O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Bruno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Isabel, Sousa, Otília, Fuertes, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11280
Resumo: O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos Tandem nacionais acerca da qualidade da interação e da comunicação de pais e educadores em atividades colaborativas com a criança em idade pré-escolar. Para o efeito, os resultados de todos os artigos publicados são organizados pelas seguintes áreas: autoria do produto; tipo de produto realizado; componentes, materiais e ferramentas usadas na realização do produto; qualidade interativa; comunicação verbal; fatores ligados à criança e fatores ligados ao adulto. Os dados ainda, exploratórios pela dimensão reduzida das amostras, indicam sobretudo que a forma como os Pais atuam é distinta dos Educadores. Igualmente, são encontradas diferenças de género, na medida em que são proporcionadas às meninas e aos meninos distintas oportunidades na realização das tarefas. O corpo de conhecimento acumulado permite compreender como a comunicação facilita e desencadeia a interrogação e a reflexão da criança, e de que forma a qualidade da interação a motiva para participar nesse espaço.
id RCAP_6b828d7c796d1607802bd6fd660c9f0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativasTarefas ColaborativasInteraçãoComunicaçãoPaisEducadoresColaborative TaskInterationComunicacionParentsEducatorsTâches collaborativesInteractionCommunicationÉducateursTareas colaborativasInteracciónComunicaciónPadresEducadoresO presente artigo apresenta uma revisão dos estudos Tandem nacionais acerca da qualidade da interação e da comunicação de pais e educadores em atividades colaborativas com a criança em idade pré-escolar. Para o efeito, os resultados de todos os artigos publicados são organizados pelas seguintes áreas: autoria do produto; tipo de produto realizado; componentes, materiais e ferramentas usadas na realização do produto; qualidade interativa; comunicação verbal; fatores ligados à criança e fatores ligados ao adulto. Os dados ainda, exploratórios pela dimensão reduzida das amostras, indicam sobretudo que a forma como os Pais atuam é distinta dos Educadores. Igualmente, são encontradas diferenças de género, na medida em que são proporcionadas às meninas e aos meninos distintas oportunidades na realização das tarefas. O corpo de conhecimento acumulado permite compreender como a comunicação facilita e desencadeia a interrogação e a reflexão da criança, e de que forma a qualidade da interação a motiva para participar nesse espaço.Abstract The present article reviews the Portuguese Tandem studies about the quality of interaction and communication of parents and educators during a collaborative task with a child of preschool age. For that purpose, the articles in revision are organized in the following categories: adult and child authorship and cooperation, components of the product, materials/tools used to manufacture the product, quality of interaction, verbal communication, and child and adults factors. The yet exploratory findings indicate that parents and educators have different approaches during the task. Moreover, we found there are gender differences that indicate that girls and boys may experience different learning and social experiences. Mostly the results of this revision add to the body of knowledge that indicates that communication is a key process to promote child thinking while the quality of the involvement and interaction may promote children participation.Résumé Cet article présente une revue d'études tandem portugais sur la qualité de l'interaction et de la communication des parents et des éducateurs dans le cadre d'activités de collaboration avec des enfants d'âge préscolaire. A cette fin, les résultats de tous les articles publiés ont été organisés selon les domaines: auteur du produit; type de produit réalisé; composants, matériaux et outils utilisés; qualité interactive; communication verbale; facteurs liés à l'enfant et facteurs liés à l'adulte. Les données, bien que exploratoires en raison du nombre réduit des sujets, indiquent avant tout que le comportement des parents est différent de celui des éducateurs. De même, des différences entre les sexes sont observées étant donné que les filles et les garçons se voient offrir des opportunités différentes dans l'exécution des tâches. Le corpus de connaissances accumulées nous permet de comprendre comment la communication facilite et déclenche le questionnement et la réflexion de l'enfant et comment la qualité de l'interaction le motive à participerResumen El presente artículo revisa los estudios de portugués en tándem sobre la calidad de la comunicación y la interacción de los padres y educadores Durante la tarea de colaboración con un niño en edad preescolar. Para estos fines, los artículos en revisión se organizan de las siguientes categorías: autoría del producto; tipo de producto realizado; componentes, materiales y herramientas utilizadas en la realización del producto, la calidad de la interacción, la comunicación verbal, y los factores secundarios y los factores de causa. Los resultados exploratorios indican que los padres y los educadores tienen diferentes aspectos durante la tarea. Además, hemos encontrado diferencias de género que indican que las chicas y los niños pueden experimentar diferentes aprendizajes y experiencias sociales. Los resultados de esta revisión se agregan al cuerpo de conocimiento que indica que la comunicación es un proceso clave para dar cabida a los hijos mientras la calidad de la atracción y la interacción puede provocar que los niños participan.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLVeiga, BrunoFernandes, IsabelSousa, OtíliaFuertes, Marina2020-03-20T13:04:58Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11280porVeiga, B., Fernandes, I., Sousa, O, Fuertes, M. (2019) O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas, Da Investigação às Práticas, 9(2), 46 -72. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.1842182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.184info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:33.560999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
title O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
spellingShingle O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
Veiga, Bruno
Tarefas Colaborativas
Interação
Comunicação
Pais
Educadores
Colaborative Task
Interation
Comunicacion
Parents
Educators
Tâches collaboratives
Interaction
Communication
Éducateurs
Tareas colaborativas
Interacción
Comunicación
Padres
Educadores
title_short O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
title_full O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
title_fullStr O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
title_full_unstemmed O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
title_sort O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas
author Veiga, Bruno
author_facet Veiga, Bruno
Fernandes, Isabel
Sousa, Otília
Fuertes, Marina
author_role author
author2 Fernandes, Isabel
Sousa, Otília
Fuertes, Marina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Bruno
Fernandes, Isabel
Sousa, Otília
Fuertes, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas Colaborativas
Interação
Comunicação
Pais
Educadores
Colaborative Task
Interation
Comunicacion
Parents
Educators
Tâches collaboratives
Interaction
Communication
Éducateurs
Tareas colaborativas
Interacción
Comunicación
Padres
Educadores
topic Tarefas Colaborativas
Interação
Comunicação
Pais
Educadores
Colaborative Task
Interation
Comunicacion
Parents
Educators
Tâches collaboratives
Interaction
Communication
Éducateurs
Tareas colaborativas
Interacción
Comunicación
Padres
Educadores
description O presente artigo apresenta uma revisão dos estudos Tandem nacionais acerca da qualidade da interação e da comunicação de pais e educadores em atividades colaborativas com a criança em idade pré-escolar. Para o efeito, os resultados de todos os artigos publicados são organizados pelas seguintes áreas: autoria do produto; tipo de produto realizado; componentes, materiais e ferramentas usadas na realização do produto; qualidade interativa; comunicação verbal; fatores ligados à criança e fatores ligados ao adulto. Os dados ainda, exploratórios pela dimensão reduzida das amostras, indicam sobretudo que a forma como os Pais atuam é distinta dos Educadores. Igualmente, são encontradas diferenças de género, na medida em que são proporcionadas às meninas e aos meninos distintas oportunidades na realização das tarefas. O corpo de conhecimento acumulado permite compreender como a comunicação facilita e desencadeia a interrogação e a reflexão da criança, e de que forma a qualidade da interação a motiva para participar nesse espaço.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-20T13:04:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11280
url http://hdl.handle.net/10400.21/11280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, B., Fernandes, I., Sousa, O, Fuertes, M. (2019) O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas, Da Investigação às Práticas, 9(2), 46 -72. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.184
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463074308096