Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Regina Filipa de Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11590
Resumo: Neste relatório pretendemos apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças, em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Procurámos compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos, no quadro de um trabalho de parceria entre a instituição pré-escolar e as famílias em ordem à construção de uma aprendizagem de qualidade. Nesta linha, procedemos à revisão da literatura, à caraterização de ambiente educativo e ao desenvolvimento de quatro experiências de ensino-aprendizagem, as quais partindo do conhecimento do mundo possibilitaram uma abordagem globalizante e integrada de diferentes e áreas e domínios de conteúdo. Os resultados deste trabalho permitem perceber as oportunidades criadas para que as crianças pudessem (inter)agir e progredir, com vista a uma conquista progressiva de autonomia, afirmação e inserção social. Os recursos disponíveis ao nível da instituição e da comunidade foram uma importante mais-valia para que as crianças melhor pudessem compreender, aprender e exercer a sua cidadania.
id RCAP_6e0c58baa714c48a561d8e961148d287
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPedagogia participativaAprendizagemNeste relatório pretendemos apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças, em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Procurámos compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos, no quadro de um trabalho de parceria entre a instituição pré-escolar e as famílias em ordem à construção de uma aprendizagem de qualidade. Nesta linha, procedemos à revisão da literatura, à caraterização de ambiente educativo e ao desenvolvimento de quatro experiências de ensino-aprendizagem, as quais partindo do conhecimento do mundo possibilitaram uma abordagem globalizante e integrada de diferentes e áreas e domínios de conteúdo. Os resultados deste trabalho permitem perceber as oportunidades criadas para que as crianças pudessem (inter)agir e progredir, com vista a uma conquista progressiva de autonomia, afirmação e inserção social. Os recursos disponíveis ao nível da instituição e da comunidade foram uma importante mais-valia para que as crianças melhor pudessem compreender, aprender e exercer a sua cidadania.In this report it’s intended to present and reflect the educational activities we have developed with a group of children in pre-school context, trying to follow a participatory pedagogy. We tried to understand how the knowledge of the physical and social environment surroundings could provide the construction of new knowledge, not forgetting the partnership between the pre-school and family, as they are key aspects for a more meaningful learning. In this line, we proceed to the literature review, the characterization of the educational environment and the development of four teaching-learning experiences, which starting from the knowledge of the world, made possible a holistic and integrated approach to different areas and domains of content. These results allow to realize the opportunities for the children to (inter) act and progress with a view to a progressive conquest of autonomy, affirmation and social inclusion In this context, were created new and diverse opportunities for the use and appreciation of available resources, both in the level of the institution and the local context.Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBAbrantes, Regina Filipa de Jesus2015-01-16T18:02:12Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11590TID:201989760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:08.729223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Abrantes, Regina Filipa de Jesus
Educação pré-escolar
Pedagogia participativa
Aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Abrantes, Regina Filipa de Jesus
author_facet Abrantes, Regina Filipa de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Regina Filipa de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Pedagogia participativa
Aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Pedagogia participativa
Aprendizagem
description Neste relatório pretendemos apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças, em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Procurámos compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos, no quadro de um trabalho de parceria entre a instituição pré-escolar e as famílias em ordem à construção de uma aprendizagem de qualidade. Nesta linha, procedemos à revisão da literatura, à caraterização de ambiente educativo e ao desenvolvimento de quatro experiências de ensino-aprendizagem, as quais partindo do conhecimento do mundo possibilitaram uma abordagem globalizante e integrada de diferentes e áreas e domínios de conteúdo. Os resultados deste trabalho permitem perceber as oportunidades criadas para que as crianças pudessem (inter)agir e progredir, com vista a uma conquista progressiva de autonomia, afirmação e inserção social. Os recursos disponíveis ao nível da instituição e da comunidade foram uma importante mais-valia para que as crianças melhor pudessem compreender, aprender e exercer a sua cidadania.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-16T18:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/11590
TID:201989760
url http://hdl.handle.net/10198/11590
identifier_str_mv TID:201989760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135259409776640