Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15866 |
Resumo: | Relatório de Prática de Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_6d8e9789fad21a1af31c73070af7238c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infânciaAutonomiaCriatividadeIndependênciaJardim de infânciaQuotidianoAutonomyCreativityIndependenceKindergartenEverydayRelatório de Prática de Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo tem como objetivo a análise reflexiva da intervenção, apresentação de uma investigação decorrente de uma problemática observada numa sala de Jardim de Infância (JI) e, por último, a construção da profissionalidade docente como educadora de infância em contexto. Assim, este relatório pode ser estruturado em duas partes, sendo que a primeira é dedicada à caracterização (meio envolvente, contexto socioeducativo, equipa educativa, ambiente educativo e crianças) e à análise reflexiva da intervenção em JI. A segunda parte contempla a investigação neste contexto, o capítulo dedicado à construção da profissionalidade docente e às considerações finais. A investigação, por sua vez, decorre de uma problemática emergente da observação e interação com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A problemática emergente é denominada como A relação da autonomia com a criatividade, a partir da qual foram elaborados três objetivos de investigação, a saber: i) compreender a relação entre autonomia e a capacidade de resolução de problema;, ii) compreender em que medida as rotinas contribuem para a construção da autonomia; iii) o exercício da autonomia com a liberdade vs. limites. Na revisão bibliográfica procurei mobilizar autores numa perspetiva adequada e pertinente para a problemática escolhida. Esta investigação classifica-se como qualitativa, tendo sido utilizadas notas de campo enquanto estratégias metodológicas. As principais conclusões apontam para a importância do estabelecimento de limites para o exercício da liberdade individual e da capacidade criativa de resolução de problemas e para o contributo positivo das rotinas para a construção da autonomia.Abstract This report is carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II (PPS II), in the context of the Master in Pre-School Education. The same has as objective the reflexive analysis of the intervention, presentation of an investigation resulting from a problem observed in a room of Kindergarten (JI) and, finally, the construction of the teacher's professionalism as a kindergarten teacher in context. Thus, this report can be structured in two parts, the first of which is dedicated to the characterization (environment, socio-educational context, educational team, educational environment and children) and to a reflective analysis of the intervention in JI. The second part includes the investigation in this context, the chapter dedicated to the construction of teaching professionalism and the final considerations. The investigation, in turn, stems from an emerging issue of observation and interaction with a group of children aged between 3 and 5 years. The emerging problem is called The relationship between autonomy and creativity, from which three research objectives were elaborated, namely: i) understanding the relationship between autonomy and the ability to solve problems;, ii) understanding to what extent routines contribute to the construction of autonomy; iii) the exercise of autonomy with freedom vs. Limits. In the literature review, I tried to mobilize authors in an adequate and relevant perspective for the chosen issue. This investigation is classified as qualitative, having been used field notes as methodological strategies. The main conclusions point to the importance of establishing limits for the exercise of individual freedom and the creative ability to solve problems and for the positive contribution of routines to the construction of autonomy.Toledo, LeonorRCIPLGodinho, Sofia Bugalho2023-04-03T09:23:24Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15866TID:203195060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.868569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
title |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
spellingShingle |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância Godinho, Sofia Bugalho Autonomia Criatividade Independência Jardim de infância Quotidiano Autonomy Creativity Independence Kindergarten Everyday |
title_short |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
title_full |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
title_fullStr |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
title_sort |
Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância |
author |
Godinho, Sofia Bugalho |
author_facet |
Godinho, Sofia Bugalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Toledo, Leonor RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Sofia Bugalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia Criatividade Independência Jardim de infância Quotidiano Autonomy Creativity Independence Kindergarten Everyday |
topic |
Autonomia Criatividade Independência Jardim de infância Quotidiano Autonomy Creativity Independence Kindergarten Everyday |
description |
Relatório de Prática de Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-19 2022-07-19T00:00:00Z 2023-04-03T09:23:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15866 TID:203195060 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15866 |
identifier_str_mv |
TID:203195060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133507016982528 |