A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, César Oliveira Sousa Lapa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11781
Resumo: Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
id RCAP_6db77f6410e74a49e10a418d639021dc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital onlineEstratégia de pricingPay what you wantCusto-volume-resultadoConteúdo digital onlinePricing strategyOnline digital contentCost-volume-profitFinançasVersão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)O objetivo do presente estudo é verificar se a adoção de uma estratégia de pricing Pay What You Want pode ser mais adequada para o mercado de distribuição de conteúdo digital online. Verificámos que uma estratégia de pricing é tão mais adequada quanto maior for o seu potencial para, entre outros aspetos, proporcionar uma receita superior às empresas. Para verificar a adequação da estratégia Pay What You Want foi aplicado um inquérito online a uma amostra de conveniência para avaliar a intenção de compra e o preço de reserva para um conjunto de produtos digitais. Isto permitiu verificar que, em determinados casos, esta estratégia pode conduzir a resultados superiores através de uma redução dos montantes individuais pagos, que é compensada por um aumento no número de compradores. Este estudo vem salientar a importância para o controlo de gestão de analisar o impacto das decisões sobre políticas de preço.The purpose of this study is to verify if the Pay What You Want pricing strategy can be a best-fit for the online digital content industry. It was possible to observe throughout this study that a pricing strategy is the most adequate if, amongst other aspects, it can provide a higher revenue for the businesses. In order to verify the adequacy of the Pay What You Want pricing strategy, it was applied an online survey to a convenience sample, which was inquired about the intent to buy and the willingness to pay for a set of online digital products. The results allowed us to conclude that, in some cases, this strategy can lead to higher results for the businesses through a reduction of the individual amounts paid which are offset by an increase in the number of potential buyers. This study highlights the importance for management control of analysing the impact of the decisions related to pricing in the results of the company.Silva, Amélia Cristina Ferreira daTorres, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarros, César Oliveira Sousa Lapa2018-07-27T14:06:34Z2017-10-172017-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11781TID:201956543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:07.323225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
title A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
spellingShingle A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
Barros, César Oliveira Sousa Lapa
Estratégia de pricing
Pay what you want
Custo-volume-resultado
Conteúdo digital online
Pricing strategy
Online digital content
Cost-volume-profit
Finanças
title_short A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
title_full A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
title_fullStr A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
title_full_unstemmed A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
title_sort A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
author Barros, César Oliveira Sousa Lapa
author_facet Barros, César Oliveira Sousa Lapa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Amélia Cristina Ferreira da
Torres, Ana Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, César Oliveira Sousa Lapa
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de pricing
Pay what you want
Custo-volume-resultado
Conteúdo digital online
Pricing strategy
Online digital content
Cost-volume-profit
Finanças
topic Estratégia de pricing
Pay what you want
Custo-volume-resultado
Conteúdo digital online
Pricing strategy
Online digital content
Cost-volume-profit
Finanças
description Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
2017-10-17T00:00:00Z
2018-07-27T14:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11781
TID:201956543
url http://hdl.handle.net/10400.22/11781
identifier_str_mv TID:201956543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415372103680