Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomada, Ana Raquel da Cunha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11591
Resumo: Este relatório centra-se na reflexão e estudo da prática educativa que desenvolvemos com grupo de crianças da faixa etária pré-escolar, questionando-nos particularmente sobre a participação das crianças. Nele procedemos à descrição do contexto educativo, caraterizando a instituição, o grupo de crianças e o ambiente educativo, considerando a organização do espaço/sala, dos materiais pedagógicos e do tempo. No que se refere ao enquadramento teórico do trabalho debruçamo-nos sobre o modo como se entende hoje a educação pré-escolar, o papel da criança, as pedagogias e o papel do educador, aprofundando saberes nestes domínios. Procurando ilustrar a prática educativa que desenvolvemos, apresentamos um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, salientando ao longo da sua descrição e análise a participação das crianças. Para recolha de informação recorremos a notas de campo da observação realizada no decurso da prática educativa e, como técnica complementar de dados à entrevista semi-estruturada dirigida às crianças do grupo, visando conhecer as suas perceções sobre o processo educativo. Os resultados do estudo deixam perceber a necessidade de continuar a desenvolver esforços para promover práticas em que a participação das crianças seja tornada mais expressiva.
id RCAP_e16cf4f4494388bf2dd407e886fa5db2
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11591
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarPré-escolarExperiências de aprendizagemPedagogia participativaEste relatório centra-se na reflexão e estudo da prática educativa que desenvolvemos com grupo de crianças da faixa etária pré-escolar, questionando-nos particularmente sobre a participação das crianças. Nele procedemos à descrição do contexto educativo, caraterizando a instituição, o grupo de crianças e o ambiente educativo, considerando a organização do espaço/sala, dos materiais pedagógicos e do tempo. No que se refere ao enquadramento teórico do trabalho debruçamo-nos sobre o modo como se entende hoje a educação pré-escolar, o papel da criança, as pedagogias e o papel do educador, aprofundando saberes nestes domínios. Procurando ilustrar a prática educativa que desenvolvemos, apresentamos um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, salientando ao longo da sua descrição e análise a participação das crianças. Para recolha de informação recorremos a notas de campo da observação realizada no decurso da prática educativa e, como técnica complementar de dados à entrevista semi-estruturada dirigida às crianças do grupo, visando conhecer as suas perceções sobre o processo educativo. Os resultados do estudo deixam perceber a necessidade de continuar a desenvolver esforços para promover práticas em que a participação das crianças seja tornada mais expressiva.This report focuses on reflection and study of educational practice we have developed with group of children of preschool age, questioning in particular on the participation of children. It carried out a description of the educational context, featuring the institution, group of children and the educational environment of the room level, considering the organization of space, of the teaching materials and time. Regarding the theoretical framework of the work we focused on how it is understood today pre-school education, the role of the child, pedagogies and the role of the educator, deepening knowledge in these fields. Looking illustrate the educational practice that we developed, we present a set of teaching and learning experiences, highlighting throughout its description and analysis the participation of children For data collection we used the field notes the observation made in the course of educational practice and as a complementary technique to the data semi-structured interview to children of the group that developed the educational practice, seeking to learn their perceptions about the educational process. The results of the study leave realize the need to continue efforts to promote practices in which the participation of children is made more expressive.Sanches, AngelinaNovo, RosaBiblioteca Digital do IPBTomada, Ana Raquel da Cunha2015-01-16T18:02:20Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/11591TID:201026031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:27:22Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/11591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:08.017390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Tomada, Ana Raquel da Cunha
Pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Pedagogia participativa
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
author Tomada, Ana Raquel da Cunha
author_facet Tomada, Ana Raquel da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Novo, Rosa
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomada, Ana Raquel da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Pedagogia participativa
topic Pré-escolar
Experiências de aprendizagem
Pedagogia participativa
description Este relatório centra-se na reflexão e estudo da prática educativa que desenvolvemos com grupo de crianças da faixa etária pré-escolar, questionando-nos particularmente sobre a participação das crianças. Nele procedemos à descrição do contexto educativo, caraterizando a instituição, o grupo de crianças e o ambiente educativo, considerando a organização do espaço/sala, dos materiais pedagógicos e do tempo. No que se refere ao enquadramento teórico do trabalho debruçamo-nos sobre o modo como se entende hoje a educação pré-escolar, o papel da criança, as pedagogias e o papel do educador, aprofundando saberes nestes domínios. Procurando ilustrar a prática educativa que desenvolvemos, apresentamos um conjunto de experiências de ensino-aprendizagem, salientando ao longo da sua descrição e análise a participação das crianças. Para recolha de informação recorremos a notas de campo da observação realizada no decurso da prática educativa e, como técnica complementar de dados à entrevista semi-estruturada dirigida às crianças do grupo, visando conhecer as suas perceções sobre o processo educativo. Os resultados do estudo deixam perceber a necessidade de continuar a desenvolver esforços para promover práticas em que a participação das crianças seja tornada mais expressiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-01-16T18:02:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/11591
TID:201026031
url http://hdl.handle.net/10198/11591
identifier_str_mv TID:201026031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135259365736448