A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11781 |
Resumo: | Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) |
id |
RCAP_6db77f6410e74a49e10a418d639021dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11781 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital onlineEstratégia de pricingPay what you wantCusto-volume-resultadoConteúdo digital onlinePricing strategyOnline digital contentCost-volume-profitFinançasVersão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)O objetivo do presente estudo é verificar se a adoção de uma estratégia de pricing Pay What You Want pode ser mais adequada para o mercado de distribuição de conteúdo digital online. Verificámos que uma estratégia de pricing é tão mais adequada quanto maior for o seu potencial para, entre outros aspetos, proporcionar uma receita superior às empresas. Para verificar a adequação da estratégia Pay What You Want foi aplicado um inquérito online a uma amostra de conveniência para avaliar a intenção de compra e o preço de reserva para um conjunto de produtos digitais. Isto permitiu verificar que, em determinados casos, esta estratégia pode conduzir a resultados superiores através de uma redução dos montantes individuais pagos, que é compensada por um aumento no número de compradores. Este estudo vem salientar a importância para o controlo de gestão de analisar o impacto das decisões sobre políticas de preço.The purpose of this study is to verify if the Pay What You Want pricing strategy can be a best-fit for the online digital content industry. It was possible to observe throughout this study that a pricing strategy is the most adequate if, amongst other aspects, it can provide a higher revenue for the businesses. In order to verify the adequacy of the Pay What You Want pricing strategy, it was applied an online survey to a convenience sample, which was inquired about the intent to buy and the willingness to pay for a set of online digital products. The results allowed us to conclude that, in some cases, this strategy can lead to higher results for the businesses through a reduction of the individual amounts paid which are offset by an increase in the number of potential buyers. This study highlights the importance for management control of analysing the impact of the decisions related to pricing in the results of the company.Silva, Amélia Cristina Ferreira daTorres, Ana IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBarros, César Oliveira Sousa Lapa2018-07-27T14:06:34Z2017-10-172017-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11781TID:201956543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:07.323225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
title |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
spellingShingle |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online Barros, César Oliveira Sousa Lapa Estratégia de pricing Pay what you want Custo-volume-resultado Conteúdo digital online Pricing strategy Online digital content Cost-volume-profit Finanças |
title_short |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
title_full |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
title_fullStr |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
title_full_unstemmed |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
title_sort |
A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online |
author |
Barros, César Oliveira Sousa Lapa |
author_facet |
Barros, César Oliveira Sousa Lapa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Amélia Cristina Ferreira da Torres, Ana Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, César Oliveira Sousa Lapa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de pricing Pay what you want Custo-volume-resultado Conteúdo digital online Pricing strategy Online digital content Cost-volume-profit Finanças |
topic |
Estratégia de pricing Pay what you want Custo-volume-resultado Conteúdo digital online Pricing strategy Online digital content Cost-volume-profit Finanças |
description |
Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-17 2017-10-17T00:00:00Z 2018-07-27T14:06:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11781 TID:201956543 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11781 |
identifier_str_mv |
TID:201956543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131415372103680 |