias significativas. Verificámos ainda que a adaptação com recurso a outro tipo de técnicas e materiais tornou o processo de adaptação muito moroso e dispendioso, com um resultado pouco funcional, motivo pelo qual a adaptação do livro teve de ser reformulada, não tendo sido possível concluir e testar a mesma em tempo útil, passível de enquadramento neste formato de estágio. Com as crianças cujos diagnósticos eram paralisia cerebral e défice cognitivo, verificámos que as sessões realizadas promoveram a inclusão, sendo claramente observável o interesse pelo livro por parte das crianças do grupo, com particular relevância para as crianças com NE. Como forma de explorar a história e melhorar a comunicação da criança com NE, foram criados outros recursos didáticos aplicando as imagens pictográficas utilizadas na adaptação do próprio livro.
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Nesta intervenção perspetivámos a adaptação de livros em diferentes formatos tendo como objetivos centrais “colaborar na dotação das bibliotecas escolares do agrupamento, de recursos adequados, em formatos acessíveis aos alunos com necessidades especiais (NE), assim como desenvolver boas práticas de promoção da leitura, tendo em conta as competências e necessidades individuais dos alunos”. Selecionado um livro da lista de obras constantes nas metas curriculares para o português do 1ºciclo do ensino básico (1ºCEB), procedeu-se à adaptação do mesmo, com recurso a um sistema alternativo e aumentativo da comunicação (SAAC), o SPC Boardmaker. Os objetivos da investigação concretizaram-se através do uso do livro adaptado em sessões de “hora do conto” desenvolvidas no contexto da biblioteca escolar, focando a atenção em três crianças com NE com diagnóstico de défice cognitivo, baixa visão/cegueira e paralisia cerebral. Em resultado da intervenção efetuada com a criança que apresentava baixa visão/cegueira, concluímos que a adaptação do livro com recurso ao SPC ampliado, por si só não trouxe melhorias significativas. Verificámos ainda que a adaptação com recurso a outro tipo de técnicas e materiais tornou o processo de adaptação muito moroso e dispendioso, com um resultado pouco funcional, motivo pelo qual a adaptação do livro teve de ser reformulada, não tendo sido possível concluir e testar a mesma em tempo útil, passível de enquadramento neste formato de estágio. Com as crianças cujos diagnósticos eram paralisia cerebral e défice cognitivo, verificámos que as sessões realizadas promoveram a inclusão, sendo claramente observável o interesse pelo livro por parte das crianças do grupo, com particular relevância para as crianças com NE. Como forma de explorar a história e melhorar a comunicação da criança com NE, foram criados outros recursos didáticos aplicando as imagens pictográficas utilizadas na adaptação do próprio livro.This internship report assumed a development research approach in the context of partnership between Centro de Recursos e Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Especial (CRTIC) [Resource Center and Information Technology and Communication for Special Education] of the central region, the school library of a grouping of schools provided by this CRTIC and the graduate student, as an intern at the University of Aveiro. This intervention had the purpose of adapting books in different formats having as central goals "provide school libraries with adequate resources in accessible formats for students with special needs, as well as developing good practice in promoting reading, considering the students individual capabilities and needs”. After selecting a book from the list of works included in the curricular goals for the Portuguese 1st cycle of basic education, we proceeded to adapt it, using an alternative and increasing communication system, the SPC Boardmaker. The research objectives were achieved through the use of the adapted book in storytelling sessions developed in the context of the school library, focusing attention on three children with special needs by cognitive impairment diagnosis, low vision / blindness and cerebral palsy. As a result of the intervention on the child who had low vision / blindness, we concluded that the adaptation of the book using the extended SPC Boardmarker did not bring significant improvements. We also found that the book adaptation using other techniques and materials made the process very time consuming and expensive, with slight functional outcomes, which is why the adaptation of the book had to be reworded but unable to be finished and tested in good time, in this internship format. With children whose diagnoses were cerebral palsy and cognitive impairment, we were able to verify that the sessions promoted inclusion, by observing the children of the group clearly interest in the book, with particular relevance for children with special needs. As a way to explore the story presentation and improve the communication skill of the child with special needs, other learning resources were created by applying pictographic images used in the adaptation of the book itself.Universidade de Aveiro2015-07-09T09:04:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14370TID:201570246porEiras, Célia Regina Douradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:16Zoai:ria.ua.pt:10773/14370Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:57.560565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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