Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Isabel Maria Cardoso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1027
Resumo: O professor está sujeito a lidar com crianças com as demais problemáticas e o Síndrome de Down não é excepção, mas uma realidade, perante a qual muitos educadores/professores não sabem como activar. Deste modo, consideramos pertinente a elaboração de um estudo que prove que estas crianças aprendem a ler e a escrever com prazer, são capazes de adquirir as competências estabelecidas nas escolas. No entanto, para alcançar este fim, é fundamental proporcionar um processo de ensino/aprendizagem optimizado, que visa a adaptação e o desenvolvimento de diversos métodos e estratégias de ensino. E foi com base nesta realidade que realizámos um estudo de caso, onde trabalhámos com uma criança com Trissomia 21, com 10 anos de idade, que apresentava dificuldades de aprendizagem e uma grande aversão pela leitura e pela escrita. Depois de lhe termos proporcionado actividades interessantes, dinâmicas e muito atractivas, onde o aluno manuseou diferentes materiais, concluímos que esta criança apenas necessita de alguém que a motive, desperte a sua atenção, pois hoje o "João" adora ler e fá-lo com agrado e eficiência.
id RCAP_b7af1e2eaabafe063e00a1a99e98ad99
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de DownEducação especialNecessidades educativas especiaisEnsino da leituraEnsino da escritaActividades de aprendizagemO professor está sujeito a lidar com crianças com as demais problemáticas e o Síndrome de Down não é excepção, mas uma realidade, perante a qual muitos educadores/professores não sabem como activar. Deste modo, consideramos pertinente a elaboração de um estudo que prove que estas crianças aprendem a ler e a escrever com prazer, são capazes de adquirir as competências estabelecidas nas escolas. No entanto, para alcançar este fim, é fundamental proporcionar um processo de ensino/aprendizagem optimizado, que visa a adaptação e o desenvolvimento de diversos métodos e estratégias de ensino. E foi com base nesta realidade que realizámos um estudo de caso, onde trabalhámos com uma criança com Trissomia 21, com 10 anos de idade, que apresentava dificuldades de aprendizagem e uma grande aversão pela leitura e pela escrita. Depois de lhe termos proporcionado actividades interessantes, dinâmicas e muito atractivas, onde o aluno manuseou diferentes materiais, concluímos que esta criança apenas necessita de alguém que a motive, desperte a sua atenção, pois hoje o "João" adora ler e fá-lo com agrado e eficiência.The teacher is subjected to deal with children and their problematic conditions and, the Down syndrome population is not an exception. It is a reality and many educators/ teachers haven’t the appropriate formation to deal or to activate this matter. In this way, it is considered pertinent to develop a study which proves that these children can read and write with pleasure, they are capable to gain thecompetencies established in schools. However, in order to reach this aim, it is important to afford an optimised teaching and learning process that seeks the adaptation and development of a diversity of teaching methods and strategies. Based on this conception a study was developed. With it a we worked with a child with Down Syndrome, who was 10 years old. This child presented difficulties in the process of learning and an averseness towards reading and writing. After having provided the child with interesting, dynamic and attractive activities, in which the child could deal with a variety of materials, a conclusion was taken. This child needs someone who can motivate and stimulate his attention, for today, “John” enjoys reading and does it with happiness and efficiency.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:39Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1027porRocha, Isabel Maria Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:20Zoai:ria.ua.pt:10773/1027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:48.691268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
title Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
spellingShingle Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
Rocha, Isabel Maria Cardoso
Educação especial
Necessidades educativas especiais
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Actividades de aprendizagem
title_short Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
title_full Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
title_fullStr Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
title_full_unstemmed Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
title_sort Promover o prazer da leitura e escrita na criança com síndrome de Down
author Rocha, Isabel Maria Cardoso
author_facet Rocha, Isabel Maria Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Isabel Maria Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Necessidades educativas especiais
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Actividades de aprendizagem
topic Educação especial
Necessidades educativas especiais
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Actividades de aprendizagem
description O professor está sujeito a lidar com crianças com as demais problemáticas e o Síndrome de Down não é excepção, mas uma realidade, perante a qual muitos educadores/professores não sabem como activar. Deste modo, consideramos pertinente a elaboração de um estudo que prove que estas crianças aprendem a ler e a escrever com prazer, são capazes de adquirir as competências estabelecidas nas escolas. No entanto, para alcançar este fim, é fundamental proporcionar um processo de ensino/aprendizagem optimizado, que visa a adaptação e o desenvolvimento de diversos métodos e estratégias de ensino. E foi com base nesta realidade que realizámos um estudo de caso, onde trabalhámos com uma criança com Trissomia 21, com 10 anos de idade, que apresentava dificuldades de aprendizagem e uma grande aversão pela leitura e pela escrita. Depois de lhe termos proporcionado actividades interessantes, dinâmicas e muito atractivas, onde o aluno manuseou diferentes materiais, concluímos que esta criança apenas necessita de alguém que a motive, desperte a sua atenção, pois hoje o "João" adora ler e fá-lo com agrado e eficiência.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:30:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1027
url http://hdl.handle.net/10773/1027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447955660800