As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/54890 |
Resumo: | O presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização. |
id |
RCAP_6dd438c7d33926c898d5067fb9a4354b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54890 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da HistóriaVisita de estudoTrabalho de campoGeografia - EnsinoHistória - EnsinoO presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/54890porLeal, Daniela Filipa Ruasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:34:39Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/54890Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:04:21.584673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
title |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
spellingShingle |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História Leal, Daniela Filipa Ruas Visita de estudo Trabalho de campo Geografia - Ensino História - Ensino |
title_short |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
title_full |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
title_fullStr |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
title_full_unstemmed |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
title_sort |
As saídas de estudo na aprendizagem da Geografia e da História |
author |
Leal, Daniela Filipa Ruas |
author_facet |
Leal, Daniela Filipa Ruas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Daniela Filipa Ruas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Visita de estudo Trabalho de campo Geografia - Ensino História - Ensino |
topic |
Visita de estudo Trabalho de campo Geografia - Ensino História - Ensino |
description |
O presente relatório tem o intuito de tentar mostrar a importância que as saídas de estudo podem ter no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Para além desta temática central, podemos encontrar capítulos exclusivamente dedicados à diferenciação entre os termos" saída de estudo", "visitas de estudo" e" trabalho de campo", sempre com a preocupação de tentar mostrar a diversidade de actividades por que se podem optar ao longo de um ano lectivo; e, sobretudo, as diferenças que nelas existem, para evitar a confusão da aplicação do mesmo termo para estratégias distintas. Este trabalho é apoiado por uma parte empírica que foi realizada ao longo do ano lectivo 2009/2010 e que se baseia numa saída de estudo realizada a uma turma do Curso Profissional de Técnicos de Turismo do 11° ano, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves. Para acrescentar mais ao interesse nesta saída, e para além de comprovar a sua importância e o quanto é significativa para os discentes, teve também o intuito de proporcionar novas estratégias, para alunos que, na sua maioria, apresentam um percurso de insucesso escolar e de desinteresse recorrente em relação às actividades lectivas. Concluí-se, através deste trabalho, a enorme importância da realização deste tipo de actividades, que têm de ter por trás uma boa planificação, reconhecendo no entanto a existência de muitos obstáculos, burocráticos e/ou logísticos, que muitas vezes limitam a sua elaboração e a sua concretização. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/54890 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/54890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135967865470977 |