O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa,Sarah Bahr
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bastos,Ivanilda Maria Silva, Padilha,Viviane Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048
Resumo: Resumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição.
id RCAP_6c34607ecb7b5cf9fe234a9cad9971c6
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722021000200048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da InfânciaEducação da InfânciaCriança e naturezaEspaços educadoresEstágio Curricular SupervisionadoResumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048Da Investigação às Práticas v.11 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048Pessôa,Sarah BahrBastos,Ivanilda Maria SilvaPadilha,Viviane Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:23Zoai:scielo:S2182-13722021000200048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:31.370322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
title O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
spellingShingle O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
Pessôa,Sarah Bahr
Educação da Infância
Criança e natureza
Espaços educadores
Estágio Curricular Supervisionado
title_short O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
title_full O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
title_fullStr O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
title_full_unstemmed O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
title_sort O Nosso Bosque: um relato de relações e descobertas ao encontro da natureza na Educação da Infância
author Pessôa,Sarah Bahr
author_facet Pessôa,Sarah Bahr
Bastos,Ivanilda Maria Silva
Padilha,Viviane Elaine
author_role author
author2 Bastos,Ivanilda Maria Silva
Padilha,Viviane Elaine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessôa,Sarah Bahr
Bastos,Ivanilda Maria Silva
Padilha,Viviane Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação da Infância
Criança e natureza
Espaços educadores
Estágio Curricular Supervisionado
topic Educação da Infância
Criança e natureza
Espaços educadores
Estágio Curricular Supervisionado
description Resumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida como parte do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil de uma acadêmica do 5° ano de Pedagogia da Univille, realizado em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de Joinville, no Brasil. A investigação ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa e descritiva por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras da instituição, com o objetivo de apresentar os relatos das entrevistadas em relação às suas vivências e experiências em um dos espaços externos do CEI: o Bosque. Posteriormente, as falas das professoras foram analisadas à luz de fundamentação teórica. Com a análise, pôde-se concluir que a iniciativa do CEI em questão é algo a ser cultivado e replicado, pois o Bosque, ao aproximar as crianças da natureza, traz diversas possibilidades e contribuições ao cotidiano da instituição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722021000200048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.11 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137376462700544