Introdução ao marketing em medicina veterinária : estudo de casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Miguel Filipe Albuquerque Fernandes de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5918
Resumo: Marketing define-se globalmente como sendo o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento de venda de um produto, bem ou serviço. A função de Marketing e Comunicação é uma realidade cada vez mais institucionalizada nos serviços de saúde. Aqui, o marketing ocupa também um papel fundamental, sendo ainda um tema desconhecido para muitos profissionais, mas desde já uma ferramenta valiosa no auxílio da captação e manutenção de clientes. Na área da saúde animal, o marketing é também desconhecido para muitos e ignorado por outros. Sendo este um mercado altamente concorrencial, os Médicos Veterinários deverão procurar saber algo mais acerca de marketing. Desta forma sentirão a necessidade de implementar planos de marketing no seu CAMV, optimizando o seu trabalho e rentabilizando da melhor forma o seu espaço. Foi realizado um estudo piloto, que incidiu sobre 32 CAMV com características diferentes e de diversas zonas do país, procurando entender as diversas realidades que os Médicos Veterinários sentem. Procurou-se ainda entender quais as limitações que estes sentem na realização de marketing. Todos os inquiridos consideraram este ser uma ferramenta importante, mas apenas 88% destes consideraram que o Marketing estaria ligado à sua carteira de clientes. Sendo este um estudo piloto e com todas as limitações existentes, não foi possível tirar muitas conclusões, verificando-se desde já o crescente interesse por parte dos profissionais nesta área. Recomenda-se a realização de mais estudos, com maior amostragem.
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