Impacto da gestão de qualidade e da inovação no desempenho organizacional da indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Arzelinda Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16205
Resumo: Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
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spelling Impacto da gestão de qualidade e da inovação no desempenho organizacional da indústria farmacêuticaGestão de qualidadeInovaçãoDesempenho organizacionalIndústria farmacêuticaVantagem competitivaQuality managementInnovationOrganizational performancePharmaceutical industryCompetitive advantageMestrado em Controlo de Gestão e dos NegóciosA inovação constitui-se o elemento-chave para a melhoria de desempenho das organizações, na medida em que permite agregar valor aos produtos, diferenciá-los dos restantes e aceder a novos conhecimentos e mercados, permite melhorar os processos, diferenciar os produtos/serviços face aos concorrentes, constituindo-se, deste modo, num fator dinamizador da rendibilidade organizacional. A Gestão da Qualidade tem sido amplamente aceite como um modelo de gestão que reforça as vantagens competitivas das organizações que o implementam com sucesso. Contudo, as condições de mercado alteram-se frequentemente e as organizações têm que se adaptar, mantendo a qualidade e, simultaneamente, tornarem-se flexíveis, possuindo capacidade de resposta e criatividade, o que significa serem inovadoras. Perante tal panorama, as organizações têm de inovar, oferecendo aos seus clientes produtos inovadores e de alta qualidade, de forma a antecipar e satisfazer as necessidades do mercado, e, por conseguinte, fazer uso racional dos recursos, o que leva a que a inovação seja um dos conceitos atuais mais importantes para a conjuntura económica. Neste contexto, esta investigação tem como principal objetivo analisar o impacto da Gestão de Qualidade e da Inovação na Indústria Farmacêutica. Neste sentido foram aplicados questionários às 89 organizações distribuídas por todo o país, como instrumento de recolha de dados. A sustentação deste trabalho baseou-se inicialmente numa revisão da literatura, tendo como incidência o recurso a livros, artigos científicos e algumas bases de dados como a SABI e o Google Académico, fazendo-se assim um enquadramento teórico dos conceitos relacionados. Do estudo efetuado foi analisado o impacto da gestão de qualidade e da inovação, tendo-se confirmado existir um impacto direto destas duas dimensões no desempenho organizacional da Indústria Farmacêutica. Os resultados obtidos revelaram que o modelo conceptual apresenta confiabilidade e qualidade para dar resposta às questões e aos objetivos do estudo, permitindo assim concluir que tanto a qualidade como a inovação contribuem positivamente para o desempenho organizacional.The innovation constitutes the key element for the improvement of the organizations performance, as far as it allows to add value to the products, distinguish them from the remnant and gain access to a whole new range of insight and markets, enhance procedures, differentiate products/services opposed to the competition, thereby becoming a driving element of corporate profitability. The innovation process of the pharmaceutical industry sets the trend of the competitive dynamic of the sector. It expresses itself through the assorted operations and complex functions, which interact together in a process of simultaneous fluctuations. The Quality Management has been largely accepted as a management model that reinforces the competitive advantages of the companies that successfully implement it. However, the market conditions change constantly and companies must adapt, keeping their quality standards and, simultaneously, becoming flexible, having both delivery capacity and creativity, which means being inventive. Given the scenery, companies must innovate, offering ground breaking, high quality products, in order to anticipate and satisfy all the market demands and, consequently, make a rational use of the resources, which makes the innovation one of the most important current concepts as to the economic juncture. In this context, this investigation has as its’ core objective analysing the impact of the Quality Management and the Innovation of the Pharmaceutical Industry. In this regard, enquires where carried within 89 companies throughout the country, as data compilation tool. This work was initially sustained by literature review, based on resourced books, scientific articles and some data bases such as SABI and Academic Google, which allowed to sample the presented conceptual framework. Through the undertaken study, the Management Quality’s impact and the innovation were analysed, and it confirmed to have a direct impact from these two dimensions on the organizational performance. The achieved results disclosed that the conceptual model presents reliability and quality to meet the queries and purposes of the study, thus allowing to conclude that the quality, as much as the innovation, both contribute positively for the organizational performance.ISCALAntunes, Marina GodinhoRCIPLLopes, Arzelinda Jesus2023-06-02T18:21:00Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:47.032235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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