Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Marina Filipa Torres
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8739
Resumo: presente relatório de estágio é parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Neste sentido, constitui o reflexo do longo trajeto formativo da mestranda, enquanto professora estagiária, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), articulando três grandes dimensões – teoria, prática e investigação – fundamentais para a docência. Neste documento, são descritas e analisadas as intervenções educativas ao longo de um ano de PES. Esta sustentou-se na mobilização de pressupostos teóricos e legais e de saberes científicos e pedagógicos, adquiridos ao longo da formação inicial, assim como numa atitude consciente, crítica, reflexiva e investigativa, considerando as especificidades de cada contexto escolar. Por outro lado, firmou-se em perspetivas construtivistas, visando a sua atuação na zona proximal de desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para aprendizagens significativas. Assim, valorizou-se, em todas as intervenções, o papel central e ativo dos estudantes na construção do seu conhecimento, tendo o professor, por sua vez, a função de os orientar nesse processo. Este percurso foi constituído por várias etapas – observação, planificação, ação e reflexão –, vistas como um ciclo investigativo, que permitiram o desenvolvimento das capacidades de reflexão, questionamento e busca pela constante melhoria das práticas educativas, tendo como finalidade um ensino e uma educação de qualidade.
id RCAP_6c106b12cab93ff6d49540cc2dcf1e1d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoDesenvolvimento pessoal e profissionalPrática educativa supervisionadaConstrutivismoInvestigação-açãoPersonal and professional developmentSupervised educational practiceConstructivismAction researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopresente relatório de estágio é parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Neste sentido, constitui o reflexo do longo trajeto formativo da mestranda, enquanto professora estagiária, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), articulando três grandes dimensões – teoria, prática e investigação – fundamentais para a docência. Neste documento, são descritas e analisadas as intervenções educativas ao longo de um ano de PES. Esta sustentou-se na mobilização de pressupostos teóricos e legais e de saberes científicos e pedagógicos, adquiridos ao longo da formação inicial, assim como numa atitude consciente, crítica, reflexiva e investigativa, considerando as especificidades de cada contexto escolar. Por outro lado, firmou-se em perspetivas construtivistas, visando a sua atuação na zona proximal de desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para aprendizagens significativas. Assim, valorizou-se, em todas as intervenções, o papel central e ativo dos estudantes na construção do seu conhecimento, tendo o professor, por sua vez, a função de os orientar nesse processo. Este percurso foi constituído por várias etapas – observação, planificação, ação e reflexão –, vistas como um ciclo investigativo, que permitiram o desenvolvimento das capacidades de reflexão, questionamento e busca pela constante melhoria das práticas educativas, tendo como finalidade um ensino e uma educação de qualidade.The present internship report is an integral part of the course of Curriculum Integration: Educational Practice and Internship Report, constituting a partial requirement for the degree of Master in Teaching the 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CBE), by School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. So, it constitutes the reflection about the formative route of the graduate student as an intern teacher, under the extent of Supervised Educational Practice (SEP), articulating three major dimensions - theory, practice and research – which are fundamental for teaching. In this document, educational interventions over a year of SEP are described. This was based on the mobilization of theoretical assumptions and scientific and pedagogical knowledge, achieved throughout the initial training, as well as a conscious, critical, reflective and investigative attitude, considering the specifics of each school context. On the other hand, it relied on constructivist perspectives, aiming its action in the proximal development zone of students, contributing to meaningful learning. Thus, it was appreciated in all interventions, the central and active role of students in building their knowledge, and the teacher, in turn, the function of guiding this process. This path consisted of several steps – observation, planning, action and reflection -, seen as an investigative cycle which allowed the development of capacities for reflection, questioning and search for constant improvement of educational practices, aiming for a quality teaching.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Marina Filipa Torres2016-12-09T12:31:20Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8739TID:201364743porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:31.802591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Cunha, Marina Filipa Torres
Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática educativa supervisionada
Construtivismo
Investigação-ação
Personal and professional development
Supervised educational practice
Constructivism
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Cunha, Marina Filipa Torres
author_facet Cunha, Marina Filipa Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Marina Filipa Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática educativa supervisionada
Construtivismo
Investigação-ação
Personal and professional development
Supervised educational practice
Constructivism
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento pessoal e profissional
Prática educativa supervisionada
Construtivismo
Investigação-ação
Personal and professional development
Supervised educational practice
Constructivism
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description presente relatório de estágio é parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Neste sentido, constitui o reflexo do longo trajeto formativo da mestranda, enquanto professora estagiária, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), articulando três grandes dimensões – teoria, prática e investigação – fundamentais para a docência. Neste documento, são descritas e analisadas as intervenções educativas ao longo de um ano de PES. Esta sustentou-se na mobilização de pressupostos teóricos e legais e de saberes científicos e pedagógicos, adquiridos ao longo da formação inicial, assim como numa atitude consciente, crítica, reflexiva e investigativa, considerando as especificidades de cada contexto escolar. Por outro lado, firmou-se em perspetivas construtivistas, visando a sua atuação na zona proximal de desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para aprendizagens significativas. Assim, valorizou-se, em todas as intervenções, o papel central e ativo dos estudantes na construção do seu conhecimento, tendo o professor, por sua vez, a função de os orientar nesse processo. Este percurso foi constituído por várias etapas – observação, planificação, ação e reflexão –, vistas como um ciclo investigativo, que permitiram o desenvolvimento das capacidades de reflexão, questionamento e busca pela constante melhoria das práticas educativas, tendo como finalidade um ensino e uma educação de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-09T12:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8739
TID:201364743
url http://hdl.handle.net/10400.22/8739
identifier_str_mv TID:201364743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390956011520