Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Diana Beatriz Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18269
Resumo: O presente Relatório de Estágio denominado Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia reflete a identidade profissional docente construída e adquirida ao longo da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A Prática Educativa Supervisionada é o momento mais aguardado em que todo o conhecimento científico-pedagógico adquirido durante os anos de formação se articula com a prática, com a realidade de cada contexto educativo. Neste sentido, este documento inclui uma perspetiva descritiva de todo o percurso desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada por uma análise crítico-reflexiva sustentada nas pedagogias específicas de cada nível de ensino, e assente nos princípios basilares da Educação. A importância do docente investigador revela-se ainda na componente investigativa do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, competência indispensável para a sociedade do século XXI. Saliente-se, por fim, que, em tempos árduos marcados pela incerteza e pela dúvida, alternando entre os regimes de ensino presencial e à distância face à conjuntura atual, a colaboração e a cooperação entre o grupo pedagógico, os supervisores institucionais, as docentes cooperantes e toda a comunidade escolar da instituição de estágio revelaram-se uma base importantíssima nesta aprendizagem partilhada.
id RCAP_6da903b88cbc64cc0eaa2c15784df2e7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemiaPrática de ensino supervisionadaColaboraçãoCooperaçãoReflexãoInvestigaçãoPensamento críticoSupervised teaching practiceCollaborationCooperationReflectionResearchCritical thinkingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio denominado Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia reflete a identidade profissional docente construída e adquirida ao longo da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A Prática Educativa Supervisionada é o momento mais aguardado em que todo o conhecimento científico-pedagógico adquirido durante os anos de formação se articula com a prática, com a realidade de cada contexto educativo. Neste sentido, este documento inclui uma perspetiva descritiva de todo o percurso desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada por uma análise crítico-reflexiva sustentada nas pedagogias específicas de cada nível de ensino, e assente nos princípios basilares da Educação. A importância do docente investigador revela-se ainda na componente investigativa do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, competência indispensável para a sociedade do século XXI. Saliente-se, por fim, que, em tempos árduos marcados pela incerteza e pela dúvida, alternando entre os regimes de ensino presencial e à distância face à conjuntura atual, a colaboração e a cooperação entre o grupo pedagógico, os supervisores institucionais, as docentes cooperantes e toda a comunidade escolar da instituição de estágio revelaram-se uma base importantíssima nesta aprendizagem partilhada.This Internship Report entitled A shared learning: learning eye-to-eye in time of pandemic reflects the professional teaching identity built and acquired throughout the curricular unit of Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic of Porto. The Supervised Educational Practice is the most awaited moment in which all the scientific-pedagogical knowledge acquired during the years of training is articulated with practice, with the reality of each educational context. In this sense, this document includes a descriptive overview of the process developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, accompanied by a critical-reflective analysis based on the specific pedagogies of each educational level, and based on the founding principles of Education. The importance of the teacher-researcher is also revealed in the research dimension for the development of critical thinking capacities, an invaluable competence for the society of the 21st century. Finally, it should be noted that, in arduous times marked by uncertainty and doubt, alternating between face-to-face and distance learning regimes in view of the current situation, the collaboration and cooperation between the pedagogical group, the institutional supervisors, the cooperating teachers and the entire school community of the internship institution proved to be an extremely important basis for this shared learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Carla Patrícia da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Diana Beatriz Faria2021-08-31T13:39:03Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18269TID:202776204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:24Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:56.355262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
title Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
spellingShingle Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
Rocha, Diana Beatriz Faria
Prática de ensino supervisionada
Colaboração
Cooperação
Reflexão
Investigação
Pensamento crítico
Supervised teaching practice
Collaboration
Cooperation
Reflection
Research
Critical thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
title_full Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
title_fullStr Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
title_full_unstemmed Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
title_sort Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia
author Rocha, Diana Beatriz Faria
author_facet Rocha, Diana Beatriz Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Diana Beatriz Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Colaboração
Cooperação
Reflexão
Investigação
Pensamento crítico
Supervised teaching practice
Collaboration
Cooperation
Reflection
Research
Critical thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Colaboração
Cooperação
Reflexão
Investigação
Pensamento crítico
Supervised teaching practice
Collaboration
Cooperation
Reflection
Research
Critical thinking
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio denominado Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia reflete a identidade profissional docente construída e adquirida ao longo da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A Prática Educativa Supervisionada é o momento mais aguardado em que todo o conhecimento científico-pedagógico adquirido durante os anos de formação se articula com a prática, com a realidade de cada contexto educativo. Neste sentido, este documento inclui uma perspetiva descritiva de todo o percurso desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada por uma análise crítico-reflexiva sustentada nas pedagogias específicas de cada nível de ensino, e assente nos princípios basilares da Educação. A importância do docente investigador revela-se ainda na componente investigativa do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, competência indispensável para a sociedade do século XXI. Saliente-se, por fim, que, em tempos árduos marcados pela incerteza e pela dúvida, alternando entre os regimes de ensino presencial e à distância face à conjuntura atual, a colaboração e a cooperação entre o grupo pedagógico, os supervisores institucionais, as docentes cooperantes e toda a comunidade escolar da instituição de estágio revelaram-se uma base importantíssima nesta aprendizagem partilhada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31T13:39:03Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18269
TID:202776204
url http://hdl.handle.net/10400.22/18269
identifier_str_mv TID:202776204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131469086457856