Introdução ao marketing em medicina veterinária : estudo de casos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5918 |
Resumo: | Marketing define-se globalmente como sendo o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento de venda de um produto, bem ou serviço. A função de Marketing e Comunicação é uma realidade cada vez mais institucionalizada nos serviços de saúde. Aqui, o marketing ocupa também um papel fundamental, sendo ainda um tema desconhecido para muitos profissionais, mas desde já uma ferramenta valiosa no auxílio da captação e manutenção de clientes. Na área da saúde animal, o marketing é também desconhecido para muitos e ignorado por outros. Sendo este um mercado altamente concorrencial, os Médicos Veterinários deverão procurar saber algo mais acerca de marketing. Desta forma sentirão a necessidade de implementar planos de marketing no seu CAMV, optimizando o seu trabalho e rentabilizando da melhor forma o seu espaço. Foi realizado um estudo piloto, que incidiu sobre 32 CAMV com características diferentes e de diversas zonas do país, procurando entender as diversas realidades que os Médicos Veterinários sentem. Procurou-se ainda entender quais as limitações que estes sentem na realização de marketing. Todos os inquiridos consideraram este ser uma ferramenta importante, mas apenas 88% destes consideraram que o Marketing estaria ligado à sua carteira de clientes. Sendo este um estudo piloto e com todas as limitações existentes, não foi possível tirar muitas conclusões, verificando-se desde já o crescente interesse por parte dos profissionais nesta área. Recomenda-se a realização de mais estudos, com maior amostragem. |
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Introdução ao marketing em medicina veterinária : estudo de casosMESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA VETERINÁRIAMARKETINGSAÚDEFIDELIZAÇÃO DE CLIENTESVETERINÁRIAMEDICINA VETERINÁRIAMARKETINGHEALTHCUSTOMER LOYALTYVETERINARY MEDICINEMarketing define-se globalmente como sendo o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento de venda de um produto, bem ou serviço. A função de Marketing e Comunicação é uma realidade cada vez mais institucionalizada nos serviços de saúde. Aqui, o marketing ocupa também um papel fundamental, sendo ainda um tema desconhecido para muitos profissionais, mas desde já uma ferramenta valiosa no auxílio da captação e manutenção de clientes. Na área da saúde animal, o marketing é também desconhecido para muitos e ignorado por outros. Sendo este um mercado altamente concorrencial, os Médicos Veterinários deverão procurar saber algo mais acerca de marketing. Desta forma sentirão a necessidade de implementar planos de marketing no seu CAMV, optimizando o seu trabalho e rentabilizando da melhor forma o seu espaço. Foi realizado um estudo piloto, que incidiu sobre 32 CAMV com características diferentes e de diversas zonas do país, procurando entender as diversas realidades que os Médicos Veterinários sentem. Procurou-se ainda entender quais as limitações que estes sentem na realização de marketing. Todos os inquiridos consideraram este ser uma ferramenta importante, mas apenas 88% destes consideraram que o Marketing estaria ligado à sua carteira de clientes. Sendo este um estudo piloto e com todas as limitações existentes, não foi possível tirar muitas conclusões, verificando-se desde já o crescente interesse por parte dos profissionais nesta área. Recomenda-se a realização de mais estudos, com maior amostragem.Marketing is defined as a set of techniques and methodologies for the development of selling a product, good or service. The role of Marketing and Communication is an increasingly institutionalized reality in health services. Here marketing also plays a key role in spite of being still an unknown issue for many professionals, but is already a valuable tool in helping to attract and retain customers. In animal health area marketing is also unknown to many and ignored by others. Since this is a highly competitive market the Veterinarians should seek to know more about this subject. Thus feel the need to implement marketing plans in your CAMV optimizing their job and maximizing the most out of your space. A pilot study was made which focused on 32 CAMV with different characteristics and from diverse parts of the country trying to understand the different realities that veterinarians feel. We also sought to understand what limitations they feel in performing marketing. All respondents considered this to be an important tool, but only 88% of these felt that marketing would be linked to its client portfolio. Since this is a pilot study with a lot of existing limitations, it was not possible to draw many conclusions. Nevertheless we have verified an already growing interest from professionals in this area. Further studies with larger samples are recommended.2015-01-20T14:39:44Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5918TID:201253488porPinto, Miguel Filipe Albuquerque Fernandes de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:37Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:19.975621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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