Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susano, Rodrigo Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/103445
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_cc9b262266e3f2c835201f7e2b67bce6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/103445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.Pedagogical Internship Report developed at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with the 9th grade class, in the academic year 2021/2022. The perception of high school students face to the discipline of Physical Education.Estágio PedagógicoEducação FísicaEnsino SecundárioPerceçãoQualidade de VidaPedagogical InternshipPhysical EducationHigh SchoolPerceptionQuality of LifeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaEste relatório foi desenvolvido no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.O relatório está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo corresponde à contextualização da prática desenvolvida, onde é contada uma narrativa de vida e caracteriza-se a comunidade escolar. O segundo capítulo consiste numa análise reflexiva da prática pedagógica, em que são mencionadas as quatro áreas de atuação: 1 - atividades de ensino-aprendizagem; 2 - atividades de organização e gestão escolar; 3 - projetos e parcerias educativas; 4 - atitude ético-profissional. O terceiro capítulo é alusivo ao aprofundamento do tema-problema, em que foi realizada uma investigação com o objetivo de verificar a perceção que os alunos do ensino secundário têm em relação à importância da Educação Física para a qualidade de vida.Os participantes no estudo foram 388 alunos pertencentes à Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte. Os dados demonstram que a maioria dos alunos concorda que trabalhar em equipa na prática dos jogos desportivos coletivos favorece a criação e fortalecimento de amizades, o número de aulas de Educação Física por semana são insuficientes para prevenir uma rotina sedentária, deveria existir mais tempo de Educação Física para uma melhor compreensão do funcionamento e regras de cada modalidade, e por último, as aulas de Educação Física estimulam a prática de atividade física no futuro.This report was developed within the scope of the Pedagogical Internship held at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with a view to obtaining the degree of Master of Physical Education in Basic and Secondary Education, by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education.The report is divided into three chapters. The first chapter corresponds to the contextualization of the practice developed, where a life narrative is told and the school community is characterized. The second chapter consists of a reflective analysis of the pedagogical practice, in which the four areas of action are mentioned: 1 - teaching-learning activities; 2 - school organization and management activities; 3 - educational projects and partnerships; 4 - ethical-professional attitude. The third chapter is alluding to the deepening of the theme-problem, in which an investigation was carried out with the objective of verifying the perception that high school students have in relation to the importance of Physical Education for the quality of life.The study participants were 388 students belonging to the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte. The results show that most students agree that working as a team in the practice of collective sports favors the creation and strengthening of friendships, the number of Physical Education classes per week are insufficient to prevent a sedentary routine, there should be more time of Physical Education for a better understanding of the functioning and rules of each modality and finally Physical Education classes encourage the practice of physical activity in the future.2022-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/103445http://hdl.handle.net/10316/103445TID:203095898porSusano, Rodrigo Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-12T21:43:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/103445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:16.820055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
Pedagogical Internship Report developed at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with the 9th grade class, in the academic year 2021/2022. The perception of high school students face to the discipline of Physical Education.
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
Susano, Rodrigo Ribeiro
Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino Secundário
Perceção
Qualidade de Vida
Pedagogical Internship
Physical Education
High School
Perception
Quality of Life
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
author Susano, Rodrigo Ribeiro
author_facet Susano, Rodrigo Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Susano, Rodrigo Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino Secundário
Perceção
Qualidade de Vida
Pedagogical Internship
Physical Education
High School
Perception
Quality of Life
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Ensino Secundário
Perceção
Qualidade de Vida
Pedagogical Internship
Physical Education
High School
Perception
Quality of Life
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/103445
http://hdl.handle.net/10316/103445
TID:203095898
url http://hdl.handle.net/10316/103445
identifier_str_mv TID:203095898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134095828058112