Comportamento do telespectador do big brother VIP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11443 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Comportamento do telespectador do big brother VIPAtributos do ProgramaComportamento do TelespectadorBig Brother VIPMotivos BásicosUsos e GratificaçõesProgram AttributesBasic MotivesTeleviewer BehaviorUses and GratificationsMestrado em MarketingAs emissoras de televisão sustentam o seu negócio na entrega de audiências aos anunciantes. Conhecer o comportamento do telespectador permite desenvolver melhor a oferta televisiva, alcançar maiores audiências e aumentar o valor que os anunciantes estarão dispostos a pagar pela sua atenção. Esta investigação aborda um programa do género reality show, o qual consiste na exposição da vida de outras pessoas, com o propósito de entreter o espectador. Em Portugal, o programa Big Brother acabou com a hegemonia da SIC sobre o mercado televisivo português e ajudou a consolidar a programação da TVI, tornando o terceiro player do mercado no líder nacional. Hoje, estas duas maiores empresas de televisão batalham novamente pela liderança de audiências no mercado em horário nobre. O Big Brother VIP foi a maneira que a TVI encontrou para competir com a bem-sucedida novela Dancin' Days, da SIC. Este estudo permitiu perceber que o consumidor pretende gratificar as suas necessidades por autenticidade e voyeurismo. Gosta de comédia e interacção social entre concorrentes e abomina manipulação. Foi ainda analisado o comportamento do espectador regular, o que influencia o consumo das Galas de Expulsão e de Nomeações e o que condiciona as gratificações do espectador ao ver o programa. Identificaram-se, ainda, quatro perfis do consumidor e o concorrente ideal foi descrito como sendo leal, sociável e divertido, preocupado com o bem-estar do grupo, curioso, ambicioso, orientado para a família, que não dependa de terceiros para ser feliz, saiba viver humildemente, saudável, ascético, com tendências igualitaristas, auto-confiante e cooperante.Television broadcasting companies sustain their business by delivering audiences to advertisers. Knowing audience behavior allows them to better develop the television offer, to attain higher audiences and to increase the value marketers are willing to pay for televiewers attention. This research approaches a reality show television programme which aims to explore the lives of other people in an entertaining manner for the viewer. Portuguese Big Brother ended up with SIC's hegemony over the portuguese television market and helped to consolidate TVI's schedule based on popular information and national drama fiction (novella) which turned the third television player into the national leader. Today these two biggest broadcasting companies are again battling over leadership of primetime's ratings. Big Brother VIP was the way that TVI found to compete against the well succeeded SIC's novella Dancin' Days. This study allowed to access the way the televiewer reacts to the show and made it possible to understand that the consumer wants to gratify its authenticity and voyeuristic needs. He/she likes comedy and social interaction between contestants and abominates manipulation. The results allowed to understand the regular viewer's behavior, what makes people watch the eviction and nominating shows and what influences the gratifications sought by watching the show. There were obtained four viewer profiles as well and the ideal contestant was defined as loyal, sociable and funny, concerned with others well-being, curious, ambitious, family-oriented, don't depends on others to be happy, humble, healthy, ascetic and denotes egalitarian tendencies.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaRosa, Pedro Henrique Alves da2016-04-26T09:08:39Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11443porRosa, Pedro Henrique Alves da (2013). "Comportamento do telespectador do big brother VIP". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:43Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:45.191860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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