O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048 |
Resumo: | Resumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição. |
id |
RCAP_6c34607ecb7b5cf9fe234a9cad9971c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-13722021000200048 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da InfânciaEducação da InfânciaCriança e naturezaEspaços educadoresEstágio Curricular SupervisionadoResumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048Da Investigação às Práticas v.11 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048Pessôa,Sarah BahrBastos,Ivanilda Maria SilvaPadilha,Viviane Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:23Zoai:scielo:S2182-13722021000200048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:31.370322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
title |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
spellingShingle |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância Pessôa,Sarah Bahr Educação da Infância Criança e natureza Espaços educadores Estágio Curricular Supervisionado |
title_short |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
title_full |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
title_fullStr |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
title_full_unstemmed |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
title_sort |
O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância |
author |
Pessôa,Sarah Bahr |
author_facet |
Pessôa,Sarah Bahr Bastos,Ivanilda Maria Silva Padilha,Viviane Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Bastos,Ivanilda Maria Silva Padilha,Viviane Elaine |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessôa,Sarah Bahr Bastos,Ivanilda Maria Silva Padilha,Viviane Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação da Infância Criança e natureza Espaços educadores Estágio Curricular Supervisionado |
topic |
Educação da Infância Criança e natureza Espaços educadores Estágio Curricular Supervisionado |
description |
Resumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas v.11 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137376462700544 |