Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/11590 |
Resumo: | Neste relatório pretendemos apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças, em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Procurámos compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos, no quadro de um trabalho de parceria entre a instituição pré-escolar e as famílias em ordem à construção de uma aprendizagem de qualidade. Nesta linha, procedemos à revisão da literatura, à caraterização de ambiente educativo e ao desenvolvimento de quatro experiências de ensino-aprendizagem, as quais partindo do conhecimento do mundo possibilitaram uma abordagem globalizante e integrada de diferentes e áreas e domínios de conteúdo. Os resultados deste trabalho permitem perceber as oportunidades criadas para que as crianças pudessem (inter)agir e progredir, com vista a uma conquista progressiva de autonomia, afirmação e inserção social. Os recursos disponíveis ao nível da instituição e da comunidade foram uma importante mais-valia para que as crianças melhor pudessem compreender, aprender e exercer a sua cidadania. |
id |
RCAP_6e0c58baa714c48a561d8e961148d287 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarPedagogia participativaAprendizagemNeste relatório pretendemos apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças, em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Procurámos compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos, no quadro de um trabalho de parceria entre a instituição pré-escolar e as famílias em ordem à construção de uma aprendizagem de qualidade. Nesta linha, procedemos à revisão da literatura, à caraterização de ambiente educativo e ao desenvolvimento de quatro experiências de ensino-aprendizagem, as quais partindo do conhecimento do mundo possibilitaram uma abordagem globalizante e integrada de diferentes e áreas e domínios de conteúdo. Os resultados deste trabalho permitem perceber as oportunidades criadas para que as crianças pudessem (inter)agir e progredir, com vista a uma conquista progressiva de autonomia, afirmação e inserção social. Os recursos disponíveis ao nível da instituição e da comunidade foram uma importante mais-valia para que as crianças melhor pudessem compreender, aprender e exercer a sua cidadania.In this report it’s intended to present and reflect the educational activities we have developed with a group of children in pre-school context, trying to follow a participatory pedagogy. We tried to understand how the knowledge of the physical and social environment surroundings could provide the construction of new knowledge, not forgetting the partnership between the pre-school and family, as they are key aspects for a more meaningful learning. In this line, we proceed to the literature review, the characterization of the educational environment and the development of four teaching-learning experiences, which starting from the knowledge of the world, made possible a holistic and integrated approach to different areas and domains of content. These results allow to realize the opportunities for the children to (inter) act and progress with a view to a progressive conquest of autonomy, affirmation and social inclusion In this context, were created new and diverse opportunities for the use and appreciation of available resources, both in the level of the institution and the local context.Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBAbrantes, Regina Filipa de Jesus2015-01-16T18:02:12Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11590TID:201989760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:23Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:08.729223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar Abrantes, Regina Filipa de Jesus Educação pré-escolar Pedagogia participativa Aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar |
author |
Abrantes, Regina Filipa de Jesus |
author_facet |
Abrantes, Regina Filipa de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sanches, Angelina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abrantes, Regina Filipa de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Pedagogia participativa Aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar Pedagogia participativa Aprendizagem |
description |
Neste relatório pretendemos apresentar e refletir a ação educativa que desenvolvemos com um grupo de crianças, em contexto pré-escolar, procurando seguir uma pedagogia participativa. Procurámos compreender de que forma o conhecimento do meio físico e social envolvente podia propiciar a construção de novos conhecimentos, no quadro de um trabalho de parceria entre a instituição pré-escolar e as famílias em ordem à construção de uma aprendizagem de qualidade. Nesta linha, procedemos à revisão da literatura, à caraterização de ambiente educativo e ao desenvolvimento de quatro experiências de ensino-aprendizagem, as quais partindo do conhecimento do mundo possibilitaram uma abordagem globalizante e integrada de diferentes e áreas e domínios de conteúdo. Os resultados deste trabalho permitem perceber as oportunidades criadas para que as crianças pudessem (inter)agir e progredir, com vista a uma conquista progressiva de autonomia, afirmação e inserção social. Os recursos disponíveis ao nível da instituição e da comunidade foram uma importante mais-valia para que as crianças melhor pudessem compreender, aprender e exercer a sua cidadania. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-01-16T18:02:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/11590 TID:201989760 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/11590 |
identifier_str_mv |
TID:201989760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135259409776640 |