Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Margarida Barreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/58526
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_6ffb3c92b7c0f153a31fdfebc962dacc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/58526
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuaisMultimédiaAnimaçãoArte digitalEducação artísticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente projeto de implementação foi realizado na Escola Secundária Pedro Nunes, com uma turma do 12º ano do Curso de Artes Visuais, e teve como objetivo explorar o impacto das artes digitais no ensino multimédia, nomeadamente a ligação entre o desenho e a animação digital. Foi este o ponto de partida para o desenvolvimento da Unidade Didática Desenho Agitado, relacionada com a ilusão de movimento, que se manifesta ambos em imagens únicas e em conjuntos de imagens em sequência, englobando a criação de uma animação através de desenhos de gesto. Esta unidade didática foi intitulada “Desenho Agitado” e remete para a necessidade de “agitar”, metaforicamente e figurativamente, o desenho - a sua relação para com a arte digital, o seu lugar no currículo de disciplinas como Oficina de Multimédia B, neste caso, através da animação. A partir da análise do contexto educativo, artístico, escolar e curricular, e das questões da prática pedagógica no Ensino Artístico, foi pelo paradigma da criação de movimento e da sua dimensão fulcral na aprendizagem artística, que se criou o presente projeto pedagógico, com o qual se pretendeu uma ação educativa conducente a aprendizagens significativas, tanto da parte dos alunos como da professora estagiária. A criação deste projeto tem em mente duas metas essenciais: primeiramente, projeta-se que os alunos explorem e dominem as potencialidades do desenho de gesto e assimilem, concetual e materialmente, o processo da animação; posteriormente, a interpretação e desconstrução do movimento próprio e a sua projeção numa animação 2D através do uso de software de arte digital.The present implementation project was carried out at Pedro Nunes Secondary School, with a 12th grade class of the Visual Arts Course, and aimed to explore the impact of digital arts in multimedia teaching, namely the connection between drawing and digital animation. This was the starting point for the development of the Didactic Unit Agitated Drawing, related to the illusion of movement that manifests itself in a single image and through a set of images in sequence, encompassing the creation of an animation through a sequence of gesture drawing. This didactic unit was entitled "Agitated Drawing" and refers to the need to "agitate", metaphorically and figuratively, drawing - its relationship to digital art, its place in the curriculum of subjects such as Multimedia Workshop B, in this case through animation. From the analysis of the educational, artistic, school and curricular context, and from the issues of pedagogical practice in Art Education, it was through the paradigm of movement creation and its central dimension in artistic learning, that the present pedagogical project was created, with which we intended an educational action leading to significant learning, both by the students and by the trainee teacher. The creation of this project has two essential goals in mind: firstly, it aims for students to explore and master the potentialities of gesture drawing and assimilate, conceptually and materially, the animation process; secondly, the interpretation and deconstruction of their own movement and its projection in 2D animation through the use of digital art software.Afonso, Joana, 1989-Repositório da Universidade de LisboaCoelho, Margarida Barreto2023-07-07T15:04:51Z2023-05-162023-04-042023-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:07:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:46.088490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
title Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
spellingShingle Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
Coelho, Margarida Barreto
Multimédia
Animação
Arte digital
Educação artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
title_full Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
title_fullStr Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
title_full_unstemmed Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
title_sort Desenho agitado : uma aproximação de desenho e multimédia e seu impacto no ensino de artes visuais
author Coelho, Margarida Barreto
author_facet Coelho, Margarida Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Joana, 1989-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Margarida Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Multimédia
Animação
Arte digital
Educação artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multimédia
Animação
Arte digital
Educação artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07T15:04:51Z
2023-05-16
2023-04-04
2023-05-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/58526
url http://hdl.handle.net/10451/58526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134642467504128