Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Paula Santana de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1218
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_6fa0fdd534fa5bf1c1c2d3ae052cacbf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um casoOrganização escolarProjetos de educaçãoProjeto Educativo de EscolaTrabalho colaborativoProfessoresCultura organizacionalEnsino secundárioEstudo de casosDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel dos departamentos curriculares na dinamização do trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores, tendo como referência o projecto educativo da escola. Neste contexto, aborda a dinâmica de trabalho dos departamentos curriculares no processo de concepção e implementação do projecto educativo da escola, particularmente, as formas de interacção e as tipologias de reflexão entre os professores. O estudo pretende encontrar algumas respostas sobre as formas de perspectivar e desenvolver o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores, no quadro do projecto educativo da escola, o que pressupõe a compreensão das dificuldades que se colocam aos processos de colaboração e reflexão nos departamentos curriculares, bem como as condições facilitadoras a essas práticas. Adoptamos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudarmos em profundidade dois dos departamentos curriculares de uma escola secundária, com o objectivo de compreendermos as formas de interacção e as tipologias de reflexão desenvolvidas no processo de concepção e de implementação do projecto educativo da escola. A informação foi recolhida através de vários instrumentos: observação directa; grupo focal (focus group); entrevistas e análise documental. Entre as conclusões do nosso estudo, salienta-se a necessidade de reestruturação do modo de trabalho dos departamentos curriculares, de modo a ajudar os professores a se envolverem em processos permanentes e contínuos de reflexão e de discussão em equipa. As dificuldades que se colocam à colaboração e à reflexão passam, grosso modo, pela escassez de tempo e pela organização do modo trabalho dos departamentos onde a acção das lideranças assume especial importância. A criação de uma estrutura de trabalho flexível, intra e inter departamentos, semelhante a um mosaico fluído, pode constituir uma oportunidade de os professores se envolverem em equipas que os ajudam na reflexão sobre, na e pela escola. A dinâmica desta nova estrutura de trabalho está dependente da existência de um interesse comum partilhado por todos, o que requer uma constante negociação de significados, objectivos e processos. A emergência de um novo estilo de liderança que seja capaz de fomentar a confiança, o envolvimento, a participação, o questionamento e a reflexão conjunta é crucial para o desenvolvimento da colaboração e da reflexão entre os professores tendo como referência o projecto educativo da escola.Pereira, AldaRepositório AbertoCorreia, Ana Paula Santana de Oliveira2009-02-06T10:43:25Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1218porCorreia, Ana Paula Santana de Oliveira - Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores [Em linha] : estudo de um caso. [Lisboa : s.n.], 2007. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:07.734320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
title Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
spellingShingle Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
Correia, Ana Paula Santana de Oliveira
Organização escolar
Projetos de educação
Projeto Educativo de Escola
Trabalho colaborativo
Professores
Cultura organizacional
Ensino secundário
Estudo de casos
title_short Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
title_full Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
title_fullStr Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
title_full_unstemmed Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
title_sort Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
author Correia, Ana Paula Santana de Oliveira
author_facet Correia, Ana Paula Santana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Alda
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Paula Santana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Organização escolar
Projetos de educação
Projeto Educativo de Escola
Trabalho colaborativo
Professores
Cultura organizacional
Ensino secundário
Estudo de casos
topic Organização escolar
Projetos de educação
Projeto Educativo de Escola
Trabalho colaborativo
Professores
Cultura organizacional
Ensino secundário
Estudo de casos
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-02-06T10:43:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1218
url http://hdl.handle.net/10400.2/1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Ana Paula Santana de Oliveira - Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores [Em linha] : estudo de um caso. [Lisboa : s.n.], 2007. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134997326594048