Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/1218 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_6fa0fdd534fa5bf1c1c2d3ae052cacbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um casoOrganização escolarProjetos de educaçãoProjeto Educativo de EscolaTrabalho colaborativoProfessoresCultura organizacionalEnsino secundárioEstudo de casosDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender o papel dos departamentos curriculares na dinamização do trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores, tendo como referência o projecto educativo da escola. Neste contexto, aborda a dinâmica de trabalho dos departamentos curriculares no processo de concepção e implementação do projecto educativo da escola, particularmente, as formas de interacção e as tipologias de reflexão entre os professores. O estudo pretende encontrar algumas respostas sobre as formas de perspectivar e desenvolver o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores, no quadro do projecto educativo da escola, o que pressupõe a compreensão das dificuldades que se colocam aos processos de colaboração e reflexão nos departamentos curriculares, bem como as condições facilitadoras a essas práticas. Adoptamos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa, de modo a estudarmos em profundidade dois dos departamentos curriculares de uma escola secundária, com o objectivo de compreendermos as formas de interacção e as tipologias de reflexão desenvolvidas no processo de concepção e de implementação do projecto educativo da escola. A informação foi recolhida através de vários instrumentos: observação directa; grupo focal (focus group); entrevistas e análise documental. Entre as conclusões do nosso estudo, salienta-se a necessidade de reestruturação do modo de trabalho dos departamentos curriculares, de modo a ajudar os professores a se envolverem em processos permanentes e contínuos de reflexão e de discussão em equipa. As dificuldades que se colocam à colaboração e à reflexão passam, grosso modo, pela escassez de tempo e pela organização do modo trabalho dos departamentos onde a acção das lideranças assume especial importância. A criação de uma estrutura de trabalho flexível, intra e inter departamentos, semelhante a um mosaico fluído, pode constituir uma oportunidade de os professores se envolverem em equipas que os ajudam na reflexão sobre, na e pela escola. A dinâmica desta nova estrutura de trabalho está dependente da existência de um interesse comum partilhado por todos, o que requer uma constante negociação de significados, objectivos e processos. A emergência de um novo estilo de liderança que seja capaz de fomentar a confiança, o envolvimento, a participação, o questionamento e a reflexão conjunta é crucial para o desenvolvimento da colaboração e da reflexão entre os professores tendo como referência o projecto educativo da escola.Pereira, AldaRepositório AbertoCorreia, Ana Paula Santana de Oliveira2009-02-06T10:43:25Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1218porCorreia, Ana Paula Santana de Oliveira - Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores [Em linha] : estudo de um caso. [Lisboa : s.n.], 2007. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:07.734320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
title |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
spellingShingle |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso Correia, Ana Paula Santana de Oliveira Organização escolar Projetos de educação Projeto Educativo de Escola Trabalho colaborativo Professores Cultura organizacional Ensino secundário Estudo de casos |
title_short |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
title_full |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
title_fullStr |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
title_full_unstemmed |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
title_sort |
Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores : estudo de um caso |
author |
Correia, Ana Paula Santana de Oliveira |
author_facet |
Correia, Ana Paula Santana de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alda Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Ana Paula Santana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização escolar Projetos de educação Projeto Educativo de Escola Trabalho colaborativo Professores Cultura organizacional Ensino secundário Estudo de casos |
topic |
Organização escolar Projetos de educação Projeto Educativo de Escola Trabalho colaborativo Professores Cultura organizacional Ensino secundário Estudo de casos |
description |
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-02-06T10:43:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/1218 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/1218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Correia, Ana Paula Santana de Oliveira - Contributos do projecto educativo para o trabalho colaborativo e reflexivo entre os professores [Em linha] : estudo de um caso. [Lisboa : s.n.], 2007. 2 vol. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134997326594048 |