RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joaquim Esperança da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93447
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e83451408a63f6b05bcc3d73857a392f
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93447
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE GROUP OF MARINHA GRANDE ENENTED SCHOOLS (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) TOGETHER OF THE 11th G CLASS IN 2018/2019Estágio PedagógicoEducação FísicaEnsino DiferenciadoPlaneamento e AvaliaçãoReflexãoPedagogical InternshipPhysical EducationDifferentiated TeachingPlanning and EvaluationReflectionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do Secundário durante o ano letivo 2018/2019.Pretendemos, no presente documento descrever e refletir sobre cada uma das áreas constituintes do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (UC), realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, junto da Turma G, do 11.º ano de escolaridade. A estrutura do relatório encontra-se dividida em quatro capítulos: Contextualização da prática desenvolvida; Análise reflexiva sobre a prática pedagógica; Aprofundamento do tema/problema sobre o ensino diferenciado e Considerações finais. O primeiro capítulo refere-se à Contextualização da prática desenvolvida no Estágio Pedagógico, onde apresentamos as expetativas iniciais, o projeto formativo e a caraterização do contexto. No capítulo dois, Análise reflexiva sobre a prática pedagógica, analisamos as práticas de ensino realizadas ao longo do ano letivo, onde refletimos acerca da nossa intervenção pedagógica e participação nas diferentes atividades de estágio. No terceiro capítulo, intitulado Aprofundamento do tema/problema, procuramos perceber a importância dada, na perspetiva dos alunos, às práticas de ensino diferenciado, na disciplina de Educação Física. Da análise dos resultados verificamos que os alunos percecionaram como positivas e motivadoras as situações de ensino diferenciado nas três Unidades Didáticas lecionadas. O quarto capítulo apresentamos as Reflexões finais sobre o trabalho realizado no Estágio Pedagógico, respondendo aos objetivos definidos e apresentando um balanço que resulta do nosso desempenho no Relatório e no Estágio Pedagógico.The Internship Report is the culmination of a training stage developed within the Pedagogical Internship carried out in a Secondary class during the 2018/2019 school year.We intend, in this document, to describe and reflect on each of the constituent areas of the Pedagogical Internship of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education (UC), held at the Secondary School Engenheiro Acácio Calazans Duarte da Marinha Grande, with class G, of the 11th grade.The structure of the report is divided into four chapters: Contextualization of the practice developed; Reflective analysis on pedagogical practice; Deepening the theme / problem on differentiated teaching and Final considerations.The first chapter refers to the Contextualization of the practice developed in the Pedagogical Internship, where we present the initial expectations, the formative project and the characterization of the context.In chapter two, Reflective analysis on pedagogical practice, we analyze the teaching practices carried out throughout the school year, where we reflect on our pedagogical intervention and participation in the different internship activities.In the third chapter, entitled Deepening the theme / problem, we try to understand the importance given to the practices of differentiated teaching in the discipline of Physical Education. From the analysis of the results we verified that the students perceived as positive and motivating the situations of differentiated teaching in the three Teaching Units taught.The fourth chapter presents the final reflections on the work accomplished in the Pedagogical Internship, responding to the defined objectives and presenting a balance that results from our performance in the Report and in the Pedagogical Internship.2019-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93447http://hdl.handle.net/10316/93447TID:202673529porSilva, Joaquim Esperança dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:42:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93447Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:22.807564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED IN THE GROUP OF MARINHA GRANDE ENENTED SCHOOLS (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) TOGETHER OF THE 11th G CLASS IN 2018/2019
title RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
spellingShingle RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
Silva, Joaquim Esperança da
Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino Diferenciado
Planeamento e Avaliação
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
Differentiated Teaching
Planning and Evaluation
Reflection
title_short RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
title_full RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
title_fullStr RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
title_full_unstemmed RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
title_sort RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO No AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE POENTE (ESCOLA SECUNDÁRIA ENGENHEIRO ACÁCIO CALAZANS DUARTE) JUNTO DA TURMA DO 11.ºG NO ANO LETIVO DE 2018/2019
author Silva, Joaquim Esperança da
author_facet Silva, Joaquim Esperança da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joaquim Esperança da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino Diferenciado
Planeamento e Avaliação
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
Differentiated Teaching
Planning and Evaluation
Reflection
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino Diferenciado
Planeamento e Avaliação
Reflexão
Pedagogical Internship
Physical Education
Differentiated Teaching
Planning and Evaluation
Reflection
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93447
http://hdl.handle.net/10316/93447
TID:202673529
url http://hdl.handle.net/10316/93447
identifier_str_mv TID:202673529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019855581184