Mobilidade urbana : alternativas à utilização do transporte particular nos centros urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João Pedro Bailadeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44703
Resumo: No âmbito do presente estudo, tenta-se sensibilizar para o problema da poluição, que se encontra cada vez mais na ordem do dia, com o intuito alertar para os perigos de uma utilização excessiva do automóvel particular, visando modificar os comportamentos das sociedades e dos indivíduos que as compõem em benefício do meio ambiente, ao mesmo tempo que se incute uma maior sensibilização social acerca da deterioração do ambiente e de comportamentos nocivos para a população. Cabe ao Direito Administrativo, desenvolver e intervir ativamente na criação de políticas públicas cujo principal objetivo seja o de concretizar e assegurar a aplicação de leis e regulamentos europeus com vista ao desenvolvimento de um conjunto de comportamentos que permitam resolver os problemas que hoje em dia estão em destaque, nomeadamente, a questão ambiental. A utilização abusiva e muitas vezes injustificada do automóvel para todas e quaisquer deslocações, faz deste, o meio de transporte o de eleição da grande maioria das pessoas, fazendo depender dele a mobilidade. Para mudar esta situação, fazendo despertar as pessoas para a utilização de outras formas de mobilidade, é necessário criar alternativas económicas, confortáveis, fiáveis para fazer face à utilização dos automóveis reduzindo ao máximo a circulação destes nos centros urbanos devido às consequências nocivas e prejudiciais ao meio ambiente que se encontram inerentes à sua circulação. Promoção da atividade física, a criação de transportes públicos mais eficientes, bem como melhorar a acessibilidade aos mesmos, entre outras alternativas que permitem assegurar a mobilidade nos centros urbanos, possibilitam alcançar um melhor ambiente e uma melhor qualidade do ar respirável nos centros urbanos, cumprindo assim com as normas ambientais impostas pela União Europeia, beneficiando delas os utilizadores das áreas urbanas bem como os que nelas residem. Existem programas europeus que sujeitam grande parte das cidades na Europa, com um conjunto de medidas restritivas, aplicáveis por etapas, no que à emissão de gases nocivos para a atmosfera dizem respeito. Com estas medidas e com a sua aplicação fracionada é possível promover a mudança de mentalidades de forma gradual e definitiva, pois de outra forma seria impossível conseguir moderar um comportamento que se encontra tão enraizado.
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Cabe ao Direito Administrativo, desenvolver e intervir ativamente na criação de políticas públicas cujo principal objetivo seja o de concretizar e assegurar a aplicação de leis e regulamentos europeus com vista ao desenvolvimento de um conjunto de comportamentos que permitam resolver os problemas que hoje em dia estão em destaque, nomeadamente, a questão ambiental. A utilização abusiva e muitas vezes injustificada do automóvel para todas e quaisquer deslocações, faz deste, o meio de transporte o de eleição da grande maioria das pessoas, fazendo depender dele a mobilidade. Para mudar esta situação, fazendo despertar as pessoas para a utilização de outras formas de mobilidade, é necessário criar alternativas económicas, confortáveis, fiáveis para fazer face à utilização dos automóveis reduzindo ao máximo a circulação destes nos centros urbanos devido às consequências nocivas e prejudiciais ao meio ambiente que se encontram inerentes à sua circulação. Promoção da atividade física, a criação de transportes públicos mais eficientes, bem como melhorar a acessibilidade aos mesmos, entre outras alternativas que permitem assegurar a mobilidade nos centros urbanos, possibilitam alcançar um melhor ambiente e uma melhor qualidade do ar respirável nos centros urbanos, cumprindo assim com as normas ambientais impostas pela União Europeia, beneficiando delas os utilizadores das áreas urbanas bem como os que nelas residem. Existem programas europeus que sujeitam grande parte das cidades na Europa, com um conjunto de medidas restritivas, aplicáveis por etapas, no que à emissão de gases nocivos para a atmosfera dizem respeito. Com estas medidas e com a sua aplicação fracionada é possível promover a mudança de mentalidades de forma gradual e definitiva, pois de outra forma seria impossível conseguir moderar um comportamento que se encontra tão enraizado.In the scope of the present study, an attempt is made to raise awareness of the problem of pollution that is increasingly on the agenda, with the aim of modifying the behavior of societies and individuals that compose them for the benefit of the environment, at the same time social awareness of the deterioration of the environment and harmful behavior. It is up to Administrative Law to actively develop and intervene in the creation of public policies whose main objective is to achieve and ensure the application of European laws and regulations in order to develop a set of behaviors that allow to solve the problems that nowadays are in highlighting, in particular, the environmental issue. The abusive and often unjustified use of the car for any and all journeys makes this the means of transport of choice for the vast majority of people, making mobility dependent on it. In order to change this situation, by encouraging people to use other forms of mobility, it is necessary to create economic, comfortable and reliable alternatives to the use of cars, reducing their movement in urban centers as much as possible because of the harmful and detrimental consequences environment that are inherent to its circulation. The promotion of physical activity, the creation of more efficient public transport, as well as improved accessibility, among other alternatives to ensure mobility in urban centers, make it possible to achieve a better environment and a better quality of breathable air in urban centers, environmental standards imposed by the European Union, benefiting users of urban areas as well as those living in them. There are European programs which subject most cities to Europe, with a set of restrictive measures, applicable in stages, concerning the emission of harmful gases into the atmosphere. With these measures and their fractional application it is possible to promote a change of mentalities in a gradual and definitive way, otherwise it would be impossible to moderate a behavior that is so ingrained.Lopes, Pedro MonizRepositório da Universidade de LisboaPinto, João Pedro Bailadeira2020-10-29T11:30:27Z2020-06-052020-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:13.619118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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